sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Não reconheço mais minha filha


Não entendo como tantas escolas podem se limitar a pressionar os pais para a medicação psicotrópica e não preparar todo o público (professores e alunos) para tratar com respeito e dignidade a todos.




Marise Jalowitzki 


Hoje pela manhã uma mãe aflita deixou o seguinte post:

“Olá, minha filha tinha 6 anos quando a escola me chamou pedindo para eu procurar um psicólogo, procure,i ela teve várias consultas. No relatório da psicóloga minha filha estava precisando de regras, que eu tivesse mais pulso com ela.

Hoje ela tem sete anos. De tanto a escola pedir eu procurei um neuro pediatra e na primeira consulta foi diagnosticada ser uma criança hiperativa com TDAH e TOD - transtorno opositivo desafiador.

O que me deixou mais confusa é q o neuro não fez nenhuma avaliação nela, só viu um relatório da escola e ouviu algumas coisas que eu disse e já de cara passou Ritalina 10mg e depois de 2 meses ele me passou Risperidona, só que esse medicamento não vou dar, não gostei do que li sobre ele e o uso da Ritalina não ajudou muito minha filha. 

E outra, não a reconheço mais, está sem paciência, não obedece, acha que tem que fazer as coisas do jeito que ela bem quer. Tudo começou após a pressão da escola para a medicação.

Tem como um neuro pediatra diagnosticar uma criança só com base em um relatório e de algo que eu disse? Ele não tem q fazer alguns exames, sei lá. Não estou satisfeita com isso eu acho que estraguei minha filha. Em vez de ajudar, piorei mais a situação dela.

Tente reaproximar-se dela, abrace muito. Diga que a ama e que, juntas, vão conseguir que uma entenda a outra, se respeitem e levem uma vida boa, em harmonia. Leve-a a um pediatra homeopata para ir desintoxicando o organismo aos poucos desta anfetamina potente. Abrace-a muito. Tenha paciência. Ainda está em uma idade em que o quadro de desobediência pode ser revertido.



Querida mãe

A escola agora deve estar parando com a pressão... mesmo que não tenha alteração nenhuma no comportamento de tua pequena. Mas, agora, eles podem dizer a todos, incluindo os colegas  que ela "tem um transtorno mental" e tratá-la como uma "diferente". Para uma escola sem preparo (como a maioria é) deixa-a alvo de bullying, o que é péssimo para a autoestima dela - já alterada pela anfetamina - e pode estar sendo o gatilho para a revolta e desobediência. 

Não entendo como tantas escolas podem se limitar a pressionar os pais para a medicação psicotrópica e não preparar todo o público (professores e alunos) para tratar com respeito e dignidade a todos.

A maioria das escolas, sem o devido preparo, deposita tudo no diagnóstico e na medicação.
Até quando acontecem suicídios a direção declara "não saber" do bullying...

Ritalina NÃO deve ser usada por quem é agitado ou ansioso, inquieto. Tá na bula. Querendo, veja aqui:Como o médico receita ritalina pra uma criança agitada? Diz na Bula - Ritalina não é para agitação! 
"Não tome Ritalina® se você sofre de ansiedade, tensão ou agitação..."

Ela estar tomando Ritalina, receitado na primeira consulta, é um erro e mostra o quanto o médico sequer leu a bula do medicamento! Segundo resultados de uma pesquisa publicada nos EUA, nove em cada dez médicos receitam psicotrópicos para crianças logo na primeira consulta. 

Aqui já ouvi relato de pai que, ao perguntar ao médico se ele poderia dar um diagnóstico assim, só de olhar, na primeira consulta, recebeu como resposta: “quando eu recebo aqui uma pessoa com diarréia, não preciso de nenhum exame. É só receitar. Aqui é a mesma coisa!” ... Olha o desrespeito de uma resposta dessas! Tratar o cérebro como se fosse simples assim!

Ritalina é anfetamina (assim como a cocaína), embora esteja sendo largamente usada para nossas crianças. Esta medicação carece de monitoramento, acompanhamento e um tratamento, quando necessário, com tempo determinado. Senão, bagunça tudo!

E, sim, no caso de tua filhinha, já está bagunçando a cabecinha dela, pois ela, "se precisa de regras" é porque é inquieta, deve estar andando pela sala, não presta atenção.

