quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

TDAH, Raiva e Risperidona

No Brasil, segundo dados do IBGE, até 2010 existiam 924.732 pessoas diagnosticadas como sendo portadoras dos sintomas de TDAH, sendo que 184.481 em tratamento e fazendo uso de psicofármacos." (pág.51 - Livro TDAH Crianças que Desafiam) - Números que tem crescido m ritmo exponencial. Agora o Ministério da Saúde tornou Lei a necessidade de maiores averiguações antes da emissão do diagnóstico. Resolução 177/15 (entrou em vigor dia 01.jan.2016). Vamos ver como vai funcionar na prática.



Por Marise Jalowitzki
07.janeiro.2016

Sobre a risperidona, um pai comenta:
"tenho um filho tdah e quando descobri simplesmente mudamos de pensamento, passamos de tentar corrigir ele para nos desafiar em descobrir o que podemos fazer de melhor para ele, principalmente para que ele cresça bem nessa sociedade cheia de regras e preconceitos ... hj damos uma dose mínima de risperidon 0.3ml, sei que vc é contra e minha família tb é, mas vejo ele com muito mais rendimento após esse tratamento indicado pela neurologista dele, bem é isso só para você entender um pouco mais o filhote que hj tem 5 anos. Obrigado desde já."

O que respondi:
E como vai indo o teu querido menino?
Li há pouco e vou me reportar primeiro ao teu amor de pai que se importa e que quer a melhora do filhotinho! Parabéns ao casal!

Segundo, a questao da risperidona. Ele continua tomando? Sim, não questiono os efeitos por vezes notáveis que a risperidona promove na questão do controle da hiperatividade. Só que os relatos são de que, após um tempo, volta tudo ao que era antes e, aí, precisam reforçar as doses ou tomar mais outro psicofármaco. O que cria uma roda viva!

MESMO NOS CASOS considerados mais graves, a indicação de médicos criteriosos é que o uso de psicotrópicos em ciranças, monitorado, ainda que não apareçam efeitos colaterais, não ultrapasse 1 ano, máximo dois. E, MUITO DIFÍCIL não aparecer efeitos colaterais, já que em mais de 90% dos casos as crianças, especialmente os meninos, apresentam aumento considerável de prolactina, um hormonio feminino (usado nas mulheres logo que dão à luz, para que aumente o leite materno, entre outros efeitos). Este hormonio feminino, nos garotos, faz crescer os mamilos, provoca disfunção erétil. Além do aumento exagerado de peso (veja links ao final).

O que preocupa por demais é a questão do tempo de ingestão. O crescimentos dos mamilos, daqui um tempo; a alteração da libido, o sobrepeso. Há artigos de jovens que declaram "estar pensando como garotas" e está comprovado que é efeito colateral de anos de risperidona... há outros psicofármacos que também dão este efeito.
A prolactina em excesso está em 90% dos casos analisados. (Sobre Priapismo e Ginecomastia, deixo os links ao final)


O principal é tentar descobrir o que motiva a raiva infantil. Por vezes uma má qualidade no sono é o cerne de toda a questão. Outras vezes, o tipo de alimentação (ou as duas coisas juntas). Alimentos industrializados costumam ter muitos conservantes, corantes, espessantes, etc e tudo isto altera . Há vezes em que o bullying, a humilhação na escolinha, a sensação de rejeição, de exclusão, são a razão do comportamento agressivo. Uma criança "se defende" como pode ao ser criticada constantemente (o que pode estar acontecendo na escola).

Com relação à medicação, o que sugiro:
- procurar um terapeuta floral ou ir direto em uma farmácia de manipulaçao homeopática e adquirir o Rescue Remedy Kids. Este é um poderoso Floral de Bach, que tem auxiliado muitas crianças. Não produz interação com o psicotrópico (para quem toma), o que possibilidade tomar junto e ir diminuindo ou espaçando as doses da risperidona) e, se ele for muito nervoso e inquieto, um composto que podes pedir na farmácia de manipulação homeopática: Impatiens, Larch, White Chestnut e Wild Oat, tudo em um mesmo vidrinho de 30ml, diluído em água destilada (deixa na geladeira e dura 15 dias). Além de tomar as gotinhas 3 x ao dia, podes passar na parte interna dos pulsos, na nuca, atrás dos joelhos dele. Como não tem nenhum efeito colateral, podes administrar sem medo. Totalmente liberado pela ANVISA.
- procurar um homeopata ou fitoterapeuta, medicina antroposófica, terapias integrativas (todas aprovadas pelo Ministério da Saúde 
- conversar com o neuro pra que ele assessore esta diminuição gradativa, observando os efeitos das outras medicações.

Se quiseres tentar, fica a dica.
Felizes dias pra todos!!
Marise Jalowitzki
Educadora e Coordenadora de Desenvolvimento Humano
Grupo, Blog, Página e Livro TDAH Crianças que Desafiam


para quem quiser ler mais sobre o tema:
Por Marise Jalowitzki
- ou TDO - Transtorno Desafiador Opositor - Crianças geralmente costumam receber 'diagnóstico-múltiplo', onde mais de um 'transtorno' é 'identificado', além de TDAH.







Também pode ocorrer pelo uso de antidepressivos, tais como a fluoxetina (Prozac) e bupropion (Wellbutrin), bem como olanzapina (Zyprexa), outro antipsicótico

Indicado para tratar agressividade, impulsividade, hiperatividade, tdah, asperger e autismo, Risperidona é largamente usada no Brasil, sendo distribuída também gratuitamente pela rede pública (SUS). Seus efeitos colaterais nem sempre são esclarecidos aos pais. Em muitos países os processos se amontoam. Um rapaz nos EUA foi o primeiro a ser indenizado, por gynecomastia. Os casos onde as vítimas jovens passam por priapismo, ginecomastia, leukoderma e outros, muitas vezes definitivos, não são publicados no Brasil. No mínimo, não são facilmente encontrados pelo cidadão.
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/priaprismo-disfuncao-eretil-em-garoto.html





E mais:





E sobre o Rescue Remedy:




 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:

47 comentários:

  1. Olá, tenho um filho asperger. Psiquiatras já receita RAM risperidona, mas nunca dei. Motivo: meu filho foi diagnosticado aos sete anos de vida, até então, o que ele tinha era manha, quando se descobriu o autismo, então foi receitado este antipsicotico. Ele tem dez anos agora, mudei minha vida toda, mudei de cidade, de objetivos, tudo por ele, para melhora dele. Claro que sou mae sozinha, ne?
    Então, de uns tempos pra ca ele vem pedindo pra eu dar algo que acalme a mente dele, ele está sofrendo visivelmente. Meu irmão médico me acusa de irresponsabilidade, meu filho está pedindo ajuda... Mas não queria dar esses remédios. Vou em psicólogos (que aliás eu detesto todos) e psiquiatras (idem), os primeiros falam em não rotular (da boca pra fora) e os segundo em medicar. Muito desesperador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Dri, procura urgente um pediatra homeopata, que vai te ajudar bastante. Muitos homeopatas também são terapeutas florais. Há muitos relatos de mães que tiveram êxito apenas com o Rescue Remedy Kids. Caso as características de teu pequeno sejam severas, o homeopata pode, sim, até mesmo usar o princípio ativo da risperidona, só que em dosagens específicas para ele, por um tempo determinado, considerando peso, idade, etc. Os florais são adjuvantes preciosos, também, nos casos em que o psicotrópico seja realmente necessário (tempo determinado).
      Sim, teu pequeno deve estar sob sofrimento psíquico e, de tanto que o devem criticar - especialmente na escola - deve já estar convencido que precisa de medicação. Há florais também para a impaciencia e agressividade, como o Beech, o Impatiens.
      Melhorar a qualidade do sono, com chazinhos fitoterápicos (mulungu, erva-cidreira, folhas de maracujá) possibilitam que, no outro dia, ele esteja mais equlibrado.
      Faz isso, amiga, procura um homeopata. Nas próprias farmácias de manipulação homeopática eles podem te indicar um especialista nesta área.
      Daqui, fico torcendo pelo Êxito, Serenidade, Tranquilidade. Tudo vai dar certo!
      Bjs

      Excluir
    2. para tratar com mais acolhimento, também há tratamentos bem importantes que funcionam: Reiki, Yoga, Arterapia. Esta última é muuiittoo legal, pois a criança pode se expressar usando tintas em desenhos e o arteterapeuta vai estimulando para resultados benéficos. Força, querida!

      Excluir
    3. Dri, deixo também este link, que pode ajudar: Hiperatividade, Desatenção - Kit-sugestão
      http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/hiperatividade-desatencao-tdah-kit.html

      Excluir
    4. Oi Marise! Meu filho tem 3 anos, na escola os profissionais acerditam que ele seja hiperativo. A psicologa e a neuro tambem acreditam que seja hiperatividade. Ontem após sair da consulta com a neuro, ela receitou a risperidona. Após ler seu pós, resolvi não comprar, fui até a farmácia de manipulação e comprei o Rescue Remedy Kids e manipulei o Impatiens e as outras 3 substâncias que vc indica. Poderia me esclarer qual dosagem (quantidades de gotas e quantas vezes ao dia) do Rescue e do manipulado eu devo dar a ele? Obrigada!

