quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Medicalização da infância


ritalina, concerta, adderall (metilfenidato), venvanse (lisdexanfetamina), risperidona, tofranil (imipramina), atomoxetina, depakene, depakote, Trileptal (carbamazepina), Tegretol (oxcarpazepina), Seroquel (quetiapina), Zoloft (sertralina), haloperidol.... uma relação imensa compõem as prescrições para nossos pequenos. Quem irá parar esta avalanche de drogas psiquiátricas para corpinhos assim pequenos, organismos em desenvolvimento? com efeitos imprevisíveis (e que podem ser bastante sérios, e irreversíveis)!!

Marise Jalowitzki
Psicotrópicos, na verdade, nunca deveriam ser ministrados a crianças. Existem outras maneiras de tratar, mesmo os casos mais graves (MTC - Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia, Medicina Antroposófica, etc.). Até mesmo no autismo severo, há documentários riquíssimos de mães que adotaram a dieta cetôgenica e obtiveram resultados maravilhosos, aliada a uma postura familiar inclusiva por excelência, com o pai ajudando, incentivando, realizando exercícios diários com o filhote. Esta história de "defasagem química" está sendo cada vez mais contestada por vários psiquiatras ao redor do mundo (aqui eles são abafados quase cem por cem). Querendo, clique aqui: Doenças mentais não se devem a alterações químicas do cérebro.
Não existem estudos conclusivos (embora só a ritalina, por exemplo, já esteja sendo aplicada em crianças a quase um século, em outros países) sobre o efeito de psicotrópicos em crianças-agora-adultos-e-ou-velhos (porque não há interesse, é claro), mas sabemos que a droga psiquiátrica, seja qual for, age de maneira diferente em um corpinho em formação do que em um organismo adulto.
Tomando o exemplo da ritalina, uma anfetamina na mesma classificação que a cocaína, em um corpo adulto deixa up, 'ligadão', enquanto em uma criança achata, fazendo todos acreditar que está 'concentrada' nos estudos, embora não aprenda, efetivamente. Além do que, no Brasil, temos a cultura do 'off-label' institucionalizada. Isto é, um médico prescreve o que bem lhe vem " à telha", independente se aquela medicação é ou não é para o quadro do pequeno paciente.
Especificamente, acerca do uso da imipramina no tratamento da desordem de atenção primária/hiperatividade, o FDA (Órgão americano de regulamentação de fármacos e de alimentos), órgão cujas diretrizes o Brasil diz seguir, não aprovou o seu emprego para uso em crianças.
Foram descritos casos de morte repentina em idade evolutiva após o uso de antidepressivos tricíclicos (desipramina e imipramina).

Uma mãe comenta: "Como podem estes médicos fazer isto com as crianças? ainda mais se é proibido medicar na primeira consulta? 
Respondi:Tudo isto tem um nome. Isto se chama "problemas de administração pública". Quando há falta de ética médica, há que ser aplicadas as penas previstas em Leis. Temos dificuldades em promulgar Leis que amparem as crianças, que evitem a medicalização. Quando alguma delas consegue vencer a barreira que a infiltração da indústria farmacêutica provoca (sim, vários parlamentares estão totalmente vendidos), aí não tem fiscalização, nem sanção! Adianta? Uns poucos se conscientizam e passam a fazer uma prática médica baseada na ética, uma abordagem Integral. Estes médicos são raros, pois os laboratórios fabricantes incentivam muito, inclusive com finais de semana com acompanhante em resorts 5 estrelas, cursos no exterior, etc... poucos resistem... a impunidade continua e as crianças é que pagam o preço, além da angústia dos pais. Cruel!
A esperança é que mais e mais pais e mães procurem informação fidedigna, pesquisem, indo a fundo naquilo que, infelizmente, em nosso país ainda tão pouco se publica. E façam a diferença! 
Sobre Leis: 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES - AS OUTRAS MEDICINAS E INTERVENÇÕES

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2018/04/praticas-integrativas-e-complementares.html

Sobre a Resolução antimedicalização: 

TDAH - Diário Oficial publica Resolução do CONANDA sobre o direito de crianças e adolescentes a não serem excessivamente medicalizadas - Por Rubens Bias


Art. 2º A criança e o adolescente têm direito à proteção integral, particularmente ao acesso a alternativas não medicalizantes para seus problemas de aprendizagem, comportamento e disciplina que levem em conta aspectos pedagógicos, sociais, culturais, emocionais e étnicos, e que envolvam a família, profissionais responsáveis pelos cuidados de crianças e adolescentes e a comunidade. RESOLUÇÃO Nº 177, DE 11 DE DEZEMBRO DE 2015

Mais sobre imipramina

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/o-lucas-tem-acordado-meio-confuso.html


Que nossos pequenos possam viver a Vida que vieram para viver, ditada por Aquele que Nos Fez!

fisioterapia urológica, nada de tofranil - imipramina - foram indicadas 10 sessões - bastaram 5!

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/06/seu-filhote-ainda-faz-xixi-na-cama.html

E mais:


TDAH - Carne vermelha, açúcar, alimentos industrializados e hiperatividade - Nutrição e Saúde Mental - http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/tdah-carne-vermelha-acucar-alimentos.html

Dieta especial ajuda portadores de TDAH, Autismo e outros distúrbios de comportamento - assista tambem ao video -http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/dieta-especial-ajuda-portadores-de-tdah.html



" O que é importante notar aqui é que Matthew
não tinha qualquer condição cardíaca
pré-existente ou defeito."
 (
Heather Smith - Pai de Matthew)

Protocolo de Autópsia - Morte do Menino Matthew devido ao uso prolongado de Ritalina

Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/protocolo-de-autopsia-morte-do-menino.html
















Déficit de Atenção e Hiperatividade -
TDAH e o uso de psicotrópicos,
incluindo o metilfenidato

Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-suicidio-e-auto-mutilacao-podem.html 






"Não tome Ritalina® se você 
sofre de ansiedade, tensão ou 
agitação...  

Quem entende? Diz na Bula - Ritalina não é para agitação ou ansiedade!

Segundo resultados de uma pesquisa publicada em maio de 2013, nos EUA, nove em cada dez médicos receitam psicotrópicos para crianças logo na primeira consulta. 
Por Marise Jalowitzki




Pais, exijam todas as informações e
exames necessários antes de medicar
seus filhos! 
Ritalina não pode ser usado por quem tem problemas cardíacos
Por Marise Jalowitzki
Publicado neste blog em 16.setembro.2014  - incluindo texto transcrito do Livro TDAH Crianças que Desafiam (*)
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/ritalina-nao-pode-ser-usado-por-quem.html




TDAH Sem Medicação

A importância do acompanhamento médico na suspensão de psicotrópicos em crianças

Por Marise Jalowitzki
14.fevereiro.2015



Sertralina - Zoloft e todos os antidepressivos - Riscos de Suicídio ou Suicidalidade, especialmente até os 25 anos



Por Marise Jalowitzki








 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.marisejalowitzki.blogspot.com.br 

LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade


Nenhum comentário:

Postar um comentário