Mais tempo para estar com nossos filhos! O nosso corre corre do trabalho, associado ao corre corre para as terapias, também adoecem nossas crianças, e a nós também. |
"Suponhamos que a criança tem sete anos e não lê bem, mas joga muito bem. Temos aqui um problema? Os pais ficam com medo e começam a pensar que seu filho é estúpido ou preguiçoso. Os professores cobram. Eles levam o filho a psicólogo, terapeuta... Entretanto, não existe no mundo nenhum método que ensine a criança a ler, se ela ainda não está pronta.” (Remo H. Largo, médico e escritor em Zurique. Dirigiu durante quase três décadas o Departamento de Crescimento e Desenvolvimento no Hospital Infantil da Universidade de Zurique - pág 32 - A necessária desaceleração - Livro TDAH Crianças que Desafiam)
Relato de Mãe para dar Esperança às mamães que hoje estão com o cabelo em pé com seus filhotes e as cobranças da escola!
Por Dani Lourinho
15.março.2017
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/03/tdah-liberando-o-filho-dos.html
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/03/tdah-liberando-o-filho-dos.html
Para acalmar a alma
Olá queridos amigos do grupo TDAH Crianças que Desafiam.
Quero dar o meu depoimento das vitórias que temos alcançado.
Tenho um filho de 9, diagnosticado aos 4 TDAH, depois de eu excluir todas as outras possíveis coisas, dpac, visão, espectro, inclusive o processo natural de alfabetização .
OK...Foi muita luta.. muita tristeza ...muitos desafios...Parecia estar num pesadelo. Meu filho era convidado a se retirar, a sair da turma do karatê, do futebol, da capoeira, de tudo que tentei, teve sua matrícula negada numa escola porque eu tinha uma tutora da minha confiança . Passei a medicá- lo com ritalina 20mg e quando a escola sinalizou que não dava conta quando o efeito passava, passamos ao uso da Ritalina LA de 8h. Meu filho virou um zumbi. Retirei e voltei pra de 20. Por longos 3 anos. Mudando de escola.... Em um ano foram 4 escolas... Tentando terapias...Psicólogos, comportamental. Tentamos o neurofeedback com um avanço, mas ele era muito criança ...Foi difícil...
Nunca estive tranquila quanto ao uso de remédio.
Marise Jalowitzki sempre ciente de tudo.
Dificuldade para dormir, a neuro quis inserir mais outro medicamento. Foram 3 neuros. A última nem olhava meu filho.
Essencial conseguir uma escola que entenda meu filho!
Com muita luta ...Consegui uma escola que soube compreender as especificidades de meu filhote e soube então trabalhar com Amor. Uma escola pequena, familiar. As grandes, caras e famosas, não serviram. Uma com Sistema Positivo de ensino foi a pior (Merece um post)...Com sistema de copiação e não de alfabetização.
Como sou professora, eu soube conduzir esse processo ao meu filho, que, sem pressa e sem cobrança, foi alfabetizado entre 7, quase 8 anos.
O tempo de cada um
Esse é um ponto que mães e escolas precisam entender ...E é fundamental para excluir falsos diagnósticos.
Hoje, a cada dia uma vitória ...Sorrisos, abraços , elogios..
Dizem que ele é outra criança.
Está sem medicação, sem tutora, relação com colegas estabelecida com afetividade (trazíamos os colegas para lanches em casa). E exclui todas as terapias ...que me tiravam um tempo precioso com meu filho. O brincar, o assistir tv, o ensinar com paciência , foram mais importantes do que as terapias. O nosso corre corre do trabalho, associado ao corre corre para as terapias, também adoecem nossas crianças, e a nós também.
Quero lembrar ainda que há o que chamamos de auto regulação do TDAH que é um processo também a ser trabalhado...A criança por seu processo de maturidade, bem conduzida e amparada, como fiz, começa a se perceber e a perceber suas ações frente aos demais. Ele estava com a autoestima destruída devido a tanto "fracasso escolar" . Quando a escola passa a trabalhar suas diferenças e ele passa a se controlar , há o crescimento, amadurecimento e aumento de autoestima...Pois ele começa a se perceber capaz. É reconfortante pra eles e pra nós. É importante diminuir cobranças e exigências . Ele não consegue fazer uma lauda inteira de uma atividade dá escola sem se levantar.. aceite isso. Tenha um tempo maior para estar ali. O mesmo a escola.. se ele fizer uma lauda numa aula...Esse é seu ganho.
Por escolas mais humanas!
Percebo sempre que a maioria das escolas não incluem ninguém. E nem tampouco contribuem para que as crianças tenham seu ritmo próprio respeitado.
Há muitos professores que não sabem o real objetivo de sua profissão, que é educar para a Vida. Não conseguem cumprir com o conteúdo ortodoxo em sala e enchem a criança também de atividades para casa. 99% de metodologia centrada no livro didático. Péssimo pra um TDAH.
Uma das escolas fazia todas as recomendações que eu pedia...porque, de certa forma, fiz meu nome na educação da minha cidade. Mas eles estavam perdidos. E não tinham noção de como incluir. Escola de grande porte, classe média alta e não queria pagar por uma psicopedagoga...ou psicóloga que ajudasse na orientação das professoras. Decidi trocar...por uma escola de bairro familiar...sem o tal sistema. Humana e atenta às necessidades.
E o GRANDE DIFERENCIAL, eles programam duas vezes na semana aula de natação no próprio turno. O que dá uma quebra no dia e na semana pesada.
Desde o início achei que seria bom. Muito do que se precisa. Serotonina adquirida pela atividade física e pelo sol da manhã, ajudando a combater o cortisol que provoca a ansiedade, desatenção e estresse..liberados na escola. Cansamos de nos perguntar porque nossos TDAH ficam bem nas férias.
Essa é mais do que uma explicação plausível. Pra encerrar. Meu filho está bem ...feliz...calmo...mais atento e motivado.
O caminho é o do Amor, da Esperança e da Aceitação.
Poderá também gostar de:
TDAH - O Tempo de cada um para a aprendizagem - Nossas velhas maneiras de ver as coisas e os novos jeitos de usufruir a vida
Déficit de Atenção. Hiperatividade. A revisão do Estilo de Vida, do que estamos oferecendo à criança, e de como concebemos Felicidade, tudo isso precisa acontecer! Não vale pensar apenas em "moldar" a criança, achatando-a, rotulando e estereotipando! É preciso rever o jeito de ser das pessoas adultas, de como elas lidam e tratam os menores, revisar os modelos severos e engessados dos adultos!
Por Marise Jalowitzki
http://compromissoconsciente.blogspot.com.br/2014/04/tdah-nossas-velhas-maneiras-de-ver-as.html
Conheça:
Por escolas mais humanas!
Percebo sempre que a maioria das escolas não incluem ninguém. E nem tampouco contribuem para que as crianças tenham seu ritmo próprio respeitado.
Há muitos professores que não sabem o real objetivo de sua profissão, que é educar para a Vida. Não conseguem cumprir com o conteúdo ortodoxo em sala e enchem a criança também de atividades para casa. 99% de metodologia centrada no livro didático. Péssimo pra um TDAH.
Uma das escolas fazia todas as recomendações que eu pedia...porque, de certa forma, fiz meu nome na educação da minha cidade. Mas eles estavam perdidos. E não tinham noção de como incluir. Escola de grande porte, classe média alta e não queria pagar por uma psicopedagoga...ou psicóloga que ajudasse na orientação das professoras. Decidi trocar...por uma escola de bairro familiar...sem o tal sistema. Humana e atenta às necessidades.
E o GRANDE DIFERENCIAL, eles programam duas vezes na semana aula de natação no próprio turno. O que dá uma quebra no dia e na semana pesada.
Desde o início achei que seria bom. Muito do que se precisa. Serotonina adquirida pela atividade física e pelo sol da manhã, ajudando a combater o cortisol que provoca a ansiedade, desatenção e estresse..liberados na escola. Cansamos de nos perguntar porque nossos TDAH ficam bem nas férias.
Essa é mais do que uma explicação plausível. Pra encerrar. Meu filho está bem ...feliz...calmo...mais atento e motivado.
O caminho é o do Amor, da Esperança e da Aceitação.
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Por Marise Jalowitzki
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