quinta-feira, 18 de agosto de 2016

TDAH e Dislexia - O ator Channing Tatum revela sua luta na infância

"Não ter sucesso logo no início de seu caminho, mexe com você!" (Channing Tatum)



Por Marise Jalowitzki
19.agosto.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/08/tdah-e-dislexia-o-ator-channing-tatum.html


Channing Tatum, ator norte americano, recebeu na infãncia o diagnóstico de TDAH e Dislexia. O ator, 36 anos, casado e pai de uma menina,  enviou uma mensagem para os jovens e as pessoas que desenvolveram o distúrbio, e pede que não vejam esta condição como uma deficiência e, sim, como uma oportunidade para ser melhor.
Ele aconselha: "Faça o que fizer, não veja isso como uma deficiência. Espero que você possa entender as grandes coisas que você pode usar em seu benefício. e não sinta como se fosse uma maldição!
O vencedor de Sundance Award - que teve uma educação "de colarinho azul" - teve prescrito estimulantes e foi colocado em classes de educação especial.
Ele lembra:
"Não ter sucesso logo no início de seu caminho, mexe com você! Eu nunca me considerei muito inteligente, por várias razões. Você é colocado em classes com crianças com autismo e síndrome de Down... você olha ao redor e diz: "Ok, então é aqui que eu estou". Ou você é colocado nas classes típicas e você diz: "Tudo bem, eu obviamente não sou como essas crianças também." Então você é o tipo de lugar nenhum. Você é apenas diferente. O sistema está quebrado. Se nós somos capazes de movimentar uma empresa que gera bilhões de dólares, certamente estamos aptos a ajudar crianças que lutam com este diagnóstico, que lutam em seu caminho, como aconteceu comigo!"

O ator de Jump Street foi eleito o "mais atlético" depois de se graduar em Tampa Catholic High School, mas ele saiu da Glenville State College de West Virginia.Ele declara: "Minha mãe (Kay) me aconselhou: "Seja uma esponja!", então eu passei a observar muito as pessoas. Aprendi mais com as pessoas que com os livros ou a escola."

Eu passei por surtos selvagens de depressão, comedowns horríveis. Eu entendo porque as crianças se matam. Eu absolutamente não darei. Você se sente terrível. Você se sente sem alma. Eu nunca faria isso com meu filho. Channing, esposa Jenna Dewan e filha Everly (foto de 2014)

"Mesmo que minha filha venha a desenvolver TDAH (ADHD, em inglês) não vou lhe dar esta medicação."


Channing Tatum é ator de filmes como Magic Mike e 21 Jump Street .
Sobre TDAH e Dislexia
A dislexia é uma dificuldade em ler, em formatar as frases. A hiperatividade resulta na falta de cuidados e também inclui inquietação motora, instabilidade emocional e comportamentos impulsivos, também conhecido como TDAH. "Eu leio tão lento", diz o ator. "Se eu tenho um script para ler, eu vou ler cinco vezes mais lento do que qualquer outro ator, mas eu vou ser capaz de dizer tudo do mesmo jeito que os demais. Mata-me saber que há apenas um jeito de ensinar, apenas um tipo de testes padronizados, voltados para apenas um tipo de criança ".
Não uso de medicamentos
Em uma análise sobre diferenças e semelhanças entre ele e seu pais, Tatum declara que, como resultado de sua experiência negativa com medicamentos para o estudo, ele nunca vai medicar sua filha caso ela tiver dificuldades de aprendizagem.
"Eu realmente acredito que algumas pessoas precisem de medicação", diz ele. "Eu não. Eu tive um melhor desempenho na escola quando eu estava sob efeito do psicotrópico, mas ele me fez um zumbi. Você se torna obsessivo. Dexedrine, Adderall. É como qualquer outra droga. É como coque, ou metanfetamina. Quanto mais tempo você fizer uso, menos ele funciona. Por um tempo, ele funcionou bem. melhorou meu desempenho escolar. Em seguida, ele trabalhou menos e minha dor era maior. Eu passei por surtos selvagens de depressão, comedowns horríveis. Eu entendo porque as crianças se matam. Eu absolutamente não darei. Você se sente terrível. Você se sente sem alma. Eu nunca faria isso com meu filho. "
Channing Tatum é ator, dançarino, produtor e modelo norte-americano Ele iniciou sua carreira como modelo. Já atuou em vários filmes, incluindo She's the Man e Step Up, de 2006, Fighting, Public Enemies e G.I. É de Cullman, Alabama. (wikipedia)
De jogador de futebol a stripper, dança, carreira de modelo e, finalmente, o estrelato em Hollywood.
Ele estrelou em três filmes no espaço de cinco meses, e arrecadou mais de US$ 100 milhões em cada um, um feito inédito em Hollywood. Seu pai era um carpinteiro que caiu de um telhado e quebrou as costas; Mesmo tendo se recuperado, teve de mudar de atividade e tornou-se vendedor. Como o pai se considerava um homem de pouca sorte, associou ao estudo a condição de o filho ter um "melhor futuro". Channing diz ter sofrido muito com esta decisão do pai de forçá-lo a estudar. "Não vou repetir o mesmo com minha filha. Quero ser seu amigo, escutar o que ela tem pra me dizer. Não há pais perfeitos. Não conheço ninguém que tenha tido pais perfeitos. Quero ser o melhor que eu puder ser pra ela. Meu pai canalizou seus sonhos pra mim e isto foi muito duro em minha infância e adolescência." Sua mãe trabalhou em vários empregos americanos  que ele denomina "normais". "Meus pais não tinham tomada artística. Algumas pessoas passam por ex. a música para os seus filhos, mas eu não poderia dizer-lhe qual a música favorita de meu pai ou de minha mãe."
Channing está recebendo as melhores críticas de sua carreira - no filme, como lutador olímpico Mark Schultz no drama foxcatcher.
Fontes: 

Gratidão, Luis Henrique Castro, por compartilhar o  artigo da Espectaculos, que promoveu a busca por mais informações e resultou neste post. Abs


Querendo, leia também:
"Out of the blue!", ele disse, aos 11 anos


Por Marise Jalowitzki - 11.agosto.2016


Caso seu filhote já esteja na medicação continuada dos medicamentos controlados, e você está pensando em parar, não suspenda por conta própria. Leia este lembrete:


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.Especialista em Desenvolvimento Humano, defensora de uma infância saudável, antimedicalização. Escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário