quinta-feira, 9 de novembro de 2017

TDAH e Insônia - 75% das pessoas com déficit de atenção enfrentam problemas para dormir – o que pode ser a origem do transtorno, segundo um novo estudo



Entenda a associação entre déficit de atenção e distúrbio do sono - "O estudo abre a possibilidade de desenvolver tratamentos para o transtorno sem o uso de medicamentos. Se essa associação entre tdah e Insônia se confirmar, ainda restará a pergunta: é o TDAH que causa a falta de sono ou a falta de sono que causa o tdah?"  (Sandra Kooij, pesquisadora do Centro Médico Universitário VU, em Amsterdam, na Holanda, e principal autora do estudo, ao site especializado Medical News Today)


TDAH e INSÔNIA - 75% das pessoas com déficit de atenção enfrentam problemas para dormir – o que pode ser a origem do transtorno, segundo um novo estudo


Marise Jalowitzki
09.novembro.2017


Há algum tempo publiquei sobre a situações onde uma criança diagnosticada com tdah, na verdade, pode não ter o transtorno e isto advir, sim, de uma má qualidade de sono. Primeiramente, temos de deixar bem claro que deitar cedo e dormir, não significa que a criança (ou o adulto) tenha um sono reparador. Mexer-se enquanto dorme, suar muito (aparentemente sem motivo), balançar pernas e-ou braços, balbuciar palavras e até sonambulismo, são todos indicativos que, em verdade, a criança não está recuperando energias, nem se fortalecendo física, emocional e intelectualmente, para enfrentar o dia a dia e seus desafios.
Ressalto novamente que crianças e adultos possuem jeitos diferentes de reagir após uma noite mal dormida.  “Ao contrário dos adultos, que demonstram cansaço e fadiga no dia seguinte a uma noite mal dormida, as crianças com insônia ou que dormem mal, continuam alertas durante o dia, apresentam menos fadiga  do que os adultos, mas apresentam mais inquietação e desatenção.” A afirmação é da especialista do sono Sabine Scholle, do Hospital Robert Koch de Apola, na Turíngia-DE. (pág 170 e 171 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM de Marise Jalowitzki)

Recentemente (setembro pp) este assunto foi tema no Encontro Anual da Sociedade Europeia de Neuropsicofarmacologia, realizado em Paris, na França.


Transcrevo a matéria publicada em Veja, em 04.setembro 2017

Entenda a associação entre déficit de atenção e distúrbio do sono


De acordo com a Sandra Kooij, do Centro Médico Universitário VU, na Holanda, no futuro, vários pacientes diagnosticados com TDAH poderão ser tratados com métodos não-farmacológicos, como alterações na claridade e nos padrões de sono. (iStock/Getty Images)

Não é novidade que pessoas diagnosticada com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade(TDAH) também enfrentam dificuldades para dormir, mas até então, os dois problemas eram diagnosticados e tratados de forma separada. Um estudo apresentado em setembro.2017, durante o encontro anual da Sociedade Europeia de Neuropsicofarmacologia, realizado em Paris, na França, sugere que a privação do sono pode ser, na verdade, a causa do transtorno.

“A maioria das pessoas com TDAH apresenta padrões semelhantes de dificuldades para pegar no sono e levantar de manhã, o que causa cansaço ao longo do dia e comprometimento nas funções [cotidianas]. A duração do sono [dessas pessoas] geralmente é curta devido às obrigações matinais como trabalho ou escola e essa falta de sono parece aumentar a gravidade dos sintomas do TDAH”, disse Sandra Kooij, pesquisadora do Centro Médico Universitário VU, em Amsterdam, na Holanda, e principal autora do estudo, ao site especializado Medical News Today.

Sono x TDAH
Após revisar as evidências sobre a associação entre os dois problemas, Sandra concluiu que eles parecem ser “dois lados da mesma moeda”:
·         75% das pessoas com TDAH têm um atraso de uma hora e meia na fase fisiológica do sono – sinais associados ao sono, como alterações nos níveis de melatonina e movimentos associados ao sono;
·         alterações da temperatura corporal associadas ao sono também são atrasadas nesses pacientes;
·         distúrbios do sono, como síndrome das pernas inquietas, apneia do sono e distúrbio do ritmo circadiano (dificuldade para pegar no sono) são comumente associados ao TDAH. Por sua vez, essas condições também estão associadas a alterações nos níveis dos neurotransmissores dopamina e melatonina, que podem ser causadas por problemas de sono;
·         pessoas com transtorno de déficit de atenção estão mais alertas à noite, característica oposta à população em geral;
·         muitas pessoas com o transtorno se beneficiam de tratamentos com melatonina à noite ou terapia de luz pela manhã, que ajudam a redefinir o ritmo circadiano;
·         estudos recentes mostraram que cerca de 70% dos adultos com TDAH apresentam hipersensibilidade à luz, característica também associada a problemas circadianos;
·         sono crônico tardio leva a um déficit crônico de sono, que por sua vez está associado a problemas como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.

Para confirmar essa suspeita, o próximo passo da equipe será analisar a variação de outros biomarcadores, como níveis de vitamina D, glicose, cortisol e pressão sanguínea e frequência cardíaca de acordo com a falta de sono. Segundo ela, o trabalho abre a possibilidade de desenvolver tratamentos para o transtorno sem o uso de medicamentos.


Se essa associação se confirmar, ainda restará a pergunta: é o TDAH que causa a falta de sono ou o contrário? E poderemos ser capazes de tratar alguns pacientes com o transtorno com métodos não-farmacológicos, como alterações na claridade ou nos padrões de sono e também prevenir o impacto negativo da privação crônica do sono.”, disse a autora.



Sandra Kooij MD, PhD, é a fundadora e presidente da Rede Européia Adulto TDAH. Ela começou como psiquiatra em 1995 com o desenvolvimento de avaliação diagnóstica, tratamento e pesquisa no campo do TDAH adulto na Holanda. Em 2006, ela recebeu seu doutorado em uma tese intitulada "TDAH em adultos". Estudos clínicos sobre avaliação e tratamento". Ela está envolvida em pesquisa, tratando pacientes, treinando profissionais, informando o público, publicando artigos, livros e sites. Ela fundou a rede holandesa ADHD Adulto em 1998, a Rede Européia Adulto TDAH em 2003 e a Fundação DIVA, que distribui a Entrevista Diagnóstica para TDAH em adultos (DIVA 2.0) em 2010. Ela é iniciadora do ADHDFund, crowdfunding on-line internacional para pacientes e pesquisa conduzida pelo paciente em TDAH. e-mail: s.kooij@psyq.nl - 



Afiliação
PsyQ-Psycho-Medical Programs, Haia, Países Baixos
Sites
http://www.psyq.nl/
http://www.divacenter.eu
http://www.adhdfund.com
Http://wwweunetworkadultadhd.com
http://www.sandrakooij.nl

Mais sobre o tema TDAH e Insônia: 

TDAH e SRB - Síndrome do Respirador Bucal - e sua relação com os problemas de DRS - Distúrbios Respiratórios do Sono, potencializando o Transtorno - Dr. Márcio Iwaí


SRB - Respiração pela Boca - Síndrome da Respiração Bucal e TDAH 


Por Dr. Marcio Iwaí


O que é Ortodontia Miofuncional e sua relação com TDAH


Por Dr. Marcio Iwaí 

O que é Ortodontia Miofuncional??
É uma filosofia de tratamento que atua na reeducação da musculatura facial e mastigatória, corrigindo maus hábitos miofuncionais como respiração bucal, deglutição atípica e posicionamento incorreto da língua. Além disto, direciona o crescimento e o desenvolvimento correto das estruturas do complexo crânio-cérvico-mandibular e auxilia no alinhamento e nivelamento dos dentes em pacientes de todas as idades.

Esses maus hábitos se originam desde a posição incorreta na amamentação ou não amamentação da criança, uso de mamadeiras , chupetas e chupar dedo são os principais e daí se originam o crescimento incorreto do crânio ,mal posicionamento dos dentes e respirar pela boca que é o pior de todos.


O que isso tem a ver com o TDAH??? (continue lendo clicando no título, na imagem ou no link: 
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2018/05/ortodontia-miofuncional-e-tdah.html
Nem sempre TDAH - Distúrbio do Sono 



(...) “Ao contrário dos adultos, que demonstram cansaço e fadiga no dia seguinte a uma noite mal dormida, as crianças com insônia ou que dormem mal, continuam alertas durante o dia, apresentam menos fadiga  do que os adultos, mas apresentam mais inquietação e desatenção.” A afirmação é da especialista do sono Sabine Scholle, do Hospital Robert Koch de Apola, na Turíngia-DE. (pág 170 e 171 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM de Marise Jalowitzki)

Por Sergio José Nunes (dentista do sono)
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/10/nem-sempre-tdah-disturbio-do-sono.html





Dormir não significa ter qualidade no sono. 
Insônia apresenta perturbações diversas, que 
muitas vezes os pais nem notam. Déficit de 
atenção e hiperatividade















Figura ilustrativa publicada no site do
Dr. Marcelo Jorge de Souza Leão Andrade

Este post é uma transcrição de tópicos contidos nos links mencionados ao final (Acesse para ler na íntegra). Todos relacionados ao Distúrbio do Sono.

TDAH e Distúrbio do Sono - Complicações da Insônia

em 09.novembro.2017
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/11/tdah-e-disturbio-do-sono-complicacoes.html











 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Especialista em Desenvolvimento Humano. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Póa-graduada em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.marisejalowitzki.blogspot.com.br

LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM

Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade



Nenhum comentário:

Postar um comentário