terça-feira, 6 de outubro de 2015

TDAH - Metilfenidato é Schedulle II - Mesma Classificação que a cocaína - Segundo a Classificação de Drogas dos EUA, que o Brasil segue


 Metilfenidato (Ritalina, Concerta) está na mesma classificação que a cocaína



06.outubro.2015
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/10/tdah-metilfenidato-e-schedulle-ii.html


Muita polêmica, até agora, sobre se o metilfenidato - princípio ativo de Ritalina e Concerta - largamente receitado para TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e-ou Hiperatividade - é ou não é semelhante aos efeitos das anfetaminas e da cocaína. Brigas imensas, ofensas nas redes sociais, declarações de autoridades médicas em suas diferentes afirmações, servem para alimentar a dúvida dos pais de crianças que recebem a receita; dúvidas para os jovens que procuram o efeito 'mágico e instantâneo' para se dar bem em concursos, em reuniões, na vida em geral; dúvidas para os adultos que também são seduzidos pelo 'arranjo perfeito' do tão almejado 'ser perfeito'... Entretanto, não há o que polemizar. Esta na lei. Mundialmente reconhecido.

Bem, no Brasil, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o nosso órgão regulador de saúde (vigilância sanitária). 

É a ANVISA quem estabelece-autoriza o que pode ou não ser comercializado em todo território brasileiro e para que fins específicos. Ela cuida dos alimentos, dos agrotóxicos, dos medicamentos, qualidade da água. ecossistema, etc. A ANVISA tem como parâmetro o que a FDA recomenda. A FDA - Food and Drugs Administration (Administração de Alimentos e Drogas (termo que eles usam para todos os medicamentos - nós dizemos "vou à drogaria comprar remédios"...). Bem, então, o que consta na FDA, também é adotado como lei por aqui. FDA, DEA, NIH, NIMH, NCBI, todas estas siglas são siglas oficiais de órgãos federais dos EUA, portanto, a fonte na qual se embasa o Brasil. Ao mencionar um link desses órgãos, temos, pelo menos, o que está garantido pela legislação. Não são as diferentes opiniões e convicções de médicos especialistas ou representantes das farmacêuticas. É o que diz a lei - lá e aqui. 

DEA - Drug Enforcement Administration - Departamento de Justiça, Agência de Repressão às Drogas, também considera Ritalina (metilfenidato) como "Schedulle II". - http://www.dea.gov/druginfo/ds.shtml

NIH - National Institute of Health - Instituto Nacional de Saúde
NIMH - National Institute os Mental Health - Instituto Nacional de Saúde Mental
NCBI - National Center of Biotechnology Information - Centro Nacional de Informação Biotecnológica

Ao longo do tempo, alguns estudos e afirmações mudam, outros permanecem e, de tempos em tempos, entram novas classificações e afirmações, de acordo com a aceitação e aprovação dos estudos científicos.



Classificação de drogas
Drogas, substâncias, e certas substâncias químicas utilizadas na fabricação de drogas são classificadas em 5 (cinco) categorias distintas ou classificação, dependendo do uso médico aceitável da droga e o potencial de dependência ou abuso da droga. A taxa de abuso é um fator determinante na programação da droga. Por exemplo:

- Drogas de Classe I são consideradas a classe mais perigosa de drogas, com um alto potencial de abuso e dependência psicológica e / ou física potencialmente grave.

Seguem-se as demais classificações - Classe II, Classe III, etc.. Sendo assim, drogas de Classe V representa o menor potencial de abuso.

Uma listagem de drogas e sua agenda estão localizados em Controlled Substance Act (CSA) ou CSA Agendamento Scheduling por ordem alfabética. Estas listas descrevem a química básica e não necessariamente descrevem os sais, isômeros e sais de isômeros, ésteres, éteres e derivados que também podem ser classificados como substâncias controladas. Estas listas servem como referências gerais e não são uma lista detalhada de todas as substâncias controladas.
(..)
Schedulle I
Drogas de Classe I - drogas, substâncias ou produtos químicos são definidos como medicamentos sem uso médico atualmente aceito e um alto potencial de abuso. Drogas de Classe I são as drogas mais perigosas de todas as programações de drogas com dependência psicológica ou física potencialmente grave. Alguns exemplos de drogas de Classe I são:
heroína, ácido lisérgico dietilamida (LSD), maconha (cannabis), 3,4-metilenodioximetanfetamina (ecstasy).



Schedulle II 
Drogas de Classe II - substâncias ou produtos químicos definidos como medicamentos com um alto potencial de abuso, menos potencial de abuso de drogas de Classe I, com o uso potencialmente levando à dependência psicológica ou física grave. Essas drogas também são consideradas perigosas. Alguns exemplos de drogas de Classe II são:
Produtos de combinação com menos de 15 miligramas de hidrocodona por unidade de dosagem (Vicodin), cocaína, metanfetamina, metadona, hidromorfona (Dilaudid), meperidina (Demerol), oxicodona (OxyContin), fentanil, Dexedrine, Adderall e Ritalin.


Schedulle III
Drogas de Classe III - substâncias ou produtos químicos definidos como medicamentos com um moderado a baixo potencial de dependência física e psicológica. As drogas de Classe III possuem um potencial abuso inferior a Drogas de Classe I e drogas de Classe II, mas mais de Classificação IV. Alguns exemplos de drogas de Classe III são: Os produtos que contenham menos de 90 miligramas de codeína por unidade de administração (Tylenol com codeína), cetamina, esteróides anabolizantes, testosterona.

Schedulle IV
Drogas de Classe IV - substâncias ou produtos químicos definidos como medicamentos com um baixo potencial de abuso e de baixo risco de dependência. Alguns exemplos de drogas de Classe IV são: Xanax, Soma, Darvon, Darvocet, Valium, Ativan, Talwin, Ambien, Tramadol.

Schedulle V
Drogas de Classe V - substâncias ou produtos químicos definidos como medicamentos com menor potencial para o abuso de programação IV e consistem em preparações que contenham quantidades limitadas de certas drogas. Classificação V são geralmente utilizadas para antidiarréico, antitussígeno, e efeitos analgésicos. Alguns exemplos de drogas de Classe V são:
preparações para a tosse com menos de 200 miligramas de codeína ou por 100 mililitros (Robitussin AC), Lomotil, Motofen, Lyrica, Parepectolin

http://www.dea.gov/druginfo/ds.shtml




 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com 
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br


LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar 
Déficit de Atenção e Hiperatividade



Nenhum comentário:

Postar um comentário