sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Homeopatia para tratamento de TDAH

"Na consulta eu procuro sempre investigar e orientar sobre dieta, estilo de vida, ambiente e dinâmica familiar, essas intervenções podem ser extremamente benéficas. O apoio psicológico é essencial tanto para a criança quanto para os pais, quer se trate de um contexto formal, como de Terapia Comportamental ou de Formação Neurolinguística, quer informalmente com um grupo de apoio."



Por Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco
excerto do artigo original publicado neste blog em 14.dezembro.2018
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2018/12/homeopatia-para-tratamento-de-tdah.html 

"A droga metilfenidato (Ritalina e Concerta) é da família das anfetaminas, um estimulante do sistema nervoso central, atua aumentando a concentração da Dopamina (neurotransmissor associado ao prazer) entre os neurônios (sinapses), mas faz isso de forma e em níveis não fisiológicos, pode trazer dependência química, pois é da mesma família da Cocaína, considerada um narcótico pela Drug Enforcement Administration (órgão da Polícia Federal do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos. 

O Metilfenidato é vendido com o objetivo de melhorar a concentração, diminuir o cansaço e tornar o indivíduo capaz de acumular mais informações em menos tempo. É necessário cautela no consumo de Metilfenidato pela criança, pois seu organismo ainda está em fase de maturação. É primordial ter cuidado e ser criterioso na indicação da Ritalina. O Brasil é o segundo consumidor de Metilfenidato do mundo, atrás somente dos Estados Unidos.

Alguns Médicos Psiquiatras defendem que se a criança com diagnóstico de TDAH não tomar o metilfenidato ela se tornará um delinquente. O que não é verdade. Nenhuma pesquisa comprovou até hoje está afirmação. Na verdade não existe comprovação de que a Ritalina realmente funcione, de que ela cure e resolva o problema do Déficit de Atenção e Hiperatividade. O que a Ritalina faz é simplesmente dopar a criança, e nenhum estudo garantiu  segurança da droga para estas crianças a longo prazo.

Ritalina, mesma classificação que a cocaína
As reações adversas da Ritalina estão em todo organismo e, no sistema nervoso central, são inúmeras: surtos de insônia, sonolência, piora da atenção e da cognição, surtos psicóticos, alucinações, cefaleias, tontura, efeito zombie like (a pessoa fica quimicamente contida em si mesma) e, o mais grave, aumentam o risco de cometer suicídio. Todos esses dados estão registrados no Food and Drug Administration – FDA. Além disso, no sistema cardiovascular, pode causar hipertensão, taquicardia, arritmia, boca seca, até parada cardíaca. Interfere na hipófise. Altera secreção de hormônios sexuais, diminui a secreção do hormônio do crescimento, logo, a criança fica com a estatura final reduzida. Essa droga age no peso, tira o apetite.(...)

A homeopatia procura tratar cada criança de forma única e individual. Não há Ritalina homeopática. O remédio deve refletir tudo sobre a criança. Uma história detalhada é fundamental para a correta escolha do remédio.


A homeopatia considera cada fator, desde o componente genético até causas específicas possíveis. O objetivo do tratamento é estimular a cura no nível mais profundo e permitir um retorno suave à saúde. A Ritalina e drogas relacionadas podem agir suprimindo os sintomas. Uma queixa comum é que as crianças que utilizam Ritalina sentem-se e agem dopadas, e perdem o lado bom de sua hiperatividade.Existe um lado positivo, que pretendemos manter com a homeopatia. É tão importante nutrir o espírito criativo, a imaginação, a energia e a curiosidade que essas crianças muitas vezes mostram como também é necessário remover os padrões de comportamento inaceitáveis. O tratamento homeopático equilibra essas qualidades, para que a criança possa realizar seu verdadeiro potencial. A Ritalina pode impedir que isso aconteça.

Na consulta eu procuro sempre investigar e orientar sobre dieta, estilo de vida, ambiente e dinâmica familiar, essas intervenções podem ser extremamente benéficas. O apoio psicológico é essencial tanto para a criança quanto para os pais, quer se trate de um contexto formal, como de Terapia Comportamental ou de Formação Neurolingüística, quer informalmente com um grupo de apoio.

A Homeopatia visa oferecer uma cura suave e segura, e pode ser combinada com outras terapias e tratamentos. Eu utilizo frequentemente mesmo quando a criança está em uso de Ritalina. À medida que a criança melhora, a dose de Ritalina pode ser reduzida e gradualmente e até retirada, com o conhecimento e acompanhamento em paralelo dos outros profissionais de saúde envolvidos.

A Homeopatia pode ser uma alternativa  segura e eficaz de tratar problemas comportamentais em adultos e crianças. Pode ser combinado com outros tratamentos, convencionais ou não, conforme necessidade. A mudança pode ser muito positiva e trazer benefícios para a criança, pais, família, escola e grupo social."


  Prof. Dr. Lucas Franco Pacheco, Médico com título de especialista em Homeopatia pela AMHB-AMB.
site: www.doutorlucashomeopatia.com.br
Atende em:
Pouso Alegre - MG: (35) 98801 9501 (Whatsapp) ou (35) 3421 5955
Amparo - SP: (19) 3807 4983 ou (19) 3808 3155



Para ler este artigo na íntegra, clique em: http://doutorlucashomeopatia.com.br/2017/03/27/homeopatia-e-tdah-deficit-de-atencao-e-hiperatividade/?fbclid=IwAR1v2H5XUasgqfdpoS0913jCWG8c-Aer5eOswjHpgSlXGtyiQhSnwz2FngQ 





Nenhum comentário:

Postar um comentário