segunda-feira, 7 de maio de 2018

TDAH - Revendo as Ações dos Pais dentro de Casa

Brincar com vontade, interagir com o filho pode gerar efeitos surpreendentes!



Por Cassia Cerniauskas
07.maio.2018
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2018/05/tdah-revendo-as-acoes-dos-pais-dentro.html

Mamães, nossos tesouros são o bem mais precioso que nós temos. E cuidar deste tesouro significa ouvi-lo, perceber seus sentimentos, ser muito mais uma amiga que educa, que dá limites, escuta e respeita, do que uma pessoa que emite ordens, que castiga, que dá punições e exige o tempo todo. Deixar errar, cair um tombo, faz parte. Acredito que tudo que passamos, tudo que sentimos é necessário para nos sentir vivos.  Muitas crianças nem conhecem a dor de um joelho ralado, há, por parte de alguns pais, uma preocupação excessiva que causa ansiedade. A medicação nos prende à ilusão de que está tudo sob controle, assim como a super proteção que dedicamos. 


E mais: sabe aquele futuro, aquela esperança em um mundo melhor??? Pois é, está na mão deles este futuro! Como os estamos preparando para gerir este futuro?! 


Muito mais que pensar em medicalizar é preciso estudar sobre o caso de seu filho, ler muito, se informar. E escutá-lo.


Psicotrópicos não curam, são apenas muletas temporais e precisamos aprender a lidar com o que temos. E aprender a identificar nossas fragilidades como pais, consertar em nós, enquanto adultos, reanalisando nossas expectativas e exigências. 


Os efeitos colaterais dos psicotrópicos estão descritos na bula, não somos nós quem escrevemos e mais, se você dá a medicação e espera uma consequência que não está sendo alcançada, você está alimentando uma bomba em seu filho que, mais cedo ou mais tarde, vai explodir.


Felizes das mamães que, como eu, descobriram e ligaram os sintomas às descrições dos efeitos colaterais contidos na bula.





O Paradoxo Social em que vivemos

A maneira como nossos filhos se comportam, sua agitação, o fato de não querer ficar sentadinhos, são esses movimentos das crianças que tanto estão incomodando os adultos. Se, dentro de casa, você envolve sua criança apenas na TV ou celular - o que é muito comum hoje em dia - ela não desenvolve habilidades como ler, ouvir, escrever com a mesma agilidade da criança que corre, pula, canta, agita e traz pro lar a função de alegrar o ambiente.

Se você medica com psicotrópicos, o sistema nervoso dela se embaralha todo, pois você alterou a química perfeita que existe em cada ser.

Mães, pais e familiares, por favor, leiam os artigos contidos no Blog e estudem o diagnóstico de seus filhos antes de tomar qualquer decisão e tomem ciência de que psicotrópicos não curam e fazem um dano tremendo em seres saudáveis, cheios de energia.

Com tantos meios de informações rápidas hoje, é inacreditávelo o número de pessoas que confiam piamente no primeiro diagnóstico médico que recebem.



Criar filhos nunca foi fácil.  Criá-los para um mundo desafiante, certos de que fará melhor do que tudo o que temos é trabalho árduo e muitos pais querem robozinhos que não incomodam. Sim, repito, não é fácil chegar do trabalho e ainda ter de enfrentar um pequeno estressado pela escolinha. Aí, infelizmente, muitos decidem dopar suas crianças como se não tivessem direitos de pular, correr, brincar, gritar... e ainda correm atrás de diagnósticos para saber que esses pequenos sofrem transtornos?? Por quê? Acreditam com isto que ele será melhor tratado na escola? 

Por favor! Retornem à sua infância e lembrem como nós fomos. Coloquem-se no lugar de seus pequenos! Sem espaço, cheios de energia. Sem tempo pra se expressar, sem tempo pra serem ouvidos. Na verdade, somos nós que causamos transtornos na vida de nossos filhos e desequilibramos todo um lar com nossas excessivas exigências. O lar é a nossa primeira comunidade e é onde nossos filhos devem se sentir mais à vontade. 

Coisa mais triste foi ouvir, noutro dia: "Somente os poetas guardam as crianças dentro de si e as escutam em seus versos". Será que só os poetas podem ser sensíveis como as crianças? Como nós um dia fomos? Não posso acreditar nisso! Mas, esta realidade da drogadição em seres tão novinhos está fazendo isto! Triste saber que nossas crianças não estão podendo ser crianças e se tornarão adultos sem histórias pra contar! E, ainda por cima, correndo o risco de se tornarem dependentes químicos. 

Gostaria muito de saber: qual a vantagem da ritalina e outros psicotrópicos, pura química, com tempo determinado pra fazer efeito, causando riscos sérios? Aliás, eu sei qual é a vantagem, render muito, mas muito dinheiro para quem a produz, as farmacêuticas. 

Crianças que brincam, pulam, gritam, desenvolvem tudo em si. Todo movimento tem ação da química perfeita que teu corpo produz.

Mude! Mude logo! Pro bem de todos, especialmente de seu tesouro! Diga a ele que é perfeito como é, não precisa ser igual a ninguém. Conduza. 

Paciência! Não se desespere!!! Mantenha a calma. Serenidade! Força! E ame muito!!! 






Cassia Cerniauskas é mãe, formanda em Psicologia 
De São Paulo/SP
Também é uma das moderadoras do Grupo TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM no Facebook






Da mesma autora:

Nenhum comentário:

Postar um comentário