quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Nem TDAH, nem chineladas. Aceitação, Amor e Harmonia


Sobre como a decisão da mãe pela saúde, pelo exercicio amoroso, fez toda a diferença da vida do seu pequeno filho

Ao longo dos nossos comentários, muitas vezes me angustiei. Não queria "entrar de sola", sentia a fragilidade da mãezinha, mas, chegou uma hora que não deu mais! E foi o melhor!



Por Marise Jalowitzki e Marcela Eufrasio
18.novembro.2015
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/11/nem-tdah-nem-chineladas-aceitacao-amor.html

Há exatos doze meses, em novembro de 2014, a mãe Marcela Eufrasio contatou comigo, inbox. Ela tem dois filhos, uma menina e o pequeno Rafael, agora, com quase 3 anos.

Como em praticamente todos os casos, tratava-se de uma mãe angustiada e um tanto confusa sobre qual caminho tomar, sofrendo pressão dos familiares e dos especialistas devido ao menino ser  muito apegado a ela, chorãozinho, agitado, querendo ficar todo o tempo com a mãe, brincando 'de um jeito estranho', não se apegando a nada.

Como sempre, muitas pessoas opinando, o que embota o pensamento limpo. Traz medos e duvidas. Ela foi procurar o pediatra para saber "se havia algo de errado". A “receita” foi “dar uma chinelada por dia”! Mundo doido! A mãe acabou tendo encaminhamento ao psiquiatra. Todo mundo opinando, ela resolveu pelo melhor: aceitar o Amor Incondicional que sente pelos filhotes e eles por ela, aceitar a vida tranquila e harmoniosa.

Fim da angustia. A melhor decisão é sempre a amorosa!

Convido-os para acompanhar as conversas que tivemos, divulgadas agora neste artigo com a devida autorização da mãezinha. (Optei por transcrever os diálogos tal como ocorreram, para dar a noção de como as coisas podem seguir um rumo diferente do incial. E de como está em nossas mãos realizar a mudança saudável!!)

A angústia

Marcela - "meu pequeno tem 1 ano e 10 meses e estamos passando por grandes desafios. É bom e confortante saber que não estamos sós."

Eu - Querida Marcela, se quiseres, fala um pouco mais de teu pimpolho! O que vocês estão passando, como ele reage, quando começou, o que ele está tomando. Desejo Felizes Dias, amiga!

Marcela "Estamos indo com os medicamentos naturais e fitoterápicos vc acha q eles ajudam? Há dias melhores que outros, mas pelo menos agora está dormindo à noite."

Eu - Sim, acredito POR DEMAIS nos medicamentos naturais e fitoterápicos, nas homeopatias e nos Florais. Este é um dos caminhos mais produtivos, amiga! Siga em frente! Por vezes demora um pouco, mas sempre dá certo.
E, cuidando da questão da alimentação (tipo de alimentos e hora de comer), dos estímulos noturnos (ver pouco ou nada de tv, jogos, etc.), tipo de tecido nas roupas, etc., tudo vai somando.

Início de janeiro de 2015 - Dicas sobre brincadeiras e dúvidas sobre a continuidade do aleitamento 


Marcela  - "Marise Jalowitzki, queria dicas para brincar com o rafa apesar de ter muitos, muitos brinquedos, ele não se interessa por nenhum por mais de 5 minutos. Nada prende a atenção dele, nada. O pediatra pediu que tirasse o aleitamento materno, pois ele fez 2 anos e está na hora. Tenho muito medo da reação dele, pois fica muito tranquilo quando está mamando.

Eu - Com relação ao aleitamento, segue a tua intuição. Se sentes que teu pequeno é muito apegado, pode ser pior retirar meramente por uma questão cronológica. Sim, os dois anos, até 3, são os geralmente indicados para ir retirando, devagarinho, "fazendo de conta que esqueceu", ir introduzindo outros alimentos saudáveis e gostosos. Caso ele chore e reclame, dá o leite, sem dizer nada. Vai espaçando devagar, sem traumas.

Com relação às brincadeiras, brinca com ele, bastante, de ursinho, de gatinho, de macaquinho - tu, a mamãe ursa, ele o ursinho; tu, a gata mãe, ele o gatinho - muito abraço, riso, rolar no sofá, na cama, as brincadeiras como os bichos fazem! Com relação ao macaquinho, podes propor a questão de ele sentar de costinhas e tu ires "retirando os piolhinhos" dele e, depois, ele "tirando" os teus (posição inversa - tu sentada, ele atrás, em pezinho. Se tens um desses ursões de pano, podes iniciá-lo também nas lutinhas. Tu ficas atrás do ursão, falando: "Venha, venha!" e empurrando o urso para perto dele, como se o urso estivesse atacando. Nesta idade, ele acaba entrando na brincadeira, o que é um bom exercício.

Estas são brincadeiras de tato, de contato, de toque. Elas ajudam a "dissociar" do corpo da mãe, especialmente nas situações, como esta tua, em que ainda amamentas. Ele reluta (e tu deves estar relutando também) em não parar de mamar porque o vínculo é bastante forte! O desmame é como um novo ciclo, com o distanciamento bem demarcado. Por isso, as brincadeiras de toque são tão importantes (e o são para todos, pelo resto de nossas vidas).


Outras brincadeiras possíveis explicitei um pouco neste artigo

Firmando acordos com hiperativos



Coisas importantes e boas: fazer pão, bolachas, comidas em geral, gelatina de goma-guar, plantar, cuidar de uma plantinha, ter um pet. Um cachorrinho vira-latas, desses pra adoção, costumam ser os companheirinhos mais fieis. Só tens de analisar se tu tens o suporte para prover as necessidades do cãozinho mais tarde (castração, cuidados, vacinas), pois uma judiação é quando os donos abandonam os cães após ficarem adultos (ou idosos).

Procura descobrir o que o motiva mais: amassar, empilhar, rodar, correr atrás, colar, pintar, brincar na água, de carrinho, etc. Depois de identificar podes ir mudando!) dá para ir criando novas atividades dentro daquela área.
Vamos indo! Beijos



Marcela  - ele ama nossos cães. Temos 7 cães e 2 gatos; ele lida muito bem com isso; fazem parte da familia. Ele gosta de rodar tampas das panelas no chão, fica por minutos ali, mas não consigo fazer minhas coisas do lar e deixá-lo, então vivo em função dele 24h. Isso é errado? sabe aquela mãezona? Sou assim, mas o médico me disse que é preciso deixá-lo mais sem minha presença. Não consigo! Isso pode prejudicá-lo? bjus Obrigada pela sua atenção. Tenho colocado vc em minhas preces. vc está sendo um anjo. obrigada
amanhã ele tem uma consulta com uma médica de florais. Estou muito confiante.

Eu - querida Marcela, este grande Amor que tens pelo teu amadinho é lindo e deve ser preservado. Com o passar dos dias, podes, sim, experimentar deixá-lo em um lugar seguro (tipo um espaço amplo, sem perigos) e tu te afastares (mesmo que fiques espiando, entende?) - é um exercício conjunto: dele, de brincar um pouco sozinho e teu, de te "esconder", de não participar.

Vai devagar. De repente podes pedir um floralzinho pra ti também (eu sempre tenho um comigo) p te ajudar nisso.
E dois anos é bem cedinho, ainda. Esta questão da independência e autonomia não é igual para todos. Tu já tens consciência do assunto, vai te sentindo, vão os dois se experimentando.

Amor orientado nunca é problema. Falta de Amor, sim!

Amanhã, depois da consulta, me diz como foi!
Beijos!

Marcela  - O floral foi feito com alfazema, figueira sensitiva brinco de princesa beijo, gervao, erva baleeira, melao de sao caetano, manjericao, gabirobeira.

Eu - não é um amor essa abordagem? olha os componentes. cada um é um carinho!! Tu também recebeu um composto, Marcela? Creio ser bem importante! Beijos, amiga e que tuda flua com muita Serenidade!!


Colocar ou não na escolinha


Marcela  - A médica ela tambem me disse para colocá-lo em uma escolinha. Você acha que pode ser melhor pra ele ficar na escola do que em casa ? Ele acabou de completar 2 anos - e a minha mãe está ocupada. Obrigada pela sua atençao.

Eu - E, com relação ao teu pequeno ir ou não para uma escolinha, só tem uma resposta: sente teu coração! Avalia, com tranquilidade, como estás TE sentindo, como está o convívio, se queres ficar com ele por uma questão de: - projeção-compensação ("eu não tive todo este carinho e atenção e quero dar a meu filho o que não tive") - culpa ("tantas crianças querendo ter um lar e eu colocando o meu em uma escolinha") - dar-se o direito de pensar em si (tem mães que assumem com tanto vigor a missão de criar um filhotinho que não se permitem mais pensar em si como mulher, cuidar de si, essas coisas)
Analisa, também, COMO é a relação de vocês dois, como passam as horas, se ele te exige demais ou se tua preocupação e cuidado te impede de outras atividades e se te sentes mal por isso. Respondido tudo isso, com sinceridade, de ti pra ti mesma, podes ou não tentar colocá-lo em uma escolinha.
E, lembra: mesmo se decidires matriculá-lo, sempre dá pra "pegar de volta", até ele alcançar os 3 anos, por exemplo.
Também não adianta deixá-lo na escolinha e ficar espiando (e chorando) atrás da vidraça!! (eu fiz isso!) pois a criança sente e não consegue ficar bem igual!
Beijos, querida! Boas reflexões!

16.janeiro.2015 - Marcela pediu o livro e comentou: "amanhã tenho retorno na consulta dos florais; deposito assim q sair de lá, muito obrigada."


O Desmame


31.janeiro - marise essa semana foi desafiadora; desmamei o rafa - bjs

Eu - olha só, querida!! E como estás te sentindo?

04.fevereiro
Marcela  - ai, quantas provações! Ele teve alergia ao leite. Um susto! Fomos parar no hospital! Chorei muito, fiquei desesperada, sem chão! Vê-lo naquele estado! Fizemos exames; era a lactose. Estamos agora em uma dieta à base de soja... tentando. Pensamento positivo, sempre. Vai dar certo.

Agora vou à médica para poder tomar um remédio para secar meu leite. Cuidando dele, esqueci de tudo, até de mim. Estou com febre alta e os meus seios estão pedrados. Até mais!

Eu - Olha só, Marcela, quanta coisa o mesmo tempo! (Aliás, como a vida costuma ser...)
Sim, tem várias alternativas para uma dieta sem lactose. Fala com a médica se ela conhece o leite de castanhas (8 castanhas do Pará, em um litro d'água, bate no liquidificador e coa). É beeem nutritivo, um gostinho maravilhoso, permite outros sabores misturados (morangos, cacau, etc.).

Um pouco mais sobre leite vegetal, neste blog-link:

Aprenda 12 Receitas de Leite Vegetal




Sim, não deve ter sido nada fácil vê-lo daquele jeitinho! Que bom que a médica logo diagnosticou certinho!

Com relação a ti, sim, não esquece de ti, pois és a base de tudo na vidinha deles!! Compressas de paninho de algodão em aguinha morna ou chazinho de camomila, colocar e recolocar, sempre em temperatura tépida, sobre o bico do seio vai atenuando. (também passei por isso, pois tive de voltar logo ao trabalho.) - e cuida a questão da rachadura, após molhar. Importante passar um óleo de camomila ou até vaselina (que é de plâncton, o mesmo ingrediente do petróleo).

Boa sorte, amiga! Daqui, sempre desejando o melhor!!

10.fev
Marcela  - Marise comecei a por a vida em ordem. obrigada

14.fev - estou aprendendo muito com o livro


Eu - querida Marcela, que bom!

e, com relação ao tema, o que quiseres ir comentando, fica bem à vontade

19.março
Marcela  - Marise Jalowitzki, oi, seu livro me ajudou muito com o rafa, mas agora estamos na fase do choro. Ele chora por tudo, tudo! Me faz sentir incapaz, como se eu fosse culpada daquele choro. Aí vem o meu choro. Estou vulnerável, me sentindo incapaz. Não foi fácil pra mim cortar o vinculo da amamentação. Tá pesado, dificil

Eu - Marcela, mulheres tem sempre muita intuição. E chorar é uma outra forma de falar, amiga. Mostra que temos emoção e sensibilidade. Abracem-se muito e sigam, sem medo, nem saudades! Nem sentimentos dúbios de culpa, ou responsabilidade excessiva!! Viver o presente!

Sintam os dois o meu forte abraço!! 
E, parabéns por sentirem emoção, em um mundão tão duro!!

Sim, para mães bastante sensíveis e amorosas parar de amamentar, ainda mais ainda tendo leite, parece um ato egoísta, mesmo tendo sido aconselhado pelos especialistas. Fato feito, pensa, querida, no legado de carinho e cuidado que deste a teu filhote! quanto de saúde e aconchego nestes quase dois anos!

É natural que ele também sinta, pois o apego de ambos passou por um portal. Mudanças nunca são fáceis de assimilar, mas elas são necessárias!

Façam comida juntos, inventem pratos bonitos, tenham atividades juntinhos. Fazer pão, amassar a massa, fazer bolachas com desenhos, é tudo de bom!
e ele está na escolinha ou contigo?

20.março.2015
querida, coloquei um pouco de nossa conversa lá no grupo (sem mencionar nomes), pois quero promover a questão do desmame. A Ana se dispõe a conversar contigo inbox, se quiseres, coloco vocês duas em contato. Senão, é só pedir a amizade dela.

E, pela "fatia de melancia", a figurinha que enviaste, deduzo que ficaste bem com o que te disse.

Se teu coração ficar bem assim como estão vocês dois, brinca muito, muito com ele, rolar no chão, abraçar, ficar juntinho.

Qualquer coisa, estou aqui!
Desejo Alegrias!!


Mãe encaminhada ao psiquiatra, receita de velaflaxina

21.março
Marcela  - Sim, eu quero o contato dela e sim fiquei muito feliz com q vc me disse.
23.março -

Ele nao está na escola. Não tenho coragem de colocá-lo. Penso q ele nao ficará bem, nem eu. Conversando com uma psicóloga ela disse que esse meu medo de deixá-lo pode ser porque fui abandonada pela minha mãe aos 9 anos e tive desde muito cedo que desenvolver instinto maternal, pois tinha um irmão de 4 anos, que passei a cuidar.

Ela me encaminhou para um psiquiatra, disse que o problema pode ser meu e não dele. Fui. Ele me receitou velaflaxina 75 mgr. Disse que vai me libertar dessa prisão... Só que pra mim não é prisão, apenas uma condição que tenho que saber lidar.
Sou espírita e me propuseram fazer uma regressão para quem sabe resolvermos esse amor desenfreado e essa super proteção que sinto pelo rafa.



Pediatra diz que não tem TDAH, mas que o menino precisa de chineladas!!

23.março -
O pediatra dele, por sua vez, disse que o rafa não tem tdah. É só hiperatividade; que preciso dar limites, que uma chinelada às vezes resolve, pois o rafa só faz as coisas comigo: banho, almoço, dorme, vê tv, brinca, só comigo. O pediatra dele me disse que ele me escravizou e já tem consciencia disso, portanto, vai fazer o que quiser de mim... Eu só escutei e chorei muito. Ele também falou que tem mães que nasceram para sofrer e levar tudo achando que é uma doença. Que não existe tdah, que antigamente chamava 'pirraça' e se resolvia com pulso forte e duas chineladas por dia!...

26. março - (por vezes, pelo excesso de mensagens, demoro um tanto para responder. Não aguentei...)

Eu - Querida Marcela, desculpe, mas vou entrar em tua intimidade. Sabes que não consigo entender ONDE o amor que sentes pelo teu filho TE machuca, ou perturba o pequeno!!! Sério, eu tenho um amor tão forte pelos meus netos que sei que é de outras vidas. E lido com isso. Quem está te dizendo que atrapalha?
Este Amor dói em ti??
Meu Deus, o gurizinho só tem 2 anos!! É muita gente dando pitacos!!

27.março -

Marcela  - "Resolvi! Vou amá-lo do meu jeito e sei que vai dar certo. Amor nunca é demais!
Vai dar certo! O melhor de mim é ser mãe e é isso que eu vou ser pra sempre: uma mãe amorosa e dedicada. Já deu certo com minha querida primeira filha! Amor nunca é d+, sei q vai ter dias melhores que outros. Vou seguir em frente, amando meus filhos e cuidando. Obrigada por seu cuidado conosco!"


Eu - SENTI FIRMEZA!!! Querida, à noite volto e deixo mais um abraço! Abençoada a tua decisão!

Aqui temos um ditado que diz "Pimenta nos olhos dos outros é colírio!" - sim, pitaco todos sabem dar, e são tantas pessoas, e tantos pitacos, que a pessoa que recebe nem sabe mais que caminho seguir!! Importante, nestas horas (e sempre) ouvir apenas a voz de seu próprio coração. Ele é certeiro! Beijos!


Creio que agora, sim, estás em um momento justo, querida!
Não sei onde e quando começou isso de colocarem caraminholas em tua cabeça em relação ao Amor que tens pelo teu filhote.

Claro que não sei de todos os detalhes, mas, pelo que trazes, até agora, não vi nada demais!!

Ruim vai ser começares a tomar antidepressivos e aí, sim, começar outros efeitos colaterais e a situação fugir de teu controle.
Por tudo que já leste aqui neste grupo, de meus artigos, do livro, sabes que não sou a favor de bater em criança e mais: todas as pesquisas mostram o nenhum resultado que bater resolveu.

Quando eu publicar o artigo sobre Acordos - Quadro de Perdas e Recompensas - peço que leias com atenção e tenta colocar isso com teu pequeno, devagar, lembrando sempre que ele é bem pequeno!!

É importante, sim, que ele conheça limites, mas nunca a ponto de chineladas! O que é isso? E a Lei da Palmada? Será que este pediatra desconhece isto?

Vou deixar aqui umas frases que alguém colocou lá em cima e que merecem ir para um quadro na parede: "o melhor de mim é ser mãe e e isso q eu vou ser pra sempre uma mãe amorosa e dedicada amor nunca é d+ sei q vai ter dias melhores q outros vou seguir em frente amando meus filhos e cuidando!"

Beijos, Querida!! Em frente!! Amor é tudo que este mundão precisa!!

28.março - 
Marcela  - adorei cada palavra bjus



A MUDANÇA

29.junho - 
Eu - Desejo que tudo esteja muito bem!!!




16.julho - 
Marcela  - oi estamos todos bem. Desliguei a internet por um tempo e fui viver minha vida do jeito que sabia que daria certo. O rafa não está na escola, mas agora eu já tenho tempo pra mim e para eles. Fizemos uma horta de chás. Uma de verduras.




Dispensei o moço que dava banho nos meus filhinhos de 4 patas. Nós estamos fazendo isso juntos!!


Eu - quanta notícia boa, minha querida!!!

Fico B-E-M contente, pois é esse o caminho!!

Apostar em si, na sua intuição, aceitar-se do jeito que se é, procurar melhorar sempre, sim, mas de uma forma natural, não porque os outros querem ou nos dizem como devemos ser (isto é, como eles acham que devemos ser!!).

P-A-R-A-B-É-N-S!!!
Os filhotes devem estar adorando!!!
Beijos!
E muitas, muitas Felicidades!!
Considero esta uma das melhores notícias do ano!!


Espiritualidade sempre a serviço do Amor

até a presente data




Marcela  - fico grata pela sensibilidade. Ah! E tem mais uma: já que o rafa não desgruda de mim e nem eu dele, estou na evangelização infantil, no centro espírita que frequentamos, ajudando com os pequeninos. Quanta luz!

---------------



Marcela Eufrasio continua como evangelizadora infantil, amando seus filhos, cuidando de sua família, animais e plantas e ajudando outras crianças!
Mora em Itaúna

Bençãos, bençãos e bençãos!!!


Participe do Grupo TDAH Crianças que Desafiam no Facebook

Marise Jalowitzki
Compromisso Consciente



Escritora, Educadora, 
Idealizadora e Coordenadora do Curso Formação para Coordenadores em Jogos e Vivências para Dinâmica de Grupos,
Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela FGV,
Facilitadora de Grupos em Desenvolvimento Humano,
Ambientalista de coração, Vegana.
Certificada como International Speaker pelo IFTDO-VA-USA
marisejalowitzki@gmail.com 
compromissoconsciente@gmail.com 




Livro TDAH Crianças que desafiam 

Como Lidar com o Déficit de Atenção e a Hiperatividade na Escola e na Família
Contra o uso indiscriminado de metilfenidato - Ritalina, Ritalina LA, Concerta


TDAH Crianças que Desafiam - Marise Jalowitzki


Para adquirir, informe-se AQUI

Frete free para todo Brasil
Para adquirir direto com a autora 
marisejalowitzki@gmail.com 








Nenhum comentário:

Postar um comentário