quarta-feira, 14 de setembro de 2016

TDAH, TDO, agressividade - Efeitos colaterais - você sabia

Na foto, Austin Pletger, primeiro menino - hoje com 22 anos - a receber indenização da farmacêutica fabricante, por efeitos colaterais pelo uso prolongado de risperidona, sem que os pais tivessem sido alertados - excesso de peso, mamilos desenvolvidos, transtorno na libido, disfunção erétil, desinteresse sexual.   

Por Marise Jalowitzki

Do Livro TDAH Crianças que Desafiam
"A Indústria Farmacêutica e a Mercantilização do TDAH
A vertiginosa expansão do mercado farmacêutico no mundo movimenta mais de 600 bilhões de dólares por ano. Há uma série de denúncias sobre as campanhas de medicalização da natureza humana, enorme fatia atribuída à mercantilização das doenças mentais, acertos entre psiquiatras e empresas farmacêuticas. O poderio financeiro e a influência das empresas farmacêuticas têm crescido dramaticamente nas últimas décadas. Também diferentes órgãos e instituições educacionais, realizando parcerias, estariam se beneficiando com a intensificação da comercialização de fármacos, incluindo o metilfenidato, para tratar o TDAH, a “doença da moda”.

No Brasil, segundo dados do IBGE, até 2010 existiam 924.732 pessoas diagnosticadas como sendo portadoras dos sintomas de TDAH, sendo que 184.481 em tratamento e fazendo uso de psicofármacos." (pág.51)


Na foto anterior, Austin Pletger nos primeiros anos do tratamento. Esta é a imagem dele próximo dos 18, com a mãe. (note-se que a mãe também está com sobrepeso, mas nada que se compare ao garoto!).. 


Um dos aspectos que comentei com uma mãe, hoje, e que me causa muita indignação, é a questão de "diagnosticar" e medicalizar uma criança por anos, intoxicando-a com vários psicotrópicos e, depois de um angustiante tempo, simplesmente o especialista dizer: "Não é tdah, é esquizofrenia"... ou "Não é tdah, é bipolar"... como assim?

As crianças mostram os efeitos colaterais - anunciados até mesmo nas extensas bulas, geralmente com denominação mais branda - e a mãe sequer é informada que pode se tratar de efeito colateral...!! As chamadas alucinações, vozes, cenas de terror podem ter sido simplesmente efeito colateral dos remédios que tomou. Pobrezinha da criança. E nenhum médico explica. Mais tarde trocam de diagnóstico e pronto. Ninguém se responsabiliza.

Por isso estimulo a criação de associações que defendam as crianças e as famílias dos abusos medicamentosos!
Em outros países temos várias.
No Brasil, ainda desconheço.
Aqui em Porto Alegre, temos o Dr. Lisandro Calir Biacchi Adames.
Sei que em Novo Hamburgo-RS também há uma equipe, mas eles preferem não se fazer constar amplamente.

Mães precisam denunciar, processar pelos abusos, procurar a Promotoria Pública.
Querendo, dêem uma olhadinha aqui:

Direitos do Cidadão:

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/10/direitos-do-cidadao-amparo-judicial.html

Durante todo o tempo das publicações sobre TDAH e suas comorbidades, tenho divulgado alguns sites que atuam com este objetivo:
Ritalina mata - www.ritalindeath.com (EUA - cujos pais perderam seu filho de 14 anos devido ao uso prolongado de Ritalina
Mais sobre o triste caso de Matthew AQUI 
Protocolo de Autópsia do menino Matthew http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/protocolo-de-autopsia-morte-do-menino.html
Seu Socorro Legal - http://yourlegalhelp.com/drug-side-effects/risperdal-lawsuit-gynecomastia-side-effects-lawyer - Neste link, especificamente sobre os efeitos danosos pelos uso de Risperdal (Risperidona, no Brasil)
Drugs Injury -Tom Lamb - EUA - http://www.drug-injury.com/druginjurycom/2010/12/drug-adverse-reactions-skin-rash-burn-sjs-ten.html - Esta equipe de juristas defende vítimas de uso das chamadas 'drogas lícitas' em geral
CCHR - Citizen Comission of Human Rights - Comissão de Cidadãos e Direitos Humanos - Mais AQUI: Pais, conheçam os fatos, busquem seus direitos -http://www.cchrint.org/issues/childmentaldisorders/
SSJ Foundation - Stevens-Johnson Syndrome Foundation - criada pela Julie que, quando bebê, sofreu os terríveis efeitos desta síndrome rara. Hoje ela se dedica à Fundação, tentando elucidar o mais possível a todos os pais para que saibam o que fazer, logo aos primeiros sinais. Mais AQUI - http://www.sjsupport.org/julie.shtml
E centenas de outras.
Indicado para tratar agressividade, impulsividade, hiperatividade, tdah, asperger e autismo, Risperidona é largamente usada no Brasil, sendo distribuída também gratuitamente pela rede pública (SUS). Seus efeitos colaterais nem sempre são esclarecidos aos pais. Em muitos países os processos se amontoam. Austin foi o primeiro a ser indenizado, por gynecomastia. Os casos onde as vítimas jovens passam por priapismo, ginecomastia, leukoderma e outros, muitas vezes definitivos, não são publicados no Brasil. No mínimo, não são facilmente encontrados pelo cidadão.
Estes efeitos colaterais da Risperidona (Risperidon, Risperidal) também podem ocorrer pelo uso de antidepressivos, tais como a fluoxetina (Prozac) e bupropion (Wellbutrin), bem como olanzapina (Zyprexa), outro antipsicótico.
Risperdal - Parker Waichman Alonso LLP - breast-growing-boys

Marise Jalowitzki
Livro, Blog, Grupo e Página TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM


Estes efeitos colaterais da Risperidona (Risperidon, Risperidal) também podem ocorrer pelo uso de antidepressivos, tais como a fluoxetina (Prozac) e bupropion (Wellbutrin), bem como olanzapina (Zyprexa), outro antipsicótico.

Caso seu filhote já esteja na medicação continuada dos medicamentos controlados, não suspenda por conta própria. Leia este lembrete:


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.Especialista em Desenvolvimento Humano, defensora de uma infância saudável, antimedicalização. Escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade



Nenhum comentário:

Postar um comentário