quinta-feira, 1 de junho de 2017

Carta da direção de uma escola de Cingapura aos pais dos alunos na semana de provas



Enviado pelo psicopedagogo Edson Damião - RJ

"Prezados pais,
A semana de provas está para começar. Eu sei que você está esperando que seus filho se saia bem. Mas por favor, lembre-se de que dentre os estudantes, que estão sentados para fazer a prova, há um artista, que não precisa entender de matemática. Há um empreendedor que não se importa com história ou literatura. Há um músico cuja nota de química não importa. Há um esportista, cujo preparo físico é mais importante do que a física ... assim como a escolaridade. Se seu filho obtiver as melhores notas, ótimo. Mas se não, não tire dele sua autoconfiança e sua dignidade. Diga - lhe que tudo bem, é só uma prova. Ele foi talhado para coisas muito maiores na vida! Diga-lhe que, independente de sua nota você o ama e não o julga. Faça isso, por favor. E quando fizer, veja-o conquistar o mundo. Uma prova ou uma nota baixa não vai tirar seu próprio sonho ou seu talento. E por favor, não pense que os médicos e os engenheiros são as únicas pessoas felizes nesse mundo.
Com carinho,
A Diretoria."
(Desconheço o autor)
Todos os pais deveriam ler e aplicar esse texto... E vamos respeitar as Múltiplas Inteligências!

Criatividade

Cingapura não está acomodada em sua posição de prestígio. Em duas escolas de ensino médio, testemunhei tentativas de tornar o aprendizado mais criativo.
No colégio Montfort, adolescentes são encorajados a fazer protótipos de produtos que vão desde um sistema para regar jardins a um teclado eletrônico.
Usar habilidades científicas e matemáticas para resolver problemas do mundo real é exatamente o tipo de capacidade que o Pisa foi criado para avaliar.
No Montfort, uma sala vazia está sendo transformada em um "laboratório de inventores". Ferramentas simples e diversos materiais estão disponíveis para que alunos os usem no tempo livre e criem coisas que podem levar para casa.
Se quiserem entender como iluminar seu violão com lâmpadas de LED, é ali que aprenderão isso.
"Queremos que o aprendizado esteja ligado à realidade do dia a dia, para que isso melhore a experiência não apenas em Ciências, mas em outras áreas", diz o professor Ricky Tan Pee Loon. (Os Segredos de Cingapura)
Querendo, leia também:
Terapia e Família - O que muda



Nenhum comentário:

Postar um comentário