quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TDAH - Quando o adolescente chora e pede para não tomar mais a ritalina






TDAH - Quando o adolescente chora e pede para não tomar mais a ritalina



Por Marise Jalowitzki
21.janeiro.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/01/tdah-quando-o-adolescente-chora-e-pede.html

Ainda sob impacto. 
O que você faria de soubesse que uma filha de 14 anos chora e pede pra mãe não tomar mais ritalina (que toma desde os 10, porque era "agitada" na aula)? nunca fez eletrocardiograma depois de iniciar o tratamento... e, em nova consulta médica, outro neuro acrescenta imipramina pra depressão? e a filha já está se automutilando na escola, falando que quer morrer, que vai se matar? 
Felizmente, a mãe entrou em contato, solicitando ajuda.
Tivemos dois longos contatos, já. 
Deixei várias dicas.
Agora é com a mãe. E a filha. E o pai. E a escola. E a psicóloga.
E talvez trocar o neuro. OU O TIPO DE TRATAMENTO.
Enviando boas vibrações para toda a família.
A vida é muito curta para que nos deixemos ficar presos aos dogmas impostos pelo socialmente instituído!
Hora de rebentar as amarras de tantas convenções e permitir que o Amor e a Compreensão aflorem!

Transcrevo o que trocamos:

"Bom dia, lendo um artigo seu despertou-me a curiosidade de lhe escrever, minha filha tem 14 anos e mais ou menos 5 anos foi diagnosticada com TDAH desde entao ela toma ritalina de 10mg so que esse medicamento a coloca mais agitada, ja informei isso ao neuro que ela faz tratamento, ha alguns meses atras ela deu uma crise depressiva  e o neuro que a atende estava de ferias, levei-a em outro e ele incluiu a imipramina, agora ela esta fazendo acompanhamento com uma psicologa, mas percebo que tem dias ela ainda fica muito deprimida, e no contesto acho que toma muito remedio pela idade dela, Hoje a levei no neuro que a acompanha e ele disse para nao continuar com a imipramina so com a ritalina e com uso direto,  o que vc me orienta a fazer?"

Amiga
Caso queiras, complementa estas questões:
- Quais foram os sintomas que a levaram a receber o diagnóstico de TDAH há 5 anos?
- É o mesmo neurologista que a atende desde então?
- O que mudou no comportamento dela desde o início do tratamento com este psicotrópico?
- Como foi a crise de depressão e quanto tempo durou? O que ela fez-comentou?
- O que tua filha, agora com quase 15 anos, opina sobre tomar o psicofármaco?
Longe de mim 'opinar' sobre a decisão do especialista.
Posso deixar alguns dados em decorrência de minhas pesquisas sobre fatos que não são tão divulgados por aqui.
Abraços



Querida, antes de iniciarmos nosso colóquio, quero deixar os parabéns a ti que, como mãe amorosa, estás a buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida de tua filhota. Algumas mães já jogaram a toalha e esperam "o futuro" tomar conta. Só que depois quando um mal maior acontece, choram e se desesperam. 
Outras, continuam na batalha, como tu. Bençãos por isto!

Tua filha está a pedir socorro. Cabe a ti consultar teu coração para tomar uma decisão corajosa, que é procurar um neuropediatra homeopata e trocar estes medicamentos. Eles são a causa destes pensamentos de auto-mutilação e mesmo pensamentos suicidas e podem levar a situações extremas, sim.
Não sei qual o artigo que leste. Há vários outros que posso enviar o link, sobre temas atinentes ao que tua querida filhota apresenta.
No caso de procurares um homeopata, o que é BEM importante, já que ela toma psicotrópicos há vários anos, ele irá receitando outras homeopatias e reduzindo gradativamente os alopáticos. 

Ritalina
A Ritalina, assim como o Concerta, não pode ser cortada ao meio (o comprimido). O que costuma acontecer é ir aumentando o intervalo entre as dosagens. Em paralelo, homeopatias para concentração vão sendo administradas em conjunto. (Concerta é totalmente proibido cortar em partes, tem de ser engulido inteiro).
Ritalina NÃO é indicada para crianças-adolescentes agitadas, não é indicada para nervosismo ou ansiedade, apenas ajuda a focar por algumas horas, enquanto o metilfenidato age no cérebro. E os riscos podem ser gravíssimos. 

Tua Filha está realizando periodicamente um ECG - Eletrocardiograma? Pois há vários casos (incluindo morte) onde os pais nada sabiam a respeito e o(s) pequeno(s) simplesmente caíram em meio a um jogo ou brincadeira e, na autópsia, o coração erá maior do que o de um adulto. Querendo, tenho os links sobre. Também relato isto no Livro "TDAH Crianças que Desafiam".

Muitos especialistas declaram que o uso de psicotrópicos, em casos reconhecidamente graves, não deve ultrapassar 1 ano, máximo dois anos, sempre monitorando.

Imipramina
Quanto à imipramina, ela nem deveria estar tomando, receita que nem deveria existir, pois os antidepressivos tricíclicos não são liberados para crianças, especialmente para casos diagnosticados como TDAH. 
A FDA (Foods and Drugs Agency - Agencia Reguladora de Alimentos e Drogas dos EUA) e o NIMH - National Institute of Mental Heath - Instituto Nacional de Saúde Mental, orgãos cujas diretrizes o Brasil segue, não liberam este psicofármaco para crianças, somente a partir dos 18 anos.
O uso é "off-label" - "fora-de-rótulo", ou seja, está sendo receitado para indicações não aprovadas por ocasião da autorização de comercialização.

Esta orientação (de não receitar antidepressivos tricíclicos para crianças) não vem sendo seguida por muitos médicos brasileiros, ou por desconhecimento ou imperícia mesmo!
Antidepressivos tricíclicos são denunciados todos os dias como uma das maiores causas de suicídio, especialmente entre jovens.Suicídio é a 3ª causa de morte entre adolescentes e jovens.

A maioria dos psicofármacos começa funcionando bem. Depois de um determinado tempo, volta ao que era antes, ou piora, ou aparecem outras complicações (que os médicos chamam de comorbidades). São, na verdade, efeitos colaterais dos medicamentos. Eles tem TANTA contraindicação que os médicos, por vezes, nem sabem tudo e, aí, receitam um que interage com o outro, mais a alimentação indevida e a zorra está feita.

Cabe aos pais tomar a decisão de continuar administrando.

Tela do artista e amigo Santosh - San Dihr, da ìndia - Family


Mudança de Dieta
Bebidas, retirar ao máximo os refrigerantes e sucos de caixinha.
Na alimentação, retirar os farináceos, todos os produtos industrializados, aumentar pra caramba o uso de frutas e verduras, usar leites vegetais (tenho um link com várias receitas) em lugar do leite de origem animal, suprimir (ou, pelo menos, diminuir) a carne vermelha = tudo isso ajuda para diminuir a agitação, o nervosismo, a ansiedade.
Usar castanhas, tâmaras e cacau in natura (sem açúcar), ginkgo biloba, ginseng = para aumentar a concentração.

E tem os Florais de Bach, maravilhosos, que dão efeitos importantes e, para muitos adolescentes, bem rapidamente. Não sei se já leste a respeito. Tenho alguns links que explicam tudo direitinho. Os Florais de Bach (e todos os outros florais) não possuem qualquer contra-indicação, podem ser administrados junto aos alopáticos, totalmente liberados pela ANVISA. O "Portal de Entrada" é sempre o Rescue Remedy, o Floral das Emergências e pode ser pedido em qualquer farmácia de manipulação homeopática.

Conversa com a psicóloga, seriamente. Diz da tua intenção de mudar de neuro e diz que queres contar com o auxílio-parceria dela. 

Para nos situarmos um tanto mais nas questões, enumerei e coloquei o teu parecer logo após. 

1 - Quais foram os sintomas que a levaram a receber o diagnóstico de TDAH há 5 anos?
"o sintomas na epoca era a distração, a dificuldade de aprendizagem ( aprendia hj e em poucos dias nao lembrava mais como se fazia) , a dificuldade de concluir tarefas mesmo as mais simples, a agitação."


2 - É o mesmo neurologista que a atende desde então?

"Nao, quando ela teve a crise ele estava de ferias ai precisei levar em outro."



3 - O que mudou no comportamento dela desde o início do tratamento com este psicotrópico?
"Apos o inicio da Ritalina ela obteve mais concentracao, melhorou a agitaçao ( tem dia que fica ansiosa, fala muito fica agitada)."

4 - Como foi a crise de depressão e quanto tempo durou? O que ela fez-comentou?

"Ela teve uma briga com o pai e se cortou na escola, a crise durou mais ou menos uma semana, mas depois disso tinha dias que so chorava, comia pouco outros dias comia muito e so chorava, falava que queria morrer,"



5 - O que tua filha, agora com 15 anos, opina sobre tomar o psicofármaco?

"Ela chora por saber que precisa tomar remedio, pois hj ela toma a Ritalina, ainda esta tomando a Imipramina e foi diagnosticada com um cisto ai toma o anti concepcional,
Hoje ela faz acompanhamento com uma psicologa e disse que essa é melhor que a outra que ela fez o tratamento logo no inicio."

"Bom dia Marise, muito obrigada pela sua atencao, o artigo que li foi compromisso consciente - TDAH IMIPRAMINA, ai dispertou-me o interesse em pedir-lhe ajuda, estarei conversando com a psicologa dela e levando-a a uma medicina alternativa. Em minha cidade existe esse tratamento  com homeopatia. Vou procurar um profissional, sim, é mais seguro, mesmo meu coracao tendo certeza que faria o melhor por ela. Em relacao aos links gostaria sim de recebe-los, o da alimentacao, atinentes e se tiver mais algum que vc entenda que pode me ajudar agradeço, interessante que nenhum dos dois neuro que ela passou pediu novamente o ECG, ela so fez no inicio do tratamento, li tambem que ela deve fazer exame de sangue regularmente mas nao entendi vc saberia me explicar?
Fico feliz por saber que existem pessoas como vc para nos ajudar.
Um abraço."



É preciso coragem para mudar, mas, tenho certeza de que, caso consigas conversar direta e francamente com tua pequena, dizer de tuas intenções em atender o pedido dela de sair da medicação, ir avaliando como ficam as homeopatias e florais (há também uns fitoterápicos, também livres de controle, que compra em lojas de produtos naturais - geralmente identificados para Ansiedade - um composto com kawa-kawa, erva-cidreira, maracujá, em comprimidos). Cuidar da alimentação e continuar com a terapia, MUITA coisa vai melhorar. As relações familiares também precisam passar por um ajuste, que será mais fácil quando todos entenderem melhor o que são estes sintomas. Há orientações pontuais nos artigos e  Livro. 
Aguardo e torço pelo melhor!

Abraços

Deixo alguns links:
Este primeiro considero importante que já possas introduzir, independente da homeopatia, sem mexer nos demais. Lê e faz o que teu coração diz.


TDAH - Carne vermelha, açúcar, alimentos industrializados e hiperatividade - Nutrição e Saúde Mental - http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/tdah-carne-vermelha-acucar-alimentos.html

Dieta especial ajuda portadores de TDAH, Autismo e outros distúrbios de comportamento - assista tambem ao video -http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/dieta-especial-ajuda-portadores-de-tdah.html

TDAH - Ritalina, uma perigosa "facilidade" para os pais (importante declaração do psiquiatra Ranna) - http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/10/ritalina-uma-perigosa-facilidade-para.html
TDAH - Metilfenidato é Schedulle II - Mesma Classificação que a cocaína - Segundo a Classificação de Drogas dos EUA, que o Brasil segue - http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/10/tdah-metilfenidato-e-schedulle-ii.html



À medida que for lembrando de mais algum, envio.
Querendo, depois me envia como vão as coisas.
Desejando o melhor, sempre, especialmente para tua pequena!
Bençãos e Alegrias!




"A clomipramina pode dar taquicardia e prolongamento do intervalo QT. Foram descritos casos de morte repentina em idade evolutiva após o uso de outros tricíclicos (desipramina e imipramina).

Especificamente, acerca do uso da imipramina no tratamento da desordem de atenção primária/hiperatividade, o FDA (Órgão americano de regulamentação de fármacos e de alimentos), não aprovou o seu emprego para uso em crianças.



Para ler este artigo na íntegra, clique

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/o-lucas-tem-acordado-meio-confuso.html


Que nossos pequenos possam viver a Vida que vieram para viver, ditada por Aquele que Nos Fez!


E mais:

" O que é importante notar aqui é que Matthew
não tinha qualquer condição cardíaca
pré-existente ou defeito."
 (
Heather Smith - Pai de Matthew)

Protocolo de Autópsia - Morte do Menino Matthew devido ao uso prolongado de Ritalina

Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/11/protocolo-de-autopsia-morte-do-menino.html
















Déficit de Atenção e Hiperatividade -
TDAH e o uso de psicotrópicos,
incluindo o metilfenidato

Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-suicidio-e-auto-mutilacao-podem.html 





"Não tome Ritalina® se você 
sofre de ansiedade, tensão ou 
agitação...  

Quem entende? Diz na Bula - Ritalina não é para agitação ou ansiedade!

Segundo resultados de uma pesquisa publicada em maio de 2013, nos EUA, nove em cada dez médicos receitam psicotrópicos para crianças logo na primeira consulta. 
Por Marise Jalowitzki




Pais, exijam todas as informações e
exames necessários antes de medicar
seus filhos! 
Ritalina não pode ser usado por quem tem problemas cardíacos
Por Marise Jalowitzki
Publicado neste blog em 16.setembro.2014  - incluindo texto transcrito do Livro TDAH Crianças que Desafiam (*)
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/09/ritalina-nao-pode-ser-usado-por-quem.html





Florais ampliam sua utilização, pela eficácia!










Por Marise Jalowitzki
05.março.2015
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/tdah-e-florais.html





 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

blogs:
www.marisejalowitzki.blogspot.com.br 

LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade





Nenhum comentário:

Postar um comentário