quinta-feira, 21 de setembro de 2017

FLORAIS E FALTA DE ATENÇÃO





Por Edson Damião
22 de setembro 2017
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/09/florais-e-falta-de-atencao_21.html


É importante RESPEITAR o mundo imaginário das crianças, sim senhor! Ai ai ai!

Por muitas vezes, em minha prática clínica, tenho observado que uma criança ou adolescente com problemas na área atencional, deve ser respeitada no mundo imaginário que se colocou. É preciso se perguntar: “Por que divaga? Por que não presta atenção? Para onde vai quando diz que não está ali? Qual deve ser o mundo em que vive? Quem são os personagens desse mundo? 
Como Arteterapeuta, Psicopedagogo e Terapeuta Floral, eu jamais vou até ela retirá-la desse mundo das ideias. 
Quem de nós adultos não temos fantasias e sonhos! Os nossos momentos de desatenção? Retirar do sonho? Não! Isso pode ser uma agressão! 

Os Florais são essências vibracionais das flores; sua ação, pode-se dizer, é intensa e ao mesmo tempo sutil. Em nada se compara aos medicamentos alopáticos. Por agirem necessariamente no interior da emoção do Ser, sua indicação não é restrita a uma doença ou transtorno específico (não trata o sintoma), nem tem a função
de tratar “somente” a desatenção. 


Como os Florais, é preciso ter permissão para entrar nesse mundo e entendê-lo; a partir daí, reconhecer quais emoções estão sustentando a falta de atenção (por isso Florais são específicos para cada caso; não devem ser recomendadas as mesmas flores para todos os casos de falta de atenção, por exemplo, assim como quaisquer outros comportamentos).

Faço assim com as crianças em atendimento terapêutico, tanto quanto com as que estão em consultas mensais com os Florais de Bach – é, de certa forma, um protocolo. É preciso sim reconhecer a emoção subjacente ao sintoma que aparece mais, neste caso: A falta de atenção. Como? Anamnese; uma boa entrevista; uma escuta sensível; um acolhimento – caminho idêntico ao que as Flores fazem com o Ser em tratamento – Respeito. É preciso RESPEITAR!

 Edson Damião é psicopedagogo, terapeuta floral e arteterapeuta. Consultas Terapia Floral – Agendar em 21 98165-3906 Ou Skype
Atendimento presencial e online - Rio de Janeiro - RJ





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Certíssimo, amigo!! quantos problemas seriam resolvidos com esta simples, prazerosa e necessária prática!!

      Excluir