A metodologia na escola é que deveria ser diferente, não apenas na base do "senta-e-escuta-e-copia). 

Criança saudável quer brincar, quer se divertir. Muitas precisam de mais tempo para se adequar ao "novo sistema", bem diferente do que tinha em casa. Escolas que usam a metodologia Waldorf ajudam muito. Também as Montessori e alguns projetos na rede pública, como o construtivismo, as escolas AMURT.

Nenhum médico consciente e responsável emite um diagnóstico e prescreve medicação para TDAH numa primeira consulta. Ele precisa realizar exames, ouvir outros profissionais, tem de descartar as outras possibilidades, que podem ser inclusive dislexia, problemas de visão, sono inquieto. 

Em nossa família tivemos um querido que recebeu o diagnóstico do mesmo jeito (na primeira consulta) e a ritalina. A mãe não sossegou, procurou um médico holístico (tem vários: homeopatia, MTC - Medicina Tradicional Chinesa, Medicina Antroposófica, etc.) e recebeu encaminhamento para oftalmo, onde foi constatado um desvio de visão. Teve de fazer cirurgia corretiva. Ele via tudo tortinho, o que o fazia demorar para copiar do quadro... tdah???

Quanto à Risperidona, que bom que já leste a respeito. Ontem mesmo saiu uma nova reportagem sobre mais uma indenização bilionária (8bi dólares) que a Johnson & Johnson vai ter de pagar por ter estragado a vida de mais uma criança-adolescente. Os pais não foram informados dos efeitos colaterais tão danosos, os termos específicos da bula não elucidaram, o médico não esclareceu e foi receitando sempre outros e novos medicamentos...



O que sugiro:

Primeiro - conversa muito com tua filhinha, tenta fazer com que ela não perca a confiança em ti. Se preciso, procura ajuda psicológica pras duas poderem ficar unidas.

Segundo - procura uma outra escola, onde ela possa se sentir acolhida. Aqui no blog criei uma Relação de Escolas Acolhedoras que as mães vão recomendando, à medida em que encontram um lugar onde seus filhos se sintam bem, respeitados.

Terceiro - procura (pelo tempo que for necessário) um médico em que sentes confiança e respaldo. Trata-se da vida, do futuro de tua pequena. Alguns médicos da medicina convencional (alopatia) também são criteriosos quanto ao uso dos tarjados. E recomendam procurar os Florais, os homeopáticos, os fitoterápicos (sempre com orientação de um especialista na área), além de praticar esporte, caminhadas ao ar livre, dormir com o quarto escuro (pra produzir melatonina, um equilibrador emocional). E não interrompe o uso da medicação por conta própria. Tem de ser supervisionado e monitorado por especialista da área pra evitar efeito rebote. 

Em outro blog publiquei uma sugestão de massagem pras mamães fazer em seus filhotes antes de dormir. Relaxa e auxilia no sono (deixo o link ao final).

Também há artigos do Dr. Marcio Iwaí (dentista) com abordagens bem importantes de como tratar para que a criança respire bem, aumentando significativamente a qualidade da respiração e, consequentemente, a oxigenação do cérebro, o que, igualmente, melhora a concentração.
Enfim, há muitas e muitas coisas que podem ajudar. Só digitar no topo da página, à direita, o nome do que queres ler, por ex.: digita Márcio Iwaí, vai aparecer os artigos dele. Digita Florais de Bach, vão aparecer posts sobre Florais, Homeopatia, etc.

Desejo TUDO de bom pra ti a pra tua pequena, querida mãe!!

Gratidão pelo Amor que a ela dedicas!


Links mencionados neste post:
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2019/10/johnson-johnson-e-condenada-pagar-us-8.html

http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/08/quem-entende-ritalina-nao-e-para.html

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2016/02/tdah-relacao-de-escolas-acolhedoras-que.html




Massagem -   http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2015/06/tdah-massagem-com-oleo-de-camomila.html


Mas uma sugestão de leitura: https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2016/10/nem-sempre-tdah-disturbio-do-sono.html

Link deste post: https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2019/10/nao-reconheco-mais-minha-filha.html




             






Um comentário: