terça-feira, 9 de outubro de 2018

TDAH e a remoção de adenóides e amígdalas






Por Márcio Iwaí
09.outubro.2018
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2018/10/tdah-e-remocao-de-adenoides-e-amigdalas.html
Remover adenóides e amígdalas na maioria das vezes não é a solução. Elas são parte do sistema imunológico, uma da via nasal e a outra da bucal, respectivamente e agem na defesa. Removê-las só estão retirando a consequência e não a causa. Quem remove as amígdalas irá continuar com problemas, só que agora na faringe. Remoção de adenóides se torna imprescindível apenas quando o quadro está muito comprometido. 
O que é necessário é realizar um trabalho de reeducação muscular para fazer o nariz e a boca funcionarem de forma adequada. Desvio de septo e ou inflamação de cornetos da via nasal precisam ser tratados, caso haja necessidade.
Hábitos parafuncionais da musculatura podem provocar um mau hábito de respirar pela boca, que consequentemente provocará inflamação de adenóides, o que irá dificultar mais ainda quando a criança quiser respirar pelo nariz, pois na respiração bucal o ar entra frio, sujo e seco.
Respirar pelo nariz pode ter um ganho de até 30% de oxigênio em comparação à respiração bucal e o cérebro que é o órgão mais importante do nosso corpo necessita disso pra funcionar melhor. 
Faça uma caminhada respirando pela boca e depois faça a mesma caminhada respirando pelo nariz e veja a diferença. 

O sono do respirador bucal não é reparador, pois é muito agitado e tem diversos despertares e durante o dia a criança briga pra não dormir, a concentração e memória vão estar afetadas. A maioria dos profissionais não estão levando em conta o respirador bucal e estão diagnosticando o TDAH precocemente.

Márcio Iwaí é cirurgião dentista, com curso avançado em Ortodontia Miofuncional
Rua João de Deus, 476
Tel 3591-8538 - Osasco - SP


Mais, do mesmo autor, neste blog:

2 comentários:

  1. Hola Marise, mil gracias por tus publicaciones. Mi hijo fue diagnosticado con TDAH combinado con hiperactividad hace 3 años y el 10/10/2018 le quitaron las amígdalas y las adenoides, veo con preocupación que sus síntomas han aumentado en lugar de disminuir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Si, verdaderamente triste que las hagan quitado! Muchas madres y padres simplemente no conocen las consecuencias y los medicos nada informan. Ahora, querida madre, lo que tiene que ser hecho es recurir a las otras medicinas para tratar de reforzar la imunidad! Bendiciones!

      Excluir