16.março.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/03/tdah-meu-filho-tem-7-anos-e-nao-le.html
"Suponhamos que a criança tem sete anos e não lê bem, mas joga muito bem. Temos aqui um problema? Os pais ficam com medo e começam a pensar que seu filho é estúpido ou preguiçoso. Os professores cobram. Eles levam o filho a psicólogo, terapeuta... Entretanto, não existe no mundo nenhum método que ensine a criança a ler, se ela ainda não está pronta.”, salienta.
Em um de seus vídeos, o médico mostra a situação de um menino de nome Daniel, que acaba de completar cinco anos. Ele se senta em uma mesa, é a sua primeira consulta na clínica. Pergunta se o menino sabe de um animal. Daniel balança a cabeça negativamente. "Qualquer animal. Conhece algum?" Daniel escorrega da cadeira. "Um porco, uma vaca?" O menino se arrasta sob a mesa. Só se vê seus pés balançando no ar.
"Totalmente perturbado, certo?" pergunta Largo. "Mas você vai ver."
Segunda consulta. Nova cena. A mesma mesa. Daniel fica por detrás da cadeira. Ele segura finas hastes de madeira na mão, e recebe a orientação para que empilhe umas sobre as outras. Consegue empilhar mais de um metro de altura. Parece complicado, mas Daniel não tem nenhum problema.
Largo diz: "Totalmente motorizado, ele é super saudável, a criança só fala mal, é desafiado por seus pais constantemente e agora se recusa a falar. Não se pode forçar a criança..." O que precisamos é encorajar os pais para que possam fazer frente às pressões sociais e colocar a felicidade e a tranquilidade de seus filhos antes das exigências do meio. Chamar uma criança para respostas que ainda não consegue dar significa corromper a sua motivação. Uma criança muito requerida torna-se passiva; com o tempo, a recusa pode transformar-se em surto, pode arremessar coisas, morder-se ou morder os outros. Respostas que são exatamente o oposto do que os pais queriam.
"As crianças, na sua essência, são o que elas são, se os pais as querem diferentes, acabam danificando as crianças. Vai ser bem melhor se a criança puder ser como ela é." (Remo H. Largo - médico e escritor em Zurique. Autor de vários livros, entre eles “Ano do Bebê”, “Anos de Estudante” e “O Aprendizado é Diferente”, Largo dirigiu durante quase três décadas o Departamento de Crescimento e Desenvolvimento no Hospital Infantil da Universidade de Zurique.)
Pág 30 - Livro TDAH Crianças que Desafiam
Marise Jalowitzki
Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com
blogs:
www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br
LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar
Déficit de Atenção e Hiperatividade
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