quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

TDAH e SRB - Síndrome do Respirador Bucal - e sua relação com os problemas de DRS - Distúrbios Respiratórios do Sono, potencializando o Transtorno - Dr. Márcio Iwaí

SRB - Respiração pela Boca - Síndrome da Respiração Bucal e TDAH 



Por Dr. Marcio Iwaí
24.janeiro.2018
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2018/01/tdah-e-srb-sindrome-do-respirador-bucal_24.html

Com o pouco tempo que estou no grupo TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM (¹) vejo muitas mães relatando diagnóstico de TDAH em crianças com menos de 5 anos. Será que a criança não quer só brincar?? Será que ela não pode ser uma respiradora bucal?? Infelizmente, temos profissionais e profissionais em todas as áreas, que podem ficar a desejar.

O TDAH se assemelha em muitas situações do SRB - Síndrome do Respirador Bucal - e pode acarretar uma série de problemas de desenvolvimento crânio facial e de desenvolvimento. 

Caso a criança tenha falta de concentração (e este é um dos sintomas tanto do SRB como do TDAH) e se a criança ou adulto tem um sono alterado, o que também vai gerar falta de concentração, basta trabalhar a respiração bucal para que torne nasal, tendo um maior fluxo de oxigenação. Não tenham dúvida: a criança terá uma resposta positiva.

Acredito que a maioria das crianças com TDAH são respiradores bucais. Procurem observar seus filhos se possuem olheiras, quando assistem televisão vejam se estão com os lábios com total selamento e principalmente quando dormem se eles tem um sono agitado,onde a criança fica mudando sempre de posição, respira pela boca, ronca, range os dentes ou baba no travesseiro.
Estudos apontam uma menor produção de oxigênio quando a pessoa respira pela boca e aonde mais precisa de mais oxigenação é no cérebro e isso está relacionado na concentração, memória e até em casos de depressão.

Vários dentistas com formação em Ortodontia Miofuncional como eu (concluí há pouco minha especialização), já estão tendo sucesso em crianças que utilizavam Ritalina e estão mandando suspender a medicação.
O tratamento é multidisciplinar onde necessita do Otorrinolaringologista, Fonoaudiólogo, Psicólogo e do Cirurgião Dentista. E a Ortodontia Miofuncional é uma filosofia de tratamento para reeducar as musculaturas da face e mastigação devido aos maus hábitos 

A Ortodontia Miofuncional pode ajudar em uma alternativa de melhora para quem sofre com os comportamentos tidos como TDAH. Vai corrigir os maus hábitos de respiração e deglutição. Isso serve para promover a respiração somente nasal e ter um ganho no aumento de oxigenação no corpo e principalmente no cérebro onde quem sofre de TDAH sofre mais . É um trabalho multidisciplinar como você já sabe pois a criança pode ter obstrução das vias aéreas superiores e só o otorrino pode resolver . Essa técnica de Ortodontia foi desenvolvida na Austrália e você pode pesquisar sobre myobrace. Outras pesquisas que recomendaria seria TDAH e respiração nasal e também sobre oxido nitrico que é uma molécula que nós produzimos em grande quantidade na região paranasal e seus benefícios são grandes. Pesquisas relacionadas ao oxido nitrico no cérebro mostram que o déficit dele interfere na concentração e memória. Qualquer duvida estou à disposição.

E se você fizer uma pesquisa com quem sofre de TDAH a maioria das crianças respiram pela boca de dia e de noite ou tem aqueles que tem respiração mista, de dia respiram pelo nariz e durante o sono respiram pela boca podendo roncar, ranger os dentes ou babar no travesseiro, tendo um sono agitado onde a criança fica mudando sempre de posição. Muitas acabam até apresentando olheiras e tendo deformações na arcada, na musculatura da face e problemas na postura.

Sou contra a dar medicamentos psicotrópicos  a crianças, pois só vão diminuir os sintomas e não solucionar o problema.

Os distúrbios do sono estão relacionados com a respiração bucal noturna. 

Muitos pais repararam em alguns sintomas que eu abordei, vejo que podemos ter um grande avanço no tratamento multidisciplinar do TDAH.

E todas as informações são positivas para um bom diagnóstico e tratamento.

A média de resposta positiva em crianças e adultos, segundo a experiência de meus mestres, é de 6 a 8 meses de tratamento. Aí, a suspensão da ritalina e outros psicotrópicos já acontece sem problemas.

Espero ser útil para essas famílias.


(¹) Grupo TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM no Facebook





 


Márcio Iwaí é cirurgião dentista, com curso avançado em Ortodontia Miofuncional
Rua João de Deus, 476
Tel 3591-8538 - Osasco - SP


Mais sobre o tema Respiração:
O que é Ortodontia Miofuncional e sua relação com TDAH


Por Dr. Marcio Iwaí 
O que é Ortodontia Miofuncional??
É uma filosofia de tratamento que atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória, corrigindo maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua. Além disto, direciona o crescimento e o desenvolvimento correto das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular e auxilia no alinhamento e nivelamento dos dentes em pacientes de todas as idades.

Esses maus hábitos se originam desde a posição incorreta na amamentação ou não amamentação da criança, uso de mamadeiras , chupetas e chupar dedo são os principais e daí se originam o crescimento incorreto do crânio ,mal posicionamento dos dentes e respirar pela boca que é o pior de todos.


O que isso tem a ver com o TDAH??? (continue lendo clicando no título, na imagem ou no link: 
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2018/05/ortodontia-miofuncional-e-tdah.html



Também sobre o tema, aqui:

TDAH e Insônia - 75% das pessoas com déficit de atenção enfrentam problemas para dormir – o que pode ser a origem do transtorno, segundo um novo estudo


Entenda a associação entre déficit de atenção e distúrbio do sono 

LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade



Nenhum comentário:

Postar um comentário