domingo, 28 de fevereiro de 2016

Novo Estudo aponta Terapia Comportamental como melhor tratamento à criança com TDAH - The New York Times

William E. Pelham liderou um novo estudo sobre as opções de tratamento para crianças com problemas de déficit de atenção e-ou hiperatividade. Na imagem, Dr. Pelham em um acampamento de verão com foco em treinamento de habilidades sociais. CréditoFlorida International University



 É preciso promover atividades onde o aluno possa identificar quais as coisas que mais lhe despertem interesse: são os fios, a eletricidade, os projetos eletrônicos; é o teatro, a dança, a pintura, a música? É a questão ambiental, os projetos de agroecologia? É a questão humanitária, auxiliando a comunidade carente do entorno em projetos simples e que podem proporcionar melhor qualidade de vida? É a literatura, promovendo ações sociais de conscientização, distribuindo panfletos? Ou é a construção de histórias e romances? Ou a mistura de soluções químicas? A análise biológica? Tanta, tanta coisa que pode cativar, tornando menos áspero o dia a dia escolar, incentivando, inclusive, para as disciplinas que menos gosta.    

(Marise Jalowitzki - Pág 194 – Livro TDAH Crianças que Desafiam)














O que temos comentado, defendido e praticado sempre, começa a se tornar uma práxis. Cada vez mais cientistas focam no atendimento emocional, em proporcionar ambientes amplos e livres, em deixar a criança à vontade para efetivar seu aprendizado. Terapia comportamental que envolve a família e os educadores, o contexto integral onde a criança atua. Viva!








Realidade Brasileira
Como a nossa realidade ainda apresenta carência de tratamento comportamental gratuito ou de baixo custo, deixo um apelo aos profissionais desta área (psicólogos, psiquiatras, psicopedagogos, coaches: PROMOVAM MAIS ESTE TIPO DE ENCONTROS, também com preço acessível, estimulando pais e educadores a participar com seus filhos e-ou alunos! Toda a sociedade ganha com isto!

Outro dia escutei de um juiz, ao fazer declarações após ocorrencias de crimes promovidos por jovens para comprar drogas. "O que notamos é que a maior incidencia são jovens que desistiram de estudar por não se sairem bem nos estudos e-ou nas relações. Pais e professores precisam se unir para segurar estas crianças e adolescentes em sala de aula. Isto irá diminuir o índice de criminalidade, pois o jovem estará com o tempo ocupado, fazendo atividades atrativas. Quando ele não encontra nada disto, envereda para o mundo das drogas!"

Este artigo - resultado de pesquisa - comenta sobre o envolvimento dos pais e professores, aprimoramento emocional. Os Capítulos 13, 14, 15 e 16 do Livro TDAH Crianças que Desafiam tratam especificamente deste tema. O Capítulo 16 traz várias atividades, técnicas comportamentais, para aplicação com grupos de pais, educadores, com ou sem a presença das crianças.
Avante!
Tudo está interrelacionado. Tudo que fazemos em prol de uma criança para que viva em um mundo mais saudável, estamos fazendo por nós mesmos.








Terapia Comportamental como melhor tratamento à criança com TDAH




Publicado em Fevereiro 17 de 2016 no NYTimes  http://www.nytimes.com/2016/02/18/health/early-behavior-therapy-found-to-aid-children-with-adhd.html
Neste blog, em 28.fevereiro.2016 http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/02/novo-estudo-aponta-terapia.html


Crianças com problemas de déficit de atenção melhoram mais rapidamente quando o primeiro tratamento que recebem é comportamental - como instrução em habilidades sociais básicas - do que quando eles começam imediatamente a medicação, aponta um novo estudo. Começando o tratamento com a terapia comportamental acaba se tornando, também, uma opção mais barata a longo prazo, de acordo com análise feita.

Especialistas dizem que a eficácia desta abordagem comportamental como primeira intervenção, se replicado em estudos maiores, poderia mudar a prática médica padrão, que hoje favorece os estimulantes como Adderall e Ritalin como tratamentos de primeira linha. Atualmente, os Estados Unidos registram mais de quatro milhões de crianças e adolescentes com um diagnóstico de transtorno de hiperatividade do déficit de atenção ou ADHD 

A nova pesquisa, publicada em dois artigos pelo Journal of Clinical & Criança Psicologia do Adolescente , descobriu que os estimulantes (psicotrópicos) foram mais eficazes como um tratamento suplementar, de segunda linha e administrados para aqueles vistos como efetivamente necessário - e muitas vezes em doses que foram inferiores ao normalmente prescrito

O estudo é o primeiro de seu tipo nesta área (técnicas comportamentais para tdah) e foi projetado para avaliar o efeito de alterar os tipos de tratamento em médio prazo - como a adição de uma droga para a terapia de comportamento, por exemplo, ou vice-versa.
"Nós mostramos que a sequência que você dá aos diferentes tratamentos faz uma grande diferença nos resultados", disse William E. Pelham, da Universidade Internacional da Flórida, um dos líderes do estudo com Susan Murphy, da Universidade de Michigan. "As crianças que começaram com terapia comportamental estavam significativamente melhor do que aquelas que começaram com a medicação e continuaram com ela até o final, não importa com qual combinação de tratamento elas acabaram."
Outros especialistas advertiram que o estudo rastreou o comportamento, mas não outras habilidades que a medicação pode rapidamente melhorar, como atenção e desempenho escolar, e dizem que as drogas continuam a ser o tratamento de primeira linha para as questões centrais.

Baixo Custo
"Eu acho que este é um estudo muito importante, pois, além de eficaz, trata-se de uma abordagem de low-cost(baixo custo), o que torna o tratamento comportamental muito eficaz", disse Mark Stein, professor de psiquiatria e pediatria na Universidade de Washington, "mas a ironia é que essa opção está raramente disponível para os pais. "
O estudo envolveu 146 crianças com diagnóstico de TDAH entre as idades de 5 a 12 anos - distribuídos aleatoriamente: metade com uma dose baixa de genéricos Ritalin. A outra metade não recebeu nenhuma medicação, e seus pais começaram a frequentar reuniões de grupo para aprender técnicas de modificação do comportamento. 
A modificação de comportamento para o TDAH é baseado em um sistema bastante simples de recompensas e consequências. Os pais recompensam os bons ou cooperativos atos que vêem; coisas sutis, como prestar atenção por alguns momentos, pode ganhar um tapinha nas costas ou um "bom menino". Concluindo a lição de casa sem reclamação pode ganhar tempo em seu smartphone. Os pais reter privilégios, como playtime ou jogos de vídeo, ou aplicar um "time out" (tempo-esgotado) em resposta ao desafio ou outro mau comportamento.
E eles (pais) aprendem a ignorar propostas irritantesdos filhos, mas inofensivas, feitas para ganhar a atenção, como fazer barulhos estranhos, batendo ou agindo como um bebê.
Os pesquisadores acompanharam pais e professores das crianças, avaliando os seus comportamentos, incluindo a gravação de problemas disciplinares. A avaliação da escola incluiu um "cartão de relatório diário", descrevendo o dia da criança.





Relato de Mãe
Jacqueline Vaquer de Miami e seu marido levou seu filho Alec, que recebeu um diagnóstico de TDAH em 5 anos, a um curso de modificação do comportamento e aprendi, entre outras coisas, como reduzir suas andanças em sala de aula.
"Nós criamos um limite em torno de sua mesa com fita adesiva, e o professor manteve controle de quantas vezes ele ultrapassou", disse Vaquer. A cada semana, ela disse, "se ele reduziu o número de voltas, ele tem uma pequena recompensa, como um brinquedo ou sua sobremesa favorita", disse ela. Alec, 6, é agora capaz de sentar-se ainda que por longos períodos em sala de aula e não tem ido à medicação, disse sua mãe.



Depois de dois meses, o estudo - que durou um ano - tomou um rumo inovador. Se uma criança não tinha melhorado, ele ou ela foi atribuído aleatoriamente em um dos dois campos: uma versão mais intensa de um mesmo tratamento, ou um suplemento adicional, como a adição de uma dose diária de medicação para a modificação de comportamento. Cerca de dois terços das crianças que começaram com a terapia comportamental necessitaram de reforço, e cerca de 45 por cento das pessoas que começaram com a medicação também necessitaram intensificar.
Mas o grupo que tinha começado com a terapia comportamental como primeira intervenção, tinha uma média de menos quatro violações de regras por hora na escola, em relação ao grupo que tomou medicação em primeiro lugar.

Envolvimento dos pais


Uma provável razão, declararam os autores do estudo, era que pais de crianças que iniciaram o tratamento com a droga estavam menos interessados ​​em seguir com as classes de comportamento, que envolveu oito sessões de grupo ao longo do ano e uma lição individualizada. "A modificação comportamental dá um monte de trabalho, e eles podem ter pensado:" Bem, isso não vai fazer muita diferença ", disse Dr. Pelham.
Em um artigo separado, Dr. Pelham e um conjunto diferente de autores compararam os custos das diferentes sequências de tratamento, tendo em conta o preço dos medicamentos, 'o tempo dos médicos e o tempo dos pais'.

Relação custos financeiros e psicológicos
Pais que começaram com o tratamento comportamental para si e para os filhos, - utilizando medicação, só se necessário, têm um custo médio de US $ 700 a menos por ano por criança do que o tratamento costumeiro, em que um médico escreve prescrições e monitora periodicamente o comportamento, observa a equipe.
A análise não considerou o custo psicológico para os pais - em termos de acessos de raiva de uma criança, portas batidas e utensílios de mesa atirados - [que o que vão aprendendo a lidar com a] realização de técnicas comportamentais.

Uma versão deste artigo aparece na imprensa em 18 de fevereiro de 2016, na página A12 da edição de New York com a manchete: Terapia Comportamental encontrado como sendo melhor como primeiro passo".

Toda esta página consta também no Linkedin - https://www.linkedin.com/pulse/terapia-comportamental-como-melhor-tratamento-%C3%A0-com-tdah-jalowitzki?published=u

https://www.linkedin.com/pulse/terapia-comportamental-como-melhor-tratamento-%C3%A0-com-tdah-jalowitzki?trk=prof-post 


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade


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