terça-feira, 31 de outubro de 2017

TDAH e ritalina - Pupilas dilatadas e visão turva - e outros efeitos colaterais em menina de 10 anos

Um mês após a suspensão do uso, os efeitos colaterais persistem! Menina de 10 anos!
Mãezinha autoriza a divulgação do caso, para conscientizar outras mães. A preocupação é muito grande, torcendo pra que o problema não se torne permanente!



Por Marise Jalowitzki e Leeh Prado
31.outubro.2017
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/10/tdah-e-ritalina-pupilas-dilatadas-e.html

Leeh Prado,em setembro pp., uma mãe angustiada trouxe coisas assustadoras com relação à sua pequena e os sintomas que a menina estava passando, pelo uso da ritalina. (leia, ao final desta página, o comentário enviado em final de novembro)

EFEITO COLATERAL: Pressão baixa
Disse a mãe L.Prado (em setembro):
"Minha filha está tomando há pouco mais de dois meses a ritalina. Eu até gostaria de parar, por conta das reações colaterais. Hoje a pressão dela está 8/5 e continua caindo! Ela não está comendo quase nada, mas, por outro lado, a ritalina está colocando ela pra pensar. Ela também já está pra entrar na instituição APAE, aí vou ver se está valendo a pena, ou não. Porém, eu gostaria de saber mais sobre as ervas medicinais."

Respondi:
Amada, agora que já trocamos algumas palavras lá no Grupo, só quero te dizer: CUIDADO! 8 por 5, em uma criança, é bem preocupante! O artigo que publiquei sobre a morte de um menino (tenho vários outros relatos em meu Livro e uma relação de 186 mortes nos EUA é real! (Depois eles pararam de publicar! aqui no Brasil, nem publicam!). Os pais choram até hoje (como tantos outros!). O garoto estava jogando bola com o mano e caiu duro! Crianças que tomam drogas psiquiátricas tem 14 x mais chance de morte súbita!

Já me insultaram muito, dizendo que tudo era fake, que eu havia manipulado os dados. Só quem não quer pesquisar (tem todos os dados no artigo!) é que se recusa a aceitar esta dura realidade! NÃO PERMITA QUE O NEURO AUMENTE A DOSE! Tua filhotinha está apresentando MUITOS efeitos colaterais muito danosos!

Tenta ver com um homeopata, amanhã mesmo, como disseste que vais consultar. Muitos deles também tem a formação como terapeuta floral. Senão, vai em uma farmácia de manipulação homeopática e pede o Rescue Remedy Kids, que citei lá no comentário. 30ml - 4 gotas sublinguais 4 x ao dia. E pede pra falar com o farmacêutico. Ele tem autorização do Ministério da Saúde para prescrever os florais. Florais são totalmente livres de qualquer restrição ou controle. O farmacêutico pode te orientar diretamente. O acompanhamento com o homeopata vai ajudar bastante. Que idade tem tua pequena?


EFEITO COLATERAL: Dores das costas, dor no peito, coração muito acelerado, calor noturno, insônia
L.P.: Minha filha tem 10 anos. depois do Ritalina ela só sabe reclamar de dores nas costas, dor no peito, coração muito acelerado, muito calor noturno, demora pra dormir, nossa! é tudo verdade estou vivendo isso!

Marise: Oh, meu Deus! Preserva a vidinha de tua amada, querida mãe!!! A gente acha que os filhos exageram, depois, pesquisando, ouvindo, sabendo, constata-se que era tudo verdade!!!! Só não deixa ser tarde demais!!

Leeh Prado: Meu Deus estou no olho do furacão! O neuro não quis dar explicações, achei estranho mesmo, e como ele vai aumentar a dose? 3 cápsulas de 30 MG por dia? Não vou aceitar não. Minha filha nunca teve olheiras, hj é de dar dó!!

Marise: Depois que o mal estiver feito, grande parte dos médicos alopatas simplesmente dão de ombros, NEM DEPOIS DE UMA FATALIDADE ELES ASSUMEM!!! O máximo que vão dizer é que foi efeito de uma "comorbidade", uma "doença que já existia"!!! Depois que o mal estiver feito, os médicos alopatas simplesmente dão de ombros, NEM DEPOIS DE UMA FATALIDADE ELES ASSUMEM!!! O máximo que vão dizer é que foi efeito de uma "comorbidade", uma "doença que já existia"!!! Depois que o mal estiver feito, os médicos alopatas simplesmente dão de ombros, NEM DEPOIS DE UMA FATALIDADE ELES ASSUMEM!!! O máximo que vão dizer é que foi efeito de uma "comorbidade", uma "doença que já existia"!!!

Aí, a mãe fala de sua experiência com psicotrópicos durante uma década.
Marise: Só que em uma criança, corpinho em formação, a química vai adentrando outras áreas que não apenas o córtex frontal, promovendo estragos imprevisíveis. Muitas pessoas dizem: "Todo medicamento tem risco. Se a gente vai ler a bula, não dá remédio nenhum!" Só que criança é outra história! O estrago é mais rápido e não manda aviso!

EFEITO COLATERAL: Sempre gelada
L.P.: É o que estou percebendo. O neuro disse reações em 20 dias. Mas elas ainda persistem, bem graves ainda! Ela está sempre gelada, isso me assusta! Ela toma 1cápsula de 10mg por dia.

Marise: Cada corpinho é único e tem reações diferentes! não sei se viste o relato de uma mãe onde, com 4 dias a criança quase teve um colapso. Dois dias após a mãe parar de dar, dois dias sem a droga psiquiátrica, a criança quis se matar!!! Uma vez um sacana me disse: "186 mortes é pouco, frente aos que dizem que foram beneficiados". E eu respondi: "Se fosse o teu filho que tivesse morrido, estarias dizendo isso???" no do outro é estatística, quando é no nosso, aí é dor!

EFEITO COLATERAL: Olheiras
L.P.: Estou teclando com vc e ela esta a todo vapor sem traços de sono nenhum só uma imensa olheira

Marise: Tenta fazer um chazinho de camomila, querida e faz uma massagem nas costinhas dela, pode ser sobre a roupinha mesmo. Se tiveres uma essencia (camomila, lavanda) ou mesmo um incenso de ametista, tudo ajuda pra o ambiente ficar um tanto mais sereno. massagem, carinho nas costas e pernas (podes cantarolar, junto) libera o hormonio ocitocina, que ajuda a reequilibrar, a serenar. Diz pra ela que aqui tem uma tia que está mandando um grande beijo, um abraço bem carinhoso e que as coisas vão melhorar a partir de amanhã!!!

EFEITO COLATERAL: Variação de temperatura
L.P.: Eu disse e ela sorriu e agradeceu. Ela está só de calcinha agora, já trocou de roupa 4 vezes. Ora está com frio, ora está com calor. De repente ela deita e fica gelada, imóvel. Vou ver a pressão, está muito baixa. Até soro com vitaminas ela está tomando no pronto socorro.

Marise: Vou enviar uma oração bem forte, minha querida! Melhor que fiques com ela esta noite, pra monitorar o sono!! E, se for o caso, não leva na escola amanhã. Este médico deveria ser processado!!!


L.P.: Não entendo o pq ele ainda quer aumentar as doses.

Marise: É a recomendação das farmacêuticas, dizendo que "depois o organismo acostuma"...só que não contabilizam - ou pelo menos não divulgam!!! - os que vão ficando pelo caminho!!!

EFEITO COLATERAL: Emagrecimento acelerado
L.P.: Em 11 dias ela emagreceu 2kg. E continua a emagrecer

Marise: Isto pode mudar pra melhor, querida. Quando for no neuro, seja forte, seja firme. Diga que estás tentando outra medicina. Está em tuas mãos. Eles não podem obrigar! Afinal, era apenas pra melhorar a performance escolar!

A mãe L.P. ainda dá alguns detalhes sobre a pequena, que está com dor de estômago "porque não comeu nada, hoje", dou alguns aconselhamentos sobre alimentação frugal e consistente. Ela promete que vai levar ao homeopata.

São tantos os atendimentos! Um mês após (por estes dias, portanto), a mãe posta novamente no Grupo que a filha apresenta pupilas muito dilatadas e visão turva, borrada, o que persiste mesmo após a suspensão do uso da ritalina há um mês!

EFEITO COLATERAL: PUPILAS DILATADAS E VISÃO BORRADA, EMBASSADA
L.P: "Deus me livre de Ritalina, ontem completou 1mês que retirei essa droga da minha filha e ela ainda está sentindo os efeitos,visão muito embassada e pupilas ainda dilatando!!
Marquei o Oftalmo, levei ela ao Pediatra - as recomendações foram para o Oftalmo mesmo, e acredite, qd relatei a Pediatra a retirada da Ritalina ele fez um ar de deboche para mim!
Confiei na médica! E agora isso! Só quem sente na pele sabe o que é psicotropicos agindo em uma criança e até mesmo os adultos! Olho pra minha filha e choro Marise, qt ela sofreu meu Deus!"

Pobre menina, pobre mamãe!

Pesquisei bastante, procurei muito para saber de casos e da reversibilidade - e em quanto tempo - deste efeito colateral raro. Praticamente não há nada a respeito. Escolhi o que encontrei em sites oficiais (NCBI, ANVISA). E, em alguns sites estrangeiros, pacientes solicitando respostas - que dificilmente chegam (como no nosso yahoo)... Assim, posto apenas o que encontrei, comprometendo-me a trazer novas informações quando a mamãe realizar a consulta com oftalmo para sua filhotinha - o que já está marcado.

 Atualmente está sem ir à aula, aguardando a consulta.


 
















Mamãe Leeh Prado é de Santa Rosa de Viterbo - SP






Deixo o que encontrei em sites seguros:



O metilfenidato (ritalina, concerta, aderall), sendo uma anfetamina, aumenta os níveis de norepeneferina, o que pode causar dilatação da pupila.

O uso indiscriminado do metilfenidato pode causar hipermetropia acomodativa (4), uma dificuldade temporária de enxergar de perto. “Isso acontece porque o medicamento dilata a pupila e o olho perde o poder de acomodação para perto que é a capacidade de focar imagens próximas”, afirma. Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier. Dependendo da idade e período que o medicamento for utilizado a hipermetropia pode se tornar um mal permanente.

O NCBI - National Center for Biotechnology Information (Centro Nacional de Informação Biotecnológica) traz o seguinte:

 "A dilatação da pupila pode ser causada por drogas anticolinérgicas, anti-histamínicos, antidepressivos e estimulantes do sistema nervoso central, como cocaína, metilfenidato e anfetaminas." (¹)

A ANVISA tem um pdf formatado pela Novartis, onde consta:
Reações adversas pelo uso de ritalina
Algumas reações adversas são raras (ocorre entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento): 
• desaceleração do crescimento (peso e altura) durante o uso prolongado em crianças; 
• visão turva
Distúrbios oculares: visão dupla, pupilas dilatadas, dificuldade para enxergar.  (²)

Um comentário nestes sites de perguntas, onde várias pessoas trazem do inconveniente que é não ver direito, ou ter as pupilas dilatadas apontadas pelos outros, traz: "Para algumas pessoas, a visão borrada desaparece depois de terem suspendido o uso desta medicação. Para outras, vai e vem, nunca vai embora, ou às vezes, piora." 

Mais reações adversas atinentes,  dados de estudos clínicos e relatos espontâneos na pós-comercialização:
Distúrbios visuais: 
Raros  Dificuldades de acomodação da visão e visão embaçada.

Distúrbios visuais: diplopia (visão dupla), midríase (dilatação da pupila), distúrbios visuais.
( http://www.medicinanet.com.br/bula/detalhes/4551/reacoes_adversas_ritalina_la.htm )

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

No site WebMd aparecem os efeitos colaterais em ordem de gravidade

Efeitos Colaterais Raros de Ritalina(³)


  • Ritmo cardíaco anormalgrave
  • Testes anormais da função hepáticagraves
  • Diminuição adquirida de todas as células no sanguegrave
  • Anemiagrave
  • Conduzindo com excessiva alegria e atividadegrave
  • Visão turvasevera
  • Ereção dolorosa continuadagrave
  • Diminuição do glóbulo brancograve
  • Eritema multiformegrave
  • Perigo de coração extragrave
  • Falha em crescergrave
  • Sentimento AgitadoGrave
  • Colmeia GiganteGrave
  • AlucinaçãoGrave
  • Tendo uma Ação Rápida do Coração - Taquicardia SupraventricularGrave
  • Tendo Pensamentos de SuicídioGrave
  • Ataque cardíacograve
  • Hemorragia no cérebrograve
  • Alta quantidade de bilirrubina no sanguegrave
  • Inflamação de vasos sanguíneos que levam sangue no cérebrograve
  • Inflamação da pele com bolhasgraves
  • Reação alérgica ameaçadora de vidagrave
  • Dano no fígadograve
  • Contagem de plaquetas baixa e sangramento da resposta imunegrave
  • Transtorno mental resultante de agentes tóxicosgraves
  • Mudanças de humorgraves
  • Entediamento ocasional, ou formigueiro de dedos intensos
  • Problemas com visãograve
  • Psicose causada por uma drogagrave
  • Rabdomiólisegrave
  • Convulsõesgraves
  • Erupção cutânea com abatimentosevero
  • Batimento cardíaco lentograve
  • Stroke - Acidente Vascular EncefálicoGrave
  • Tonic Clonic SeizureGrave
  • Ventos prematuros ventricularesgraves
  • Piora dos sintomas da síndrome de Tourettegrave
  • Interesse alterado em ter relações sexuaismenos graves
  • ConfusoMenos Grave
  • Construcção de vasos de sangue das extremidadesMenos graves
  • DiarréiaMenos Grave
  • Pupila DilatadaMenos Grave
  • Visão duplamenos grave
  • Ranger dos dentesmenos graves
  • Perda de cabelomenos grave
  • Coração latejando menos grave
  • Hiper falanteMenos Severo
  • Inflamação do narizmenos grave
  • ComichãoMenos Grave
  • Dor de cabeça de enxaquecaMenos grave
  • Doença de movimentoMenos grave
  • Dor muscularmenos grave
  • Dor no olhomenos grave
  • Períodos dolorososmenos graves
  • Defeito Neurológico isquêmico reversívelMenos grave

Muitos relatos trazem "meu psiquiatra nunca ouviu falar deste efeito colateral, mas eu sei que é deste medicamento"...


Fontes:

(¹)  Efeitos secundários oculares de medicamentos sistêmicos selecionados - 
NCBI - https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/1363080 

(²) ANVISA - Novartis - http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10716102013&pIdAnexo=1909485

(³) https://www.webmd.com/drugs/2/drug-9475/ritalin-oral/details/list-sideeffects

(4) Leôncio Queiroz Neto - http://www.wscom.com.br/noticias/saude/droga+para+deficit+de+atencao+altera+a+visao-144767


Em 01.novembro 2017:
Pela pertinência, incluo um dos ricos comentários que o artigo está recebendo no Grupo TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM (no facebook) - Com a devida autorização da Leda, que também já deixou seu relato em outro artigo - mencionado ao final deste comentario. Bjs e Bençãos!

Leda Mara Peruchi TrevisanModerador do grupo Leeh Prado... li o seu relato e fiquei angustiada por ti. Vivi todo o pesadelo de novo. É um horror! Meu pequeno também não comia, às vezes passava o dia com meio copo de suco que eu o obrigava a tomar. Não dormia, teve crises de ansiedade. E agora que vi a questão da pressão baixa, começo a pensar se ele também não passou por isso sem que eu tivesse percebido, porque ele não tinha ânimo, nem forças para nada. Quando decidi interromper o uso da ritalina, ele estava tomando a 20mg LA. Segundo a terapeuta que o acompanhou neste período, o corpo leva 90 dias ou mais para eliminar todo o resíduo da droga. Talvez a sua pequena ainda tenha resíduos da ritalina, por isso ainda apresente alguns sintomas. Por favor, não se detenha às minhas opiniões! Fique atenta! Sua intuição e amor de mãe vão te levar ao caminho certo... tenho certeza! Paz e bem pra você e para sua pequena. Precisando sou do interior do estado de São Paulo também."

Comentário da Mamãe Leeh Prado em 29.novembro.2017:

"Minha Sophia voltou a sorrir, 2 meses hj sem Ritalina ainda faltam 4 meses para ser desintoxica perdeu 4 kg durante 2 meses usando Ritalina recuperou 1 kg até agora, com o tempo tudo esta voltando ao normal agora esta fazendo uso de florais da Bach para a felicidade ser completa,Ritalina são doses diárias de veneno! Mas as pupilas dilatadas e o problema de visão continuam! Dali a pouco ela acorda chorando e dizendo que não está enxergando. São as pupilas dilatadas, olhos muito vermelhos! ... me sinto culpada por ter confiado tanto no neurologista a ponto de não pesquisar!"


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/

Para adquirir e obter mais informações, veja no blog  (AQUI) ou encaminhe e-mail para:
marisejalowitzki@gmail.com  

Leia também: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário