Por Marise Jalowitzki
02.janeiro.2017
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/01/tdah-ela-e-calma-demais-tem-deficit-de.html
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2017/01/tdah-ela-e-calma-demais-tem-deficit-de.html
"Olha, vendo relatos de várias mães em relação aos filhos, me deparei com várias situações; que vivo no dia dia com minha filha ... Ela foi diagnosticada com déficit de atenção aos 08 anos, hoje tem 12. Já foi em psicóloga, fez tratamento psicopedagógico, já foi em neurologista, fez testes cognitivos ... tomou ritalina 20mg durante três anos e nunca notei nenhuma melhora; depois, o neurologista trocou para ritalina LA ; mas também não notamos melhoras ... Atualmente me vejo sem saída, especialmente devido às cobranças da escola...E agora nesta idade dela, parece que ela cresce e não amadurece...
Minha flha é super educada, obediente, calma. Calma demais, não se preocupa com as tarefas da escola, horários então não existem na vida dela...compromisso com nada... e isto atrapalha muito no aprendizado dela...
Me dê um conselho, o que devo fazer? ?? Aqui é um relato de uma mãe desesperada que não sabe mais o que fazer."
Querida amiga, estas são crianças diferentes, sábias, crianças que devemos aceitar, acolher e tratar como são, em primeiro lugar e, com MUITO carinho e compreensão, conduzi-las da melhor maneira para o caminho que elas podem trilhar.
Costumam ser pessoas dóceis (só quando bastante pressionadas é que reagem impetuosamente), que se deixam conduzir.
Várias são as causas possíveis desta tranquilidade que muitos enxergam como exagerada: problemas na gestação, ingestão da mãe de medicação que influenciou, traumas (acidentes), hora do nascimento por cesariana ou com parto difícil (no sentido de demorar para nascer), medicação que tomou desde cedo por outros eventuais problemas. E, sim, pode ser apenas uma característica individual, que não combina com o "fuso horário" deste nosso mundo insano, sempre com muita pressa, sempre com uma necessidade doentia de realizar coisas em tempo determinado por alguns adultos.
Crianças que costumam aceitar tudo que os pais lhes indicam, isto é, vão ao colégio, seguem a rotina presencialmente, mas não se importam, como bem dizes, em cumprir os compromissos. Nas tarefas, precisam ser ajudadas para que possam cumprir os temas. Nas atividades domésticas, por vezes até cuidam do seu cantinho (quarto), embora não vejam muito sentido nisso... gostam de estar bem arrumadinhas, limpas e bonitas (mesmo tendo de ser mandadas para tomar banho...rsrs).
Nos encontros familiares não são falantes, por vezes parecem mesmo alijadas no processo e, quando falam, parentes costumam rir ou desdenhar, pois "nada a ver"...por isso se recolhem ao silêncio, o que é bastante conveniente para algumas famílias. Infelizmente.
Procura ser o mais possível muito companheira e amiga de tua filhota.
Todos nós somos diferentes uns dos outros e não dá pra colocar as pessoas dentro de um mesmo conceito, dentro de uma mesma "caixa" comportamental, embora seja isso que a escola e mesmo muitos familiares e amigos (?) apontam como "normal" (da norma estabelecida socialmente).
Vai retirando este psicotrópico que tua filhota já toma a anos, e que não resolve mesmo, na maioria ds casos, pois é um químico que atua artificialmente por algumas horas, além dos graves riscos que pode trazer à saúde, em diferentes áreas.
Como ela já toma a ritalina há muito tempo, não interrompe de súbito, pois vai gerar efeitos colaterais pesados. O melhor é consultar um pediatra homeopata que vai ajudar neste desmame (espaçando os horários de uso e diminuindo as doses), introduzindo medicação específica. Melhor ainda se este homeopata tiver conhecimento sobre os Florais de Bach, que podem ser usados sem nenhum risco junto aos psicotrópicos, não possuem nenhum efeito colateral, totalmente liberados pela ANVISA, não são controlados, nem apresentam riscos, em qualquer idade.
Para aumentar a concentração existem vários florais e fitoterápicos:
- Floral composto (pede na farmácia de manipulação homeopática - 30ml, 3 x ao dia 5 gotinhas sublinguais): Larch (aumenta a auto estima) + Wild Oat (foca nas tarefas) + Gentian (acreditar que será bem sucedida) + Chestnut Bud e Chicory (para que se reconheçam como merecedores) - todos em um vidrinho só, álcool a 5% (dura um mês), em vinagre de maçã (dura um mês, também) ou diluído em água destilada (dura 15 dias e guarda em geladeira).
Na fitoterapia temos o pinus pinaster e o gingcko biloba. Conversa com o homeopata.
Na alimentação, incentivar grãos, pipoca, melado, cacau retirar o mais possível todos os alimentos que contêm o trigo (pois promovem um efeito semelhante à cocaína, assim como a ritalina - deixam apáticas as pessoas).
No Capítulo 12 do Livro TDAH Crianças Que Desafiam há várias dicas sobre o que incluir e o que retirar da dieta. Deixo alguns
O que incluir na dieta
"Assim, use
vitaminas e nutrientes essenciais para seus pimpolhos. Omega-3 é um tipo de
gordura poli-insaturada. É um ácido graxo essencial encontrado em vegetais,
especialmente na linhaça, nozes de cânhamo e linho" (pág 167)
Conversa muito com ela, realiza passeios ao ar livre só vocês duas, tipo uma praça, façam um lanche sentadas na grama, onde ela possa ter espaço para te falar sobre os seus sonhos. Acolhe todos, mesmo os descabidos e tenta conduzir para alguns possíveis, mais imediatos, sem desmerecer ou chamar de "impossíveis" os demais.
Mais que tudo, estas crianças parecem temer muito a crítica, os julgamentos e, então, optam por nem expressar o que pensam.
Levar para atividades como cuidar de um pet ou de um canteiro, por menor que seja (vale até um vasinho) e, sempre que possível, para uma atividade voluntária, vai trazer grandes benefícios.
E, na escola, se reprovar, deixa repetir. Comenta, sim, sobre o tempo perdido, mas que, também pode servir de grande reforço.
Fundamentalmente, estas crianças sabem da inutilidade de estudar conteúdos defasados e arcaicos para "se preparar para o mercado de trabalho"... e "ser alguém na vida"...elas já sabem onde estão os reais valores da Vida e já sabem que são pessoas muito queridas e necessárias ao planeta, do jeitinho que são.
Quando a paciencia e a calma são vistas pelos pais como características, e não como um problema, habilidades maravilhosas podem surgir.
O ato de sonhar, de fantasiar, de imaginar, quando bem aceito pelo entorno, pode promover escritas (em prosa ou verso), pintura, desenho, produções artísticas no geral no pequeno ser em desenvolvimento. E o mundo precisa tanto disto, também nas relações interpessoais, no trato com as demais pessoas.
Beijos e Felicidades!
Qualquer coisa, contata!
Lembrando que:
"Não é sinal de saúde estar bem ajustado a uma sociedade profundamente doente!"
"… Falamos da vida — e não de ideias, de teorias, de práticas ou de técnicas. Falamos para que olhe esta vida total, que é também a sua vida, para que lhe dê atenção. Isso significa que não pode desperdiçá-la. Tem pouquíssimo tempo para viver, talvez dez, talvez cinquenta anos. Não perca esse tempo. Olhe a sua vida, dê tudo para a compreender."
J. Krishnamurti
J. Krishnamurti
Sobre as garotas da imagem:
Imagens retiradas da web -
- a primeira - foto identificada como "Marli Johnson" - Consta no link: "Quero Minha Liberdade, nem que seja pouca" - http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2015/07/quero-minha-liberdade-nem-que-seja-pouca.html
- a segunda: Trata-se de Nina Fritsche, 10 anos, é uma menina calma e doce. Gosta de ler antes de dormir para acalmar os sonhos. Lê todas as noites. Ela diz que o gosto pela leitura vem desde que era pequeninha. O hábito se tornou tão forte, que Nina ganhou o prêmio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, situada no Centro de Florianópolis, como a jovem que mais leu livros neste ano. Ao todo, foram 97 obras lidas. (ler mais: http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/12/18/menina-de-10-anos-ganha-premio-por-ler-97-livros-em-um-ano.htm)
Querendo, leia também:
DDA - Déficit de Atenção sem Hiperatividade
O que vai no interior desta criança
|
a criança não tem noção das diferenças e convenções impostas pelo mundo adulto
e ela se crê (e é!!) uma "igual", com direito e mérito a receber
Amor, Carinho, Aceitação e Compreensão.
Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com
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