      Excluir
    5. Querida Luciana, como ele tem três aninhos, o ideal é que a diluição aconteça em água destilada, para que possas aplicar 3 gotinhas sublinguais 2 a 3 vezes ao dia. Caso a diluição acontecer em álcool (não mais de 5%), tens de misturar as gotinhas em água, mexer bastante para que o álcool evapore.

      Para o composto com Impatiens, Beech, etc., a mesma quantidade/dosagem.

      O Rescue Remedy podes passar no interior dos bracinhos, nuca, tornozelos, na fronha do travesseirinho...

      Isto são apenas sugestões! Um terapeuta floral, ouvindo, vendo, conhecendo teu pequeno, vai poder avaliar melhor e indicar com precisão as melhores essencias.

      Também para ir ajustando, daqui um tempo.

      Na própria farmácia de manipulação homeopática costumam indicar especialistas próximos.

      Desejo tudo de bom a teu pequeno e a toda a família!!
      Bjs e Felicidades!

      Excluir
  2. meninas, obrigada. Meu filho tem muito de asperger, ansiedade, impaciencia, agressividade. Nao come quase nada, devido à sensibilidade olfativa e gustativa, tambem dorme pouco e de dia.. à noite fica acordado.. uma loucura. Eu dou fitoterapicos pra ele mas vou tentar homeopatia aqui em Sao luis (MA)... muito obrigada e fiquem com força e fé!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho também dormia pouco e acordava muito durante a noite. Pesquisei muito sobre a melatonina e falei com o médico dele que ne deu total alvará para dar. É totalmente natural, fitoterápico, e varios outros benefícios. Dou 3 mg la pela 9 da noite...15 minutos depois está dormindo. Tem agora um sono tranquilo e fica menos irritado durante o dia.

      Excluir
    2. Torcendo muito pra que dê tudo certo, Dri!! e que, com White Chestnut, por exemplo, um floral importante para auxiliar para uma melhor qualidade do sono, tudo pode ficar bem melhor!!!

      Bjs e Felicidades!

      Excluir
  3. fky 34, desejo que tudo continue melhorando cadavez mais!!

    Bks e Felicidades!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, meu filho de 5 anos foi diagnosticado com transtorno de ansiedade, junto com uma depressão, depois de muitos exames, acompanhamento psicológico 2 x por semana e também com um psiquiatra infantil, resolvemos dar por 2 meses fluoxetina, 10 gotas depois do almoço. Lendo sobre o que vc escreveu fiquei preocupada, esse tipo de floral passado acima serve para ele também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga Paula Renata! Importante consultar com um terapeuta floral.
      E conversa com o homeopata que receitou a fluoxetina! Ele pode alterar esta medicação por essencias florais. Só ler e pesquisar sobre.
      A resposta está aí!
      5 aninhos!
      Felicidades e Boas Decisões!

      Excluir
  5. Olá, sou a Ana. Em agosto minha filha foi diagnosticada com transtorno de ansiedade e TOC, com apenas seis anos. Em setembro começou terapia com psicólogo. Em dezembro às compulsões aumentaram muito e iniciou a Risperidona. Notei que no primeiro mês de uso ela melhorou muito, mas agora piorou e está muito agressiva, querendo, inclusive bater nas pessoas de casa. Já marquei retorno ao neurologista. Estou muito insatisfeita e preocupada com esse remédio. Vou tentar os florais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Ana. Lastimo que só esteja respondendo ao teu comentário agora, quase ao final do ano!!! Espero, mesmo, que tenhas encontrado um bom terapeuta floral e inciado um trtamento bem mais humanizado com tua amadinha!!!
      Seis aninhos e já com "diagnósticos" precipitados e drogas psiquiátricas!!
      Sim, estás no rumo certo!!
      (quanto à risperidona e todos os malefícios que traz em seu bojo, realmente, na maioria das vezes é assim mesmo: dá uma melhorada, depois piora consideravelmente...aí, o que os médicos alopatas fazem? intensificam a dose ou receitam mais outros psicotrópicos pra dar conjuntamente...o que só aumenta a bagunça!!)
      Querendo, contata através do e-mail marisejalowitzki@gmail.com

      Excluir
  6. Minha filha de 10 anos sempre teve um comportamento infantilizado pra idade dela,e com o passarela do tempo foi piorando,ela n faz nada na escola nem em casa,só quer saber de brincar,até levar ela no neurologista e ele dizer q ela n tem problemas neurológicos,e receitou ritalina e resperidona para hiperatividade e déficit de atenção,mas sei lá estou preocupada com esses remédios...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Priscila! Não entendi bem! O neurologista disse que não tem problema neurológicos, então, porque receitou logo a dobradinha ritalina - risperidona para tdah?
      Pelo tempo que já se passou, já estás dando estas drogas psiquiátricas pra ela? E já "conseguiu" o diagnóstico em uma única consulta?
      Sabia que isto conta inclusive com a negativa do Ministério da Saúde? Um diagnóstico de tdah só pode ser obtido depois de realizar todos os exames (inclusive o PAC - processamento auditivo central, fonoaudiológico, etc. para descartar todas as outras probabilidades.
      Se já estás administrando as drogas psiquiátricas, qual está sendo a reação?
      Ritalina não pode ser administrada para crianças agitadas (diz até na bula!). Então, creio que este médico tentou "fazer uma contrapartida" (olha a zorra que isto faz no cérebro de um serzinho em formação!!) receitou risperidona - que pode detonar - entre outros malefícios - com a libido dela, em um momento tão especial como é o início da puberdade!! Além de bagunçar (pode crescer rapidamente os seios, pode produzir leite, pode menstruar logo, etc.), ainda tem o risco do aumento de peso, que é uma quebra na autoestima de uma criança-quase-jovem!!
      Há pessoas que tem como característica o comportamento infantilizado (brincalhões, adoram fazer graça, acham graça em muita coisa). Uma terapia cognitivo-comportamental pode ajudar, mas há pessoas que ficaram famosas por explorar exatamente este lado!
      Há florais - especialmente os Florais de Bach - que podem dar resultados muito bons, em pouco tempo. Querendo, contata através do e-mail marisejalowitzki@gmail.com

      Excluir
  7. Olá, boa tarde! Meu filho desde os dois anos e meio tem crises nervosas e fica agressivo principalmente apos chamarmos sua atencao fica ancioso e rebelde principalmente nas palavras. Levei recentemente ele no neurologista e receitou 2 gotas de resperidona 3x no dia . o q posso fazer para ajuda-lo a lidar com suas emoções?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, leva a um pediatra homeopata. Independente de quantos anos ele tem hoje, tanto na homeopatia, como na fitoterapia (medicina antroposófica, medicina oriental), como nas terapias florais (Florais de Bach) há medicação específica para agressividade e impulsividade. No Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM há alguns exemplos de tratamento. Também prevê a mudança nas Relações Familiares. Procura neste blog um artigo intitulado "TDAH e Quadro de Tarefas" - ajuda muito a criança a se auto regular.
      Risperidona tem sérias consequencias em mais de 92% dos casos.

      Excluir
    2. E, caso queira, compareça a uma farmácia de manipulação homeopática e peça pelo Rescue Remedy Kids. Também peça a indicação de um homeopata ou terapeuta floral. Eles possuem a relação dos especialistas que prescrevem as receitas que eles preparam. Beijos e Bençãos, querida!

      Excluir
  8. Olá, eu tenho um filho de 3 anos e meio. Ele é bem ativo ( normal pra idade dele ) teimoso, desafiador , inquieto e nervoso. Entre outras coisas. Levei ao pediatra que me receitou o riss pra que ele surgisse melhor. Fui pesquisar e não gostei dos comentários. Decidi levar ao neuro que fez uma consulta e um eletro , no qual deu que ele é normal ( como eu esperava ) mas mesmo assim acabou recrutando o risperidon. 0,25ml durante 15 dias. 0,5ml mais 15 dias e depois 1ml durante 15 dias até retornar com o médico e ser feito outro diagnóstico. Comecei a dar no domingo. Hoje é quarta. Notei que ele está tendo muito sono. Normalmente não dormia durante a tarde e agora dorme. Também está falando um pouco mais mole. O comportamento até melhorou mas acabei de acompanhar os comentários dessa página e agora estou preocupada.
    Qual tipo de floral seria o ideal pra minha situação? Gostaria de substituir! Tenho medo de estar fazendo a coisa errada e piorar mais a situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem MUITA coisa pior acontecendo com os usuários deste veneno, Samyra! Pobrezinho! E o pior de tudo é que, daqui um tempo, apesar de aumentar e aumentar as doses, a teimosia e a inquietudoe vai voltar ao que era antes, se não mais forte ainda! Um pediatra homeopata ou um médico antroposófico (usa fitoterapia) vai ajudar grandemente. Muitos homeopatas também tem a formação em Florais de Bach e muitas crianças respondem maravilhosamente aos florais. Muitos relatos lá no Grupo TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM (grupo fechado no face). Sempre digo que o Rescue Remedy Kids é como se fosse o "portal de entrada". Compra, usa, procura o terapeuta. Nenhum efeito colateral danoso, nenhum controle (receita), totalmente liberado pela ANVISA. Há vários artigos publicados aqui no Blog sobre os Florais de Bach.
      Bjs e Bençãos!

      Excluir
  9. Tenho um filho de 3 anos e ele toma 1,5ml de Risperidona prescrito pelo neuro e não mudou nada, ele continua muito hiperativo. Muito agitado. Eu não sei o que eu faço. ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leva a um médico pediatra homeopata, Vanessa, ou a um terapeuta floral. Mesmo indo a uma farmácia de manipulação homeopática vais ter um atendimento. Vai lá e pede pra falar com o farmacêutico responsável (ele também tem a especialização em homeopatia e, talvez, também nos Florais de Bach), pois eles manipulam as receitas que recebem. Não sei há quanto tempo teu filhote está tomando risperidona, um veneno! Por isso, explica ao homeopata e pede uma medicação que pode ser administrada juntamente a esta droga psiquiátrica, pra que, gradativamente, possas ir retirando, promovendo o desmame.

      Risperidona tem vários efeitos colaterais bastante negativos (só digitar "risperidona" no botão de busca "search" que aparecem vários artigos.

      Importante ver um especialista das outras medicinas (homeopatia, antroposofia, medicina tradicional chinesa, que são medicinas que procuram a causa e não usam químicos que apenas mascaram os efeitos, piorando logo na primeira esquina!

      O Rescue Remedy Kids é um composto floral (o único composto pronto, dos Florais de Bach - todos os demais são feitos sob medida, ajustados ao caso individual) que trata a ansiedade, a agitação, o nervosismo. Fala pro homeopata sobre ele.

      Pode ser que a agressividade de teu filho tenha origem na alimentação inadequada (farinha branca, carne vermelha, leite animal, açúcar refinado, alimentos processados-industrializados), pode ser também que a qualidade do sono dele esteja ruim (pode dormir, mas tem de ver como é este sono (se se mexe, revira, range dentes, sua, etc.). Há vários artigos aqui no Blog sobre estes dois temas: Alimentação e SRB - Síndrome do Respirador Bucal.

      Desejo Felicidades, querida! Teu pequeno merece!

      Excluir
    2. Minha filha tem 8 anos e toma essa mesma dosagem achei muito alta por ser uma crianca de 3 anos. bjs

      Excluir
  10. Boa noite, o Rescue kids não está disponível em nenhuma farmácia homeopática do Rio de Janeiro . Liguei para mais de 8 e fui em 3, só em uma a atendente conhecia,as não tinha também. Onde podemos comprar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Rio de Janeiro conheço Edson Damiao - Psicopedagogo, Terapeuta Floral, Coach, Arteterapeuta, Practitioner em PNL - Especialista no atendimento infanto-juvenil de Distúrbios de Aprendizagem - Atende também via Skype - Fone: 21 98165-3906 - Rio de Janeiro - RJ (UERJ)

      Excluir
  11. Boa tarde. Não encontro o Rescue kids no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edson Damiao - Psicopedagogo, Terapeuta Floral, Coach, Arteterapeuta, Practitioner em PNL - Especialista no atendimento infanto-juvenil de Distúrbios de Aprendizagem - Atende também via Skype - Fone: 21 98165-3906 - Rio de Janeiro - RJ (UERJ)

      Excluir
  12. O neuro receitou o trofanil(risperidona) 10 mg ao meu filho ontem, após ler os relatos aqui estou desistindo de dar, meu filho é uma criança muito agitada, nervoso, dorme muito mal! Apenas 3 anos de idade! Qual composto vc me sugere? Vou hoje msm na farmácia homeopatia! Eu já Fiz tratamento com homeopatia e foi ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe, já se passou um tempo desde que escreveste tua msg. Já deves ter ido a um homeopata para ajudar teu filhote. Espero que esteja dando tudo certo! (Trofanil é um antidepressivo tricíclico e, segundo recomendação da FDA - Agêngia de regulação norteamericana, cujas diretrizes o Brasil segue - nem deve ser prescrito para crianças e-ou jovens menores de 18 anos!!! É mais uma aplicação off-label (fora da recomendação aprovada!!). Um crime! Peço que leia os artigos sobre SRB - Síndrome de Respiração Bucal, publicados neste blog, de autoria do Dr. Marcio Iwaí, para tratar do sono de teu querido filhote. Muito provavelmente esteja aí, no sono mal dormido, a maior causa da agitação e do nervosismo. Tem de tratar. E, juntamente, lê sobre o Rescue Remedy Kids, também neste Blog (só digitar no espaço ali à direita, no topo da página e dar um enter. Bjs

      Excluir
  13. Minha filha de 5 anos foi diagnosticada com tdah e a neuro receitou risperidona. 1 ml à noite. Fiquei com medo e dei 0.25 ml. Ela ficou muito sonolenta e capotou depois que durmiu e nem cristo acordava ela. Acordou meio dia do outro dia só. No segundo dia não dei a risperidona. Tem problema dar 1 dia só e não dar mais. Vou aguardar a opinião da pediatra e da psicóloga. Me ajudem?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com tudo que tua filhotinha já te mostrou, já sabes que psicotrópicos não são docinhos e que há outras medicinas que podem levar aos comportamentos desejados pelos adultos, sem dopar a criança. Procura um pediatra homeopata, um médico entroposófico, ou da medicina chinesa e administra medicação não invasiva. É o mínimo que a pequena merece!! Bjs

      Excluir
  14. meu filho tem 10 anos e é autista e TDAH está tomando o respiridon, está tranquilo , dormindo bem, mais estou preocupada, ele está c um testículo crescido, n sei se é efeito do remédio boa devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mamãe, procura um médico homeopata, ou um médico da medicina antroposófica (usa fitoterápicos) ou da medicina tradicional chinesa, que ainda inclui dicas importantes sobre dieta alimentar. Risperidona altera muito as questões hormonais e o testículo crescido pode ser, sim, um efeito colateral. Tem de realizar acompanhamento, amiga, e dificilmente este desmame de risperidona acontecerá com um e4specialista da medicina convencional (alopatia). Infelizmente, são raros os neuros e psiquiatras que atentam para as prescrições das outras medicinas. Entretanto, o próprio Ministério da Saúde recomenda o uso de outras medicações, sempre que possível. Há tanta prescrição certeira! Deixo algumas dicas:
      Massagem com óleo de camomila ou lavanda, antes de dormir.
      Realizar as massagens orientadas por Barras de Acess.

      Florais de Bach
      Para tratar a impulsividade, irritabilidade e nervosismo gerados pela impaciência, a essência Impatiens pode acalmar e estimular os pequenos a cumprir suas tarefas "sem pressão".
      Para combater o baixo rendimento, que pode ser reflexo da baixa auto-estima, a essência indicada é Larch, que atua para dissolver o sentimento de inferioridade e o medo do fracasso.
      Para rebeldia e agressividade, Agrimony, que desperta a serenidade, a forma mais tranquila de enfrentar as situações desafiadoras.
      Para um sono mais tranquilo - grande aliado na obtenção do equilíbrio cotidiano - White Chestnut.
      Para aumentar a concentração, Wild Oat.
      Pode usar todos eles em mesmo composto (vidrinho único).
      Procure um terapeuta floral (médico homeopata, naturólogo, medicina antroposófica, etc.) para efetuar um acompanhamento promissor!

      Excluir
  15. Boa noite,meu filho tem autismo faz uso de risperidona há 4 anos requerendo deichar d dar essa medicação pois está engordando muito,os mamilos estão cresedo ele só tem 11 anos me endique um floral.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os Florais (conheço bem os Florais de Bach) precisam ser indicados por um terapeuta floral (homeopata, medicina chinesa, medicina antroposófica, naturólogo) que vão avaliar teu pequeno (condições físicas, emocionais) e então prescrever aquele composto de essências que efetivamente são os apropriados para o caso dele. Ainda mais com todo este tempo de uso da droga psiquiátrica, já mostrando tantos efeitos colaterais. Não dá para retirar "assim de repente", tem de ser gradativo e devidamente monitorado pelo especialista. Abs

      Excluir
  16. Olá minha filha tinha 6 anos quando a escola me chamou pedindo para eu procurar um psicólogo,procurei ela tevi várias consultas no relatório da psicóloga minha filha estava precisando de regras que eu tivesse mais pulso com ela.Hoje ela tem sete anos de tanto a escola pedi eu procurei um neuro pediatra e na primeira consulta foi diagnósticada ser uma criança iperativa com DTAH e transtorno opositor desafiador.O que me deixou mais confusa e q o neuro não fez nenhuma avaliação nela só viu um relatório da escola e ouviu algumas coisas que eu disse e já de cara passou Ritalina 10mg e depois de 2 meses ele me passou Risperidona só que esse medicamento não vou dar não gostei do que li sobre ele e o uso da Ritalina não ajudou muito minha filha e outra não a reconheço mais esta sem paciência não obedece acha que tem q fazer as coisas do jeito que ela bem quer. Tem como um neuro pediatra diagnóstica uma criança só com base de um relatório e de algo que eu disse.Ele não tem q fazer alguns exames sei lá não estou satisfeita com isso eu acho que estraguei minha filha em vez de ajudar piorei mais a situação dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida mãe, a escola agora deve estar parando com a pressão... mesmo que não tenha alteração nenhuma no comportamento de tua pequena. Mas, agora, eles podem dizer a todos, incluindo os colegas (o que é péssimo para a autoestima dela), que ela "tem um transtorno mental".

      A maioria das escolas, sem o devido preparo, depositam tudo no diagnóstico e na medicação.

      Ritalina NÃO deve ser usada por quem é agitado ou ansioso, inquieto. Tá na bula (depois deixo um link sobre).

      Ela estar tomando Ritalina, receitado na primeira consulta, é um erro e mostra o quanto o médico sequer leu a bula do medicamento! É anfetamina (assim como a cocaína), embora esteja sendo largamente usada para nossas crianças. Esta medicação carece de monitoramento, acompanhamento e um tratamento, quando necessário, com tempo determinado. Senão, bagunça tudo!

      E, sim, no caso de tua filhinha, já está bagunçando a cabecinha dela, pois ela, "se precisa de regras" é porque é inquieta, deve estar andando pela sala, não presta atenção.

      A metodologia na escola é que deveria ser diferente, não apenas na base do "senta-e-escuta-e-copia). Criança saudável quer brincar, quer se divertir. Muitas precisam de mais tempo para se adequar ao "novo sistema", bem diferente do que tinha em casa. Escolas que usam ametodologia Waldorf ajudam muito. Também as Montessori e alguns projetos na rede pública, como o construtivismo, as escolas AMURT.

      Excluir
    2. Nenhum médico consciente e responsável emite um diagnóstico e prescreve medicação para TDAH numa primeira consulta. Ele precisa realizar exames, ouvir outros profissionais, tem de descartar as outras possibilidades, que podem ser inclusive dislexia, problemas de visão, sono inquieto. Em nossa família tivemos um querido que recebeu o diagnóstico do mesmo jeito (na primeira consulta) e a ritalina. A mãe não sossegou, procurou um médico holístico (tem vários: homeopatia, MTC - Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Antroposófica, etc.) e recebeu encaminhamento para oftalmo, onde foi constatado um desvio de visão. Teve de fazer cirurgia corretiva. Ele via tudo tortinho, o que o fazia demorar para copiar do quadro... tdah???

      Quanto à Risperidona, que bom que já leste a respeito. Ontem mesmo saiu uma nova reportagem sobre mais uma indenização milionária que a Johnson&Johnson vai ter de pagar por ter estragado a vida de mais uma criança-adolescente. Os pais não foram informados dos efeitos colaterais tão danosos, os termos específicos da bula não elucidaram, o médico não esclareceu e foi receitando sempre outros e novos medicamentos...

      Excluir
    3. O que sugiro:
      Primeiro - conversa muito com tua filhinha, tenta fazer com que ela não perca a confiança em ti. Se preciso, procura ajuda psicológica pras duas poderem ficar unidas.

      Segundo - procura uma outra escola, onde ela possa se sentir acolhida. Aqui no blog criei uma lista de escolas que as mães vão recomendando, à medida em que encontram um lugar onde seus filhos se sintam bem, respeitados.

      Terceiro - procura (pelo tempo que for necessário) um médico em que sentes confiança e respaldo. Trata-se da vida, do futuro de tua pequena. Alguns médicos da medicina convencional (alopatia) também são criteriosos quanto ao uso dos tarjados. E recomendam procurar os Florais, os homeopáticos, os fitoterápicos (sempre com orientação de um especialista na área), além de praticar esporte, caminhadas ao ar livre, dormir com o quarto escuro (pra produzir melatonina, um equilibrador emocional).

      Excluir
    4. Aqui no blog publiquei uma sugestão de massagem pras mamães fazer em seus filhotes antes de dormir. Relaxa e auxilia no sono.
      Também há artigos do Dr. Marcio Iwaí (dentista) com abordagens bem importantes de como tratar para que a criança respire bem, aumentando significativamente a qualidade da respiração e, consequentemente, a oxigenação do cérebro, o que, igualmente, melhora a concentração.
      Enfim, há muitas e muitas coisas que podem ajudar. Só digitar no topo da página, à direita, o nome do que queres ler, por ex.: digita Márcio Iwaí, vai aparecer os artigos dele. Digita Florais de Bach, vão aparecer posts sobre. Homeopatia, etc.
      Desejo TUDO de bom pra ti a pra tua pequena, querida mãe!!
      Gratidão pelo Amor que a ela dedicas!

      Excluir
    5. Sobre ritalina, sugiro a leitura: http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/08/quem-entende-ritalina-nao-e-para.html

      Excluir
    6. Fiz de teu comentário, mamãe, e de minhas sugestões e considerações, um artigo que denominei "Não reconheço mais minha filha". publicado neste mês de outubro aqui no blog. Compartilhei no nosso grupo no Facebook e a mamãe Leda deixou o seguinte comentário, que julgo pertinente que recebas:
      "Que dureza! Querida mãezinha, sei que parece clichê romântico, mas não há nada que sua filhinha precise que vocês não possam dar. O carinho do amor são o começo e o caminho para tudo. Requer paciência, persistência, auto controle e muitas vezes você vai se sentir impotente e até fracassada. Mas não desistam! Vale a pena! Vale muito a pena!"
      Bjs e Bençãos!

      Excluir
  17. Aqui já ouvi relato de pai que, ao perguntar ao médico se ele poderia dar um diagnóstico assim, só de olhar, na primeira consulta, recebeu como resposta: “quando eu recebo aqui uma pessoa com diarréia, não preciso de nenhum exame. É só receitar. Aqui é a mesma coisa!” ... Olha o desrespeito de uma resposta dessas! Tratar o cérebro como se fosse simples assim!

    ResponderExcluir
  18. Olá Marise. Ainda não temos um diagnóstico para o meu sobrinho. Hoje ele tem 8 anos e desde que me lembro já parecia ser diferente. Ele dificilmente brinca, quando chamamos ele não responde, mas ultimamente o que tem nôs preocupado bastante é que a intensidade com que ele lava as mãos aumentou muito e não pode se sentir sujo ou que alguma pessoa toque nele ou pegue algum alimento, ele fica nervoso e fala que a pessoa esta suja, tem crises de chorro e fica muito nervoso. em outros momentos ele faz algum atividade onde ele se suja com terra ou qualquer outra coisa e nem se importa. ele se afasta das pessoas de casa, não quer almoçar na mesa e por ele ficaria o dia todo sem comer. Quando algum mosquito pica ou quando rala o joelho, por exemplo, tem crises de chorro e agressividade que duram até 4 horas. também é desatento e não se interessa com quase nada. já consultamos pedagoga, psiquiatra e outros especialistas, mas sem definição ou alguma orientação de como contornar principalmente os momentos de crise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Aurora, se alguma providência não for tomada logo, este quadro tende a se intensificar, especialmente quando iniciar a puberdade. Deves ter notado que publico aqui o que médicos funcionais recomendam e que os psicotrópicos só são recomendados APÓS exauridas todas as demais alternativas de tratamento. O que a MTC - Medicina Tradicional Chinesa, assim como a Acupuntura, a Medicina Antroposófica, Homeopatia, e demais medicinas comentam é que o organismo dele está intoxicado, o que provoca inflamações que alteram o funcionamento, inclusive o neurológico.

      Quanto antes entrarem em contato com um médico funcional, melhor, para definir os alimentos que ele deve deixar e quais devem ser intensificados, bem como a suplementação vitamínica, como melhorar a qualidade do sono e todo o demais.

      Não será, de forma alguma, com pressão que ele irá reagir, nem com a química da droga psiquiátrica. Procura um médico funcional, um naturólogo, etc.

      E, já para ir providenciando algo de imediato, corta o açúcar refinado (aqui só usamos o mascavo, e pouco). Tenho uma publicação específica sobre os diferentes tipos de açúcar. Elimina também o leite animal e os laticínios derivados, os alimentos industrializados, refrigerantes, sucos de caixinha. Quanto mais natural a comida, melhor.Sol, exercícios físicos (que podem ser só caminhadas, passeios que podes fazer com ele).

      Isto de se sentir sujo e acreditar que os outros também estão-são tem indícios de TOC (transtorno obssessivo compulsivo) porém, repito, não será a "iniciação" com a droga psiquiátrica que irá tratar. É preciso avaliar todo o quadro, verificar o que está disfuncional. Um ortomolecular também pode dar esta orientação/prescrição.

      Tomar bastante água (filtro de cerâmica é o melhor), eliminar a farinha branca, comer muitos vegetais verde-escuros e frutas.

      Daqui, desejo o melhor para o amadinho e toda a família! Bjs

      Excluir
  19. O neuro passou esperidona gente confess9 que estou com medo de dar ao meu filho. Me ajudem

    ResponderExcluir