sexta-feira, 13 de julho de 2018

TDAH e Pais Esgotados





Por Marise Jalowitzki

Uma mãe envia várias mensagens, por vários meios, sobre a precariedade que seu filho está passando, aos 7 anos, sendo medicado desde os 5 com ritalina. A criança é agressiva, agitada. NUNCA deveria ter recebido ritalina. Pois diz na própria bula que não é para administrar nestes casos. Os pais estão esgotados e já não sabem mais o que fazer. O que respondi:
Gratidão pela confiança em compartilhar de sua situação familiar com teu pequeno. Pelo que deduzo, é filho único. E com uma adolescência se aproximando, quando o nível de testosterona chega a subir até 800%, é preciso sim, o quanto antes, que vocês retomem o leme desta situação. Bater não vai resolver, xingar e gritar com ele não vai resolver. Mas, deixar assim como está, também não vai resolver.
O Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM vai ajudar, sim, em muitas situações (já enviei os dados para, caso queira, adquirir diretamente comigo). Há um capítulo específico (além de todo o conteúdo em si) sobre a mudança das relações familiares. A nova atitude que vocês, pais, precisam adotar no dia a dia. No Blog publiquei dois artigos sobre Acordos (deixo os links ao final). Este conteúdo pode ser, inclusive, compartilhado com a psicóloga. Ela tem a formação cognitivo-comportamental? Pois é esta linha da psicologia que reorienta a criança para os comportamentos que a possibilitam ao convívio social amistoso.
E analisa se esta psicóloga está sendo realmente eficiente. Pois:
1º) Em dois anos de terapia o menino já deveria ter alguns avanços notórios.
2º) A terapia com uma criança precisa englobar também a terapia familiar, isto é, os pais precisam receber as suas sessões de atendimento em separado do filho e, depois, periodicamente, sessões onde os três (pai, mãe e filho), junto com a psicóloga, recebam em conjunto um atendimento (onde entram s acordos e acertos). No Livro, há toda uma especificação sobre um atendimento dado por uma famosa psicóloga norteamericana, onde a família (pai, mãe, filha) receberam atendmento e o resultado deu super certo. (O Caso de Joe).
3º) Vocês, pais, pelo menos, recebem retorno dela sobre o que está sendo tratado durante estes dois anos com o filho de vocês e quais os avanços (ou retrocessos) que ela percebe? Insisto na abordagem da psicóloga, que deve englobar práticas da especialidade cognitivo-comportamental, afim de obter resultados em tempo anteriormente aprazado -, e em uma terapia que abranja todo o círculo familiar.
Com relação à neurologista: a formação alopática (medicina convencional) alia praticamente sempre o atendimento presencial ao uso de medicação psicotrópica. Sendo teu filhote agitado, gritão, de choro fácil, a ritalina é totalmente desaconselhada (diz até na bula que não é indicada para criança agitadas ou nervosas, agressivas). Assim, olha quanto veneno anti-medicamentoso ele já ingeriu em seu cérebro novinho, em formação, com as paredes permeáveis, em dois anos de uso. Os demais (tofranil e depakene), seguem a mesma linha da filosofia psiquiátrica: tratar os efeitos, lidar com os comportamentos, sintomas, reações, ao invés da causa. A psicóloga ou a neurologista já conversaram com vocês sobre as possíveis causas desta revolta toda dele? Sim, pois nenhuma agressão acontece de forma gratuita. Toda agressão é, na verdade, uma reação de defesa. Do que, será, que, especificamente, o filhote de vocês está se defendendo? Onde ele se sente agredido, incompreenddo, desrespeitado, não aceito? ISTO é que precisa ser urgentemente detectado. Queridos pais, vocês estão fazendo tudo que entenderam ser o correto,até o momento. Mas, não é nessa medicina, com drogas psiquiátricas, que vocês vão encontrar os resultados que esperam. Como coloco sempre em praticamente todas as publicações, são as outras medicinas que podem oferecer retorno de CURA, não apenas lenitivos temporais para algumas reações (que só vão se afirmando). Assim, procurem um médico pediatra homeopata, um um médico da medicina antroposófica, ou da medicina tradicional chinesa, ou mesmo da medicina ayurvédica. Todos eles usam medicamentos que trabalham a Causa (homeopatia, Florais de Bach, fitoterápicos).
Não tentem retirar os psicotrópicos sem o acompanhamento de um destes médicos das outras mediciinas, pois o pequeno pode entrar em sofrimento psíquico, como efeito colateral. O desmame tem de ser gradativo e monitorado por um especialista. Espaçando as doses, até retirar, ao mesmo tempo em que ele recebe a medicação não invasiva, sem os perigos dos efeitos colaterais dos psicofármacos.
Também, há que rever toda a alimentação que ele recebe (retirar o mais possível os industrializados - salgadinhos, bolachinhas, refrigerantes, etc. - diminuir o mais possível o açúcar (substituir por açúcar demerara - o melhor - ou mascavo, ou, pelo menos, diminuir e substituir pelo açúcar cristal orgânico. Retirar leite animal, diminuir bastante a carne vermelha, incentivar o mais possível frutas e verduras. (Deixo links a seguir sobre tudo isto).
Desejo sinceramente que consigam, dentro do menor prazo possível, salvar seu filhote de um futuro conturbado e imprevisível. Louvo a atitude de vocês em procurar soluções de Saúde Integral. Desejo Felicidades, sempre! Marise
Links importantes de artigos publicados no Blog:
- Quadro de Acordos - que pode ser feito em uma sessão terapêutica, com a presença da psicóloga:
TDAH e Acordos - Quadro de Tarefas, Perdas e Recompensas
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/06/tdah-e-acordos-quadro-de-tarefas-perdas.html
- TDAH - A força do Não! - Porque se deve evitar
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/04/tdah-forca-do-nao.html
- TDAH - Carne vermelha, açúcar, alimentos industrializados e hiperatividade
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/tdah-carne-vermelha-acucar-alimentos.html
- Receita de 12 leites vegetais - http://acaopelosdireitosdosanimais.blogspot.com/2015/06/aprenda-12-receitas-de-leite-vegetal.html
- "Não tome Ritalina® se você sofre de ansiedade, tensão ou agitação... Diz na Bula - Ritalina não é para agitação ou ansiedade! http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/08/quem-entende-ritalina-nao-e-para.html
(e vários outros artigos no Blog TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM)
“É amplamente aceito que doenças como TDAH são geneticamente programadas, assim como a esquizofrenia e tantas outras. A verdade é o oposto. Nada é geneticamente programado.

PREDISPOSIÇÃO genética não é

PREDETERMINAÇÃO genética.”
Dr. Gabor Maté 
Físico, autor de Portland Society


Pela pertinência, incluo o comentário (e minha resposta) da psicóloga Cristiane Cerqueira:
Ressalto, como mãe de uma TDAH e Psicóloga com pacientes em TDAH, que não precisa ser Psicóloga com formação em cognitivo-comportamental, há outras abordagens que possibilitam não uma reorientação da criança e sim a compreensão das suas dificuldades e o desenvolvimento de potências de acordo com a criança, seu contexto familiar, educacional e cultural a que ela está inserida. Não sou contra a comportamental, mas já atendi diversos pacientes oriundos de comportamentais sem desenvolvimento nenhum no quadro, e hoje estão até sem medicação, só com terapias alternativas, como yoga, esportes, etc. E dieta e terapia com Psicóloga. E há muito conhecimento científico de psicanálise e outras abordagens com amplo sucesso em pacientes com TDAH.
O que respondi:
Concordo plenamente e vou inserir teu comentário no artigo, lá no Blog. Também penso e sinto assim. Ultimamente tem-se dado bastante ênfase à Psicologia Cognitivo-Comportamental, mas, sim, um bom profissional da Psicologia Tradicional é tão ou mais eficiente, depende do profissional, pois vai fundo na história do pequeno paciente-cliente, não apenas direciona para os comportamentos desejados. Coloco este mesmo parecer em meu Livro. Gratidão pela participação.


 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário