terça-feira, 24 de abril de 2018

Suicídio entre jovens - Dois garotos do Colégio Bandeirantes em São Paulo se suicidam no espaço de uma semana

Três casos recentes de suicídio de estudantes em colégios particulares de São Paulo geraram debates nas redes sociais nas últimas semanas e preocuparam os pais. Em pouco mais de dez dias, dois alunos do ensino médio do Bandeirantes, um dos mais tradicionais da cidade, se suicidaram dentro de suas casas.
Sobre os dois suicídios acontecidos no espaço de um semana no Colégio Bandeirantes em São Paulo.
Uma amiga contata para comunicar: "acabei de assistir um depoimento de uma ex aluna do colégio Bandeirantes de São Paulo, onde 2 alunos se suicidaram nesta semana e ela fala sobre o incentivo do uso da Ritalina pela exigência exagerada dos alunos." E então? Vamos comentar sobre isso?
A pressão, as exigências, os julgamentos de professores, colegas e, porque não dizer, também dos pais, está, sim, angustiando por demais crianças e adolescentes. Terceira maior causa de mortes entre jovens no mundo, trágico e triste tema! Há poucos dias mencionei sobre a morte de um garoto brasileironos EUA (a família mora lá) que se suicidou e a preocupação de que ele tomasse psicotrópicos, já que a primeira declaração da mãe foi de que ele era depressivo.
"Para a psicóloga Karen Sacavacini, cofundadora do instituto Vita Alere de Prevenção do Suicídio, criar tais espaços de conversa é essencial: — Deixar de abordar o assunto seria a pior coisa que um colégio poderia fazer em um momento como este – diz Karen."
E os pais e mães, estão preparados para discutir este tema? Como tenho contatado com pais que chegam desesperados por estar "fazendo de tudo" pra que ele "se dê bem na vida", mas ele "nem se importa". E vamos apelando para as drogas psiquiátricas, como se "Inteligência Cognitiva" fosse sinônimo de Felicidades. Nunca foi, nem nunca será. E o que a criança REALMENTE pensa, sente, quer, almeja, isto está sendo ouvido??? O que é Sucesso? O que é "se dar bem"? Até quando vamos obrigar nossos jovens a vestir máscaras que eles, absolutamente, não querem, não estão preparados, não sentem que tem qualquer serventia? E COMO fazer para AJUDAR, efetivamente, os pequenos a crescer enfrentando os desafios que a maldade, ou o despreparo humanos está lhes impondo? Os índices mostram o som ensurdecedor dos que pedem socorro e não são ouvidos! Entre 2000 2 2015, os índices aumentaram 65% entre adolescentes entre 10 e 14 anos e 45% entre jovens de 15 a 19 anos, índices superiores à alta de 40% na média da população.
Marise Jalowitzki - Mãe, avó, cidadã - Educadora, escritora, especialista em Desenvolvimento Humano - TDAH CRIANÇAS QUE4 DESAFIAM - Livro, Blog, Grupo e Página
Vários artigos já publiquei nos blogs, dou destaque ao tema também no Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM - Querendo, leia mais sobre o tema:


Déficit de Atenção e Hiperatividade -
TDAH e o uso de psicotrópicos,
incluindo o metilfenidato

Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/05/tdah-suicidio-e-auto-mutilacao-podem.html 

"Não tome Ritalina® se você 
sofre de ansiedade, tensão ou 
agitação...  

Quem entende? Diz na Bula - Ritalina não é para agitação ou ansiedade!

Segundo resultados de uma pesquisa publicada em maio de 2013, nos EUA, nove em cada dez médicos receitam psicotrópicos para crianças logo na primeira consulta. 
Por Marise Jalowitzki

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/08/quem-entende-ritalina-nao-e-para.html
Uma das matérias publicadas na mídia: Suicídio de dois alunos causa comoção e leva colégio a adotar medidas - https://oglobo.globo.com/sociedade/suicidio-de-dois-alunos-causa-comocao-leva-colegio-adotar-medidas-22622107
Outras, bem interessante, com enfoque na co-responsabilidade das escolas em tratar do equilíbrio emocional dos alunos, bem como lidar com o tema: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/04/suicidio-de-adolescentes-avanca-e-casos-recentes-mobilizam-escolas-de-sp.shtml

 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista.  Mãe, avó. Cidadã. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade

Nenhum comentário:

Postar um comentário