quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

O Poder da Alimentação para uma criança diagnosticada com transtorno

Para obter resultados efetivos é necessário que toda a família se envolva! Não adianta exigir da criança uma maior seletividade alimentar e ela enxergar os demais componentes comendo "porcarias"...
Foto: Mauro Schorr Orua, coordenador geral do Instituto Anima de Desenvolvimento e Cultura Sustentável




Marise Jalowitzki


Após ler o post com o parecer do psiquiatra Professor-Doutor Juarez Calegaro intitulado 'Carne Vermelha, açúcar, alimentos industrializados e hiperatividade' direcionado  aos cuidados maternos para uma criança diagnosticada com transtornos, uma mãe comenta:

Obrigada de coração, estou em busca de mais informações para contribuir com minha filha de 13 anos que há mais de 4 toma ritalina.

Deixei este recado:
Querida, procura um médico da MTC - Medicina Tradicional Chinesa (e outros, previsto nas Práticas Integrativas), pois o olhar destes especialistas recai especificamente na alimentação. E os fitoterápicos ou florais que recomendam vão ajudar no desmame gradativo da ritalina. Já é muito tempo tomando. Nem pensa em retirar sem acompanhamento médico. O efeito rebote pode ser cruel.  Ritalina é uma anfetamina, mesma classificação que a cocaína. O tempo de duraçâo do tratamento - nos casos mais graves de desatençâo é de um, máximo dois anos. Sim, apenas para desatenção, pois ritalina NÃO é indicado para agitação, tensão, ansiedade.

Um excelente artigo que vai ajudar muito: Conheça as 4 dicas para uma alimentação saudável, sem carne, indicadas pela ONU

Outro excelente estímulo à concentração (junto com o cuidado com a alimentação) é o óleo de linhaça., riquíssimo em Ômega3 e com um equilíbrio excelente entre ômega-6 e 9.

Lembrando que, caso a criança ou adolescente não queira, não goste dos alimentos saudáveis, para acontecer a mudança, isto tem de envolver toda a família! Não adianta orientar para que ele/ela mude se os demais continuam comendo 'porcarias'...

Seguidamente sugiro para pais e mães que se iniciem em uma nova dieta de forma divertida. E, para isto, há um canal no youtube com sugestões bem bacanas, apresentadas de forma divertida. Fazer juntos(as) as novas receitas vai criar uma parceria feliz. Deixo este link (há vários outros): https://www.youtube.com/watch?v=uaqgcOEpmpU   DIVIRTAM-SE E BOM APETITE!

Daqui, permaneço desejando o melhor, sempre!
Beijos em ti e na filhota!



Links mencionados:

TDAH - Carne vermelha, açúcar, alimentos industrializados e hiperatividade

Hiperatividade - Causa está na mesa, adverte psiquiatra. Nutrição no tratamento do déficit de atenção e hiperatividade: um aspecto negligenciado, mas importante. Opções saudáveis - arroz, brócolis, feijão, tomates, alface e bifinhos de grão de bico. 










Óleo essencial de Alecrim melhora a concentração, ativa a memória














Mães e Pais, apesar de todos os torvelinhos, lembrem: estamos em ano de eleições! Hora de reivindicar e exigir. Já é Lei. Municípios precisam oferecer estes serviços na Rede Pública (SUS) Seus filhos agradecem. Todos se beneficiam! 















A presença, o interesse demonstrado, a aposta nos
 filhos, o elogio dos pais para com os filhos, também
 são ingredientes valiosíssimos!



Por Marise Jalowitzki

http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/tdah-e-falta-de-concentracao-dicas.html

















Óleo de linhaça, tudo de bom! Saiba como utilizar os benefícios do Ômega-3 tanto nos casos de deficit de atenção como hiperatividade







Como o médico receita ritalina pra uma criança agitada? Diz na Bula - Ritalina não é para agitação! 

"Não tome Ritalina® se você sofre de ansiedade, tensão ou agitação; tem problemas cardíacos, como ataque cardíaco, batimento cardíaco irregular, dor no peito (angina); insuficiência cardíaca, doença cardíaca ou se nasceu com problema do coração." - entre outras recomendações.



Citação da foto no topo:
Mauro Schorr Orua - Instituto Anima de Desenvolvimento e Cultura Sustentável
Sitio Cristal Dourado e Espaço Terapêutico Pulsar
Prêmio Fritz Müller 2009 - Governo do Estado de SC
Rua Jaborandi 900 - Bairro Campeche - Florianópolis - SC Brasil - 88.065-035
Fones 48 3338 2267 - 8442 7424
Sites: 
www.institutoanima.org e www.permaculturabr.ning.com




Querendo, leia também:

Querido Matheus! Parabéns! Que este sorriso se perpetue e que teu exemplo possa ajudar muitas outras crianças a acreditar em si! Mamãe Juliana, Parabéns por todo empenho, incansável dedicação, resiliência e, principalmente, AMOR! Que todas as mamães que conhecerem a tua história possam seguir teu exemplo, obtendo resultados também assim positivos! Bençãos!
(foto cedida pela mãe/Arquivo Pessoal)

https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2019/11/aluno-destaque-ao-inves-de-ritalina.html



Link deste post: https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2020/02/o-poder-da-alimentacao-para-uma-crianca.html










 Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário