domingo, 1 de dezembro de 2019

Mais mães relatam problema oftalmológico em filhos, e não tdah - Como tornar mais leve o uso de tampão

Não é de hoje que a denúncia é de que 9 em cada 10 médicos só ao ouvir o relato da mãe, ao saber da queixa da escola, já dá o diagnóstico de tdah e, na primeira consulta, já  receitam drogas psiquiátricas



Por Marise Jalowitzki

O que deveria ser uma práxis continua não acontecendo! 

Não é de hoje que a denúncia é de que 9 em cada 10 médicos só ao ouvir o relato da mãe, ao saber da queixa da escola, já dá o diagnóstico de tdah e, na primeira consulta, já  receitam drogas psiquiátricas (ritalina, risperidona, etc.)! 

A recomendação é de que sejam feitos todos os exames e avaliações que possam levar a outros diagnósticos ANTES de emitir um diagnóstico de TDAH. Isto inclui oftalmologista e fonaudiólogo (DPAC). Também a revisão nutricional e a qualidade do sono, avaliação de ortodontia miofuncional, para ver se existe a SRB - síndrome do respirador bucal.


Aqui em casa tivemos um amadinho assim. A professora reclamou que ele não dava conta de copiar da lousa e logo "passou seu diagnóstico".... como muitas professoras costumam fazer... pressionou a mãe para que levasse a um psiquiatra, pois "iria piorar"... A mãe levou a um neurologista. De cara, na primeira consulta, o médico já receitou ritalina e deu o diagnóstico de tdah. A mamãe levou a outro médico, pediu exames de audição e visão. Ele tinha um desvio no olho direito! Precisou passar por cirurgia correcional e a concentração ficou dez!

A mãe Adriana Lima relata:
Marise! Tudo bem? Aqui também foi assim:
1º Professora reclamou
2º Coordenadora disse que muitos alunos tomavam o remedinho, que só iria fazer bem pra ela
3º Neuro disse que tinha TDA, deu o laudo e prescreveu o psicotrópico
4º A Fono disse que todos estavam loucos e indicou uma psicopedagoga
5º A psicopedagoga confirmou o TDA, mas disse que deveríamos ir a ortoptista
6º A ortoptista disse que mesmo com o óculos ela só tinha 30% de acuidade.😊 (não enxergava quase nada)
7º passou 3 anos corrigindo acuidade, lateralidade e fazendo terapia
Hoje é uma linda adolescente comprometida com os estudos.


A mãe P.D.M.R. comenta:
"Eu recebia muitas reclamações da escola por conta da agressividade de minha filha. Recomendaram (e insistiram) para que levasse ao neurologista pois devia ser tdah.

Levei. A neuro passou risperidona para tirar a agressividade dela (queriam amansar, né?) e a escola pressionando pra eu dar, mas não achava em lugar nenhum pra comprar... 

Aí reparei q a agressividade vinha sempre q ela reclamava de muita dor de cabeça, e q ela fazia muita careta quando tentava prestar atenção em alguma coisa ( tipo "expremia" os olhos) aí levei no oftalmologista. 

Resultado: 4 graus de miopia do lado esquerdo e 7,5 no direito. Sendo que o lado direito já quase não estava funcionando mais... Agora usa óculos e tampão 3 horas por dia, está com acompanhamento. Ela não melhorou 100% mas não está mais agressiva e se esforça bem mais... "



Como tornar mais leve o uso do tampão

Mais mães relatam que, após ler os posts, levaram os filhotes ao oftalmo e, muitas vezes, era esta a causa da desatenção e problemas em acompanhar as aulas. Lógico que uma criança, ao se ver destacada negativamente na escola, só tem duas atitudes: ou agride ou se encolhe (a chamada luta-fuga). Algumas mães comentam dos problemas que enfrentam após o diagnóstico, pela negativa dos filhos usar o tampão. Há mães que fazem campanhas na web, tentando incentivar os seus pequenos. O mais importante é não deixar que isto se torne um complexo, nem permitir que o filho receba bullying por isto. Converse com a professora e, principalmente, mostre muito otimismo para com seu pequeno.

Procurando, encontrei este video, onde uma menina oferece tampões para comercializar, com personagens dos desenhos e-ou filmes com seus super heróis. Achei muito bacana a ideia e deixo o link aqui:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=121&v=6hmwJwGDVYI&feature=emb_logo



Querendo, leia mais sobre Qualidade do Sono, Alimentação Adequada, Influências do Ambiente (inclusive na gestação), etc.:


TDAH, Raiva e Risperidona


No Brasil, segundo dados do IBGE, até 2010 existiam 924.732 pessoas diagnosticadas como sendo portadoras dos sintomas de TDAH, sendo que 184.481 em tratamento e fazendo uso de psicofármacos." (pág.51 - Livro TDAH Crianças que Desafiam) 

Por Marise Jalowitzki
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2016/01/tdah-raiva-e-risperidona.html




SRB - Respiração pela Boca - Síndrome da Respiração Bucal
 e TDAH 
TDAH e SRB - Síndrome do Respirador Bucal - e sua relação com os problemas de DRS - Distúrbios Respiratórios do Sono, potencializando o Transtorno

Por Dr. Marcio Iwaí









(...) “Ao contrário dos adultos, que demonstram cansaço e fadiga no dia seguinte a uma noite mal dormida, as crianças com insônia ou que dormem mal, continuam alertas durante o dia, apresentam menos fadiga  do que os adultos, mas apresentam mais inquietação e desatenção.” (pág 170 e 171 - Livro TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM de Marise Jalowitzki)

Por Sergio José Nunes (dentista do sono)
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/10/nem-sempre-tdah-disturbio-do-sono.html



Crianças geralmente costumam receber 'diagnóstico-múltiplo',
 onde mais de um 'transtorno' é 'identificado', além de TDAH.



Por Marise Jalowitzki

Entenda a associação entre déficit de atenção e distúrbio do sono - "O estudo abre a possibilidade de desenvolver tratamentos para o transtorno sem o uso de medicamentos. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário