terça-feira, 3 de setembro de 2019

A Importância da Dieta - Jovem fica cego por usar dieta restrita a batatas fritas, o que provocou desnutrição aguda

Para acostumar os pequenos, não adianta forçar, tem de introduzir aos poucos a alimentação saudável, servindo de modelo e exemplo. Uma das maneiras mais efetivas é incentivar a fazer a comida. As crianças adoram.

03.setembro.2019
Tema alimentação, muitíssimas vezes abordado na Página. no Grupo, no Blog e no livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM.
Mães PRECISAM monitorar a dieta de seus filhotes!Já ouvi muitas mães dizer "Ele não gosta de comer verduras, frutas..., "ele é louco por refrigerante"... "ele só quer saber de batas fritas e cachorro quente..."
Pois é, adolescente de 17 anos ficou cego por ter alimentação restrita a batatas fritas, Pringles e outras porcarias. A perda da visão é irreparável.
"A dieta dele era basicamente uma porção diária de batata frita de uma lanchonete de Fish and Chips (peixe frito com batata frita, prato típico do Reino Unido). Ele também costumava lanchar batatas (ultraprocessadas) - Pringles -, às vezes pedaços de pão branco e, de vez em quando, presunto ou salsicha. Nada de frutas, legumes ou verduras", conta a médica Denize Atan, que cuidou do jovem no hospital.
O adolescente de Bristol, no Reino Unido, que não pode ser identificado, procurou um médico aos 14 anos porque estava se sentindo indisposto e cansado.
Na ocasião, foi diagnosticado com deficiência de vitamina B12 e precisou tomar suplementos, mas não seguiu o tratamento; tampouco melhorou a dieta pobre em nutrientes.
Três anos depois, ele foi levado ao Bristol Eye Hospital, especializado em oftalmologia, devido à perda progressiva da visão, informou a revista científica Annals of Internal Medicine.
O rapaz apresentou déficit severo de várias vitaminas, sendo as principais a vitamina D e B12, além de alguns outros minerais importantes - como cobre e selênio.
Ele vai conseguir continuar andando pois tem visão periférica, mas o centro do olho foi prejudicado, o que dificulta sobremaneira ler, assistir tv, jogar, dirigir e todo o demais que exige foco. O nome desta doença [rara] é neuropatia óptica funcional e, se tratada precocemente, o quadro pode ser revertido.
Exemplo dos pais
Muitas mamães se dispõem a enfeitar pratos, apresentar a comida saudável aos poucos, deixá-la apetitosa também aos olhos! E, principalmente, ter a mesma dieta também em casa.
Para acostumar os pequenos, não adianta forçar, tem de introduzir aos poucos a alimentação saudável, servindo de modelo e exemplo. Uma das maneiras mais efetivas é incentivar a fazer a comida. As crianças adoram.
Cuidar é, muitas vezes, interferir!! Procurar ajuda! Mostrar outras alternativas. Cozinhar de jeitos diferentes. O restante da família também deve utilizar a mesma dieta oferecida ao filhote. Não adianta dar 'conselhos' e oferecer alimentos saudáveis, enquanto os adultos se alimentam mal. Pais servem de modelo e exemplo, sempre!
Para os veganos atentos (e todos, independente da dieta, deveriam fazer o mesmo) os exames de sangue periódicos são uma práxis, para verificar o nível de B12, D e outros.
"A levedura nutricional (fungo que é rico em proteína) é uma maneira de adicionar vitamina B12 à sua dieta. As fontes de vitamina B12 para veganos incluem: cereais matinais enriquecidos com B12; bebidas à base de soja sem açúcar enriquecidas com vitamina B12; extrato de levedura, que é enriquecido com vitamina B12." - recomenda Denize Atan, médica que cuidou do rapaz.
Aqui em casa comemos MUITA verdura e fruta, sempre comida caseira, tomamos sol (principal fonte de vitamina D) e suplementamos com B12.
Serviram de fonte:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-49562272 e Revista Científica Annals of Internal Medicine
Mais sobre alimentação:

Hiperatividade - Causa está na mesa, adverte psiquiatra. Nutrição no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade: um aspecto negligenciado, mas importante. Opções saudáveis - arroz, brócolis, feijão, tomates, alface e bifinhos de grão de bico. 

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/09/tdah-carne-vermelha-acucar-alimentos.html

Philippe Grandjean










De um modo geral, todos sabemos a resposta:
quanto mais ignorante a população, quanto mais seduzida
por outros chamamentos, mais manipulada será.




http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/03/por-que-grande-midia-nao-divulga-certas.html











 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário