quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

TDAH e as habilidades - Ela não amarra o cadarço dos tênis com facilidade, mas é o segundo lugar em poesia na escola!!!




PARABÉNS!
"Ela conseguiu! O que o TDAH interfere. A MEMORIZAÇÃO, a CONCENTRAÇÃO, a AUTOESTIMA, de que ela não seria capaz nem de falar a primeira frase da POESIA." (mamãe Débora)





"Reflexões sobre a nossa responsabilidade sobre os seres que ainda não podem tomar suas decisões, vão bem além de “resolver um problema” imediato. Diz da nossa própria visão de mundo e de como pensamos o futuro das novas gerações. Em que queremos tornar o mundo? Em que queremos transformar os seres humanos? Seres perfeitos existem? Sistemas perfeitos existem? Todos terão de ser caixinhas previsíveis e robotizadas? Esta preocupação cresce quando há um investimento maciço nos pequenos, corpos e mentes em formação, em desenvolvimento, por isso muitos mais afeitos a receber “enformamentos” (colocar na fôrma), sem falar nos efeitos colaterais, sempre inéditos e sem o devido estudo aprofundado." 
(Livro TDAH Crianças que Desafiam - Cap. 4 - págs. 68/69)


Por Marise Jalowitzki e Débora Reus Schlemper
16.dezembro.2015
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/12/tdah-e-as-habilidades-ela-nao-amarra-o.html

Esta é mais uma postagem de Vitória, de Superação, de Alegria. E salienta, mais uma vez, a necessidade de rever paradigmas, que se perguntar, internamente, o que realmente é necessário, do que, efetivamente, carecemos em termos de conhecimento.

Em final de setembro deste ano iniciei os contatos com a Débora.Uma mãe amorosa, sensível, disposta a compartilhar suas dúvidas e angústias, também as vitorias, obter informações, inovar, mudar o jeito de ver as coisas. Deixo aqui um pouco de nossas trocas.
Débora - Olá, querida! primeiramente minha filha de 8 anos foi diagnosticada com tdah. Fiquei muuuuito triste, pois a psicóloga da escola falou que imediatamente teríamos que começar a medicá-la. MAS MINHA FILHA NÃO ESTÁ DOENTE, é uma menina linda e muuuuuito inteligente, faz textos incríveis, mas na sala de aula só dá ela, recebo reclamações de que atrapalha. Em casa não para, esquece facilmente das coisas, como o simples almoço que comeu. Na rua, na sociedade, chamar atenção dela já virou hábito. Como adquirir seu livro URGENTE. Espero uma forma de ajudar minha princesa sem medicação. obrigada! 
Luiza tem tdah com grandes características. Como nao se concentra MESMO, até pelo simples fato de pedir pra ela calçar um tênis.e ela fazer outras coisas e não lembrar o que eu pedi. Tipo, sem foco.
Ontem fiz a matrícula dela em uma aula de artes marciais.Isso exige muita disciplina e um esporte físico. Bom, ela tem bronquite e isso tbm ajuda.É isso, vou fazendo sempre o possível para nao medicá-la.Obrigada pelo carinho querida bjo

Marise - Pelo que trazes, tua filhotinha é uma menina ativa, plena de energia e, com tantas coisas na cabecinha, facilmente tende a esquecer. Ainda mais com a habilidade para construir textos. Para diminuir a ansiedade, já podes ir em uma farmácia homeopática e pedir o Floral Rescue Remedy, dos Florais de Bach. É um composto de 5 essencias, que vai trabalhando a impulsividade, a ansiedade, o medo conhecido (que é o de ser avaliada, especialmente na escola, em primeiro lugar). Florais são sem qualquer contraindicação, nem efeito colateral. Liberado pela ANVISA.
Podes dar 3 a 5 gotinhas sublinguais, pela manhã e antes de dormir e, nos demais horários em que julgares necessário, podes passar na parte interna dos pulsos e nuca.Tem vários relatos dando super certo.
Para foco e concentração, vai ser super importante que vás a um homeopata ou fitoterápico, conversa sobre ginseng. Ou o gingcko biloba. Cada corpinho se adapta mais com um ou com outro. São alternativas naturais e que tem dado bons resultados para muitas mães. Desejo muitas Alegrias! Sempre que quiser, contata! Depois tem outras providencias. Vai vendo os resultados desta. Bjs
Débora - obrigada por fazer parte da nossa vida agora querida.quero muito um dia poder te conhecer
Final de outubro

Débora - hoje ainda, mais uma vez, fui parada na porta de aula para mais uma reclamação, onde foi dito que minha filha se acha melhor do que os coleguinhas. Muitas vezes fico com cara de louca perante as professoras. É bem difícil fazer as pessoas entender que cada criança nasceu de um jeito e que minha filha é assim, nao posso mudá-la. E sim ajudá-la com tratamentos adequados e com paciência, o que já tenho pouco kkkkk e amor que tenho muuuuuito!


 Marise - Caso considerarem importante, podem ver uma psicóloga para ela, humanista cognitivo-comportamental. São especialistas que enxergam a pessoa como um todo, que tratam de conhecer o comportamento indevido da criança e levá-la, através de exercícios, conversas e acordos, para que assimile como é viver no mundo dos adultos e suas regras meio esquisitas (pra não dizer outra coisa!!!)... SEMPRE respeitando a história da criança, saber delas COMO elas enxergam o mundo, como interpretaram as coisas. Não se trata de apenas mudar o comportamento, e, sim, a criança ser entendida e acolhida!
É o tipo de ação psicológica que inclui brincar com o aprender, entende?
Aliás, todas as escolas também deveriam ser assim. Tudo ficaria BEM mais fácil.
Débora - ela fez um mês de tratamento com a psicóloga da escola a pedido da professora mas depois parou; a psicóloga me deu um papel dizendo que eu tinha que procurar uma neurologista para tomar remédio. Acho que ela nao trabalha com esse tratamento kkkkk

Marise - Já leste o artigo sobre as massagens com óleo de camomila? Mesmo que ela não aceite muito bem (até pela agitação interior), quando está mais perto de dormir, podes começar assim, apenas acarinhando as costas, por cima do pijaminha mesmo. Depois, apenas com um pouquinho de óleo nas mãos, massageia pezinhos e mãozinhas.Tu dás chazinhos a ela?
Débora - sim ela está tomando o floral como Vc me indicou. Ela está melhorando no comportamento. Mas a atenção que é o grande problema; vc fala e ela nao entende; vc explica o certo e faz o errado. Muita cobrança - a garota quer ser sempre a melhor, a mais linda. Difícil.


Marise - o que me parece é que ela tem uma insegurança grande, o que é normal, pois já deve ter recebido muita reprovação e apontamentos. Outro dia estava conversando com uma mãe aqui mesmo, inbox, e a mãe dizendo que tratava com muito Amor. E, sim, eu senti o Amor que ela tem pelo seu filhote, mas, quando me encaminhou uma conversa gravada, a voz dela (da mamãe) era tão forte, tão impositiva que, naturalmente, parecia estar 'condenando' tudo que a criança falava...rsrs. A criança sente mais pelo tom que o sentido das palavras! Ainda mais crianças sensíveis assim!
Débora - sim infelizmente Vc me descreveu. sou muuuuito enérgica com ela. Coloco defeito em tudo de errado que ela faz. Por não saber ou não estar preparada para lidar com ela, acho que faço tudo errado. Brigando muito, querendo que ela faça tudo certo.Tipo, não grita, vai tomar banho agora, já fez o tema, trocou de roupa kkkkkk deixo ela quase louca. Mas não faço por mal. Não estou sabendo lidar com minha filha e sofro muuuuito mais do que ela.

Marise - tenta dizer isso a ela, em uma situação tipo um jogo. Antigamente havia um jogo que chamávamos "Da Verdade". Poderia ser algo assim, em um momento bem bacana, só de vocês duas, tipo suco-e-bolacha. E, para cada crítica, dois elogios.

Débora - um dia estávamos atrasadas para escola, pedi pra ela calçar o tênis, e ela 'já vou, já vou, já vou, já vou MÃE' - até que falei alto:
"SERÁ QUE VOU TER QUE TE BATER COM O TÊNIS MINHA FILHA? ESTÁ AÍ NA SUA FRENTE, CALÇA POR FAVOR! 
E ela não conseguiu! Então eu calçando nela, ela olhou pra mim e disse, quase chorando: "MÃE, NÃO FIZ POR MAL! É QUE NAO CONSEGUI!"
Achei aquilo tão forte! porque ela não conseguia fazer algo tão natural pra mim, mas pra ela não! entende? Aí percebi que preciso mudar...

Marise - conheço um jovem lindo de 19 anos que não 'sabe' amarrar o cadarço dos tênis do jeito convencional, nem "ler" as horas no relógio convencional (antigo). Quer dizer, SABE, mas tem dificuldades e, na hora da pressão, embaraça. Já criou trauma, pela forma como foi conduzida a situação na escolinha, onde foi apontado pela tia e recebeu bullying dos colegas. A grande pergunta é: pra que e em que algumas coisas são importantes? Tanta coisa inútil que aprendemos! Tanta coisa que um dia alguém inventou e depois se padronizou como forma de qualificar e quantificar conhecimentos e habilidades!... E foi essa "invenção" de alguém, que via as coisas 'daquele' jeito e que se tornou um padrão porque muitos decidiram imitar! Amarrar cadarços de um tênis, tem padrão? Quem disse?!! Hora de questionar: Se dá pra se virar de outro jeito, pra que forçar? e sabes como ele amarra o cadarço, hoje? dando uns 10 nós, um em cima do outro. Virou estilo. E fica bem bonito. Personalizou.
Estas crianças chegaram para desafiar os ditames sociais convencionais, principalmente os desnecessários e-ou inúteis-fúteis! Quando os pais - principalmente as mães - entendem isso, a criança começa a mostrar as maravilhas em termos emocionais de que é capaz!!
Agora, quanto mais críticas e julgamentos, só fica pior. O que não quer dizer que ela não receba limites, entende? Muda a forma (jeito de falar, sobre o que exigir), não o conteúdo (educar para a vida).


Vejam que a perspectiva é inversa, pois a criança, quando calçada, vê o tênis ‘ao contrário’ de como a professora ensinou. Zorra!

O tênis-do-futuro promete acabar com a dor de cabeça de muitas crianças! O gadget acoplado monitora a largura-pressão, ajustando automaticamente o cadarço! Santa vida moderna.... nós e nossos problemas...


Débora - estou lendo junto com meu marido, em lágrimas. Muuuuito obrigada! Gostaria de amar minha filha de outro jeito - compreendendo ela.

Marise - querida, que tenham excelentes dias! é um despertar interior que só os corações bons conseguem perceber! Fico bem contente que teu esposo esteja a teu lado! As coisas ficam MUITO mais fáceis quando o casal está junto nesta tentativa. Tentem passeios ao ar livre, sem nenhum outro compromisso, não sei se ela tem um pet (melhor os cachorrinhos adotados, que são mais servis) - pra ela começar a se autorregular, entender as necessidades de um outro serzinho. Tenta fazer uma "tarde de bolachas", só vocês duas na cozinha, pra fazer uma surpresa ao papi. Sem avaliar se as bolachas ficaram boas ou não, se cresceram ou não, quem fez mais, quem fez menos...entende? é o ato de fazer, de estar juntas é que faz a diferença. Vais conseguir, querida. Teu Amor está mostrando isso!!

Débora - querida obrigada pelo carinho. Vamos nos falar mais vezes. Vou ver os chás para a concentração dela . Boa noite e obrigada mais uma vez.

Marise - a vida é como uma plantinha nova, tenra e frágil - carece de regar todos os dias! Felicidades!




Final de novembro
Débora - olá, minha querida. Dias de Lutas, DIAS DE GLÓRIAS.Hoje não vou ter um pouco da sua querida e agradável atenção só com o meu sofrimento, mas com uma FELICIDADE QUE NÃO ESTÁ CABENDO DENTRO DE MIM.KKKKKKK
Bom, a pequena Luiza, aquela que tem dificuldade de amarrar os próprios calçados.Hoje depois, de participar de duas etapas de um concurso de POESIAS na escola, ao final ganhou o segundo lugar!!!
Claro que ja me falaram: mas Debora, é segundo, ninguém vai lembrar kkkkkk Pouco me importa! O que me deixou PLENA FOI VER ELA ENTRAR PELA PORTA DEPOIS DO PAI TER IDO BUSCÁ-LA NA ESCOLA, E ME RECEBER DE BRAÇOS ABERTOS GRITANDO: MÃE, GANHE!!!I KKKKKKK Nunca irei esquecer.
O empenho nosso, de mãe e filha, trancadas no quarto ensaiando igual duas "doida" kkkkkkkk Se é PRIMEIRO, SEGUNDO!!! não importa! o que importa é que ela conseguiu! O que o TDAH interfere. A MEMORIZAÇÃO, a CONCENTRAÇÃO, a AUTOESTIMA, de que ela não seria capaz nem de falar a primeira frase da POESIA . Marise querida, aqui hoje está um depoimento de uma MÃE que agradece seus conselhos kkkkkk e uma MÃE que vai dormir hoje sabendo que está dando o "REMÉDIO" certo: o AMOR! Boa noite e obrigada! está ela, com seus prêmios e no peito a medalha de SOU CAPAZ!!!

Liinda, querida e vitoriosa Luiza!!

Marise - QUE COISA MAIS LINDA, AMIGA! Enche-me o coração de alegria também!!! Super, super importante!! Segundo Lugar? Mesmo se tivessem só duas candidatas e ela ficasse em segundo lugar, estaria valendo muito! Pelo que trazes: MEMORIZAÇÃO, CONCENTRAÇÃO, AUTOESTIMA, ENFRENTAR O PÚBLICO, SUBIR NO PALCO, tantas coisas!!
Eo que é mais importante: Amarrar os cadarços do tênis ou memorizar e recitar poesias, escrever lindos textos e lê-los???
Parabéns às duas! Maravilha!!
Medalha para guardar pra sempre!
Débora - obrigada querida! E quanto à sugestão de publicar no blog, acho que seria muito importante sim, pois está sendo no blog que busco forças para fazer sempre o melhor para a minha princesa Luiza, e dividir minha alegria com outras pessoas que passam por isso, vai ser muito importante e a Luíza vai ficar mais feliz ainda. Ela acompanha o blog junto comigo, às vezes. Pode sim, querida, sem problemas vamos dividir essa felicidade!!

Débora Réus Schlemper é de Xangri-lá - RS









 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade



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