Pesquisa realizada pela Universidade de Stanford revela que crianças que entram no jardim de infância com 7 anos, ao invés de 6, tem uma taxa de desatenção e hiperatividade 73% menor quando chegam aos 11 anos de idade. (Science Alert)
14.janeiro.2016
"Muitas crianças de hoje possuem, consciente ou subconscientemente, a noção clara de que o mundo que lhes é oferecido está cheio de graves incoerências e suas respostas a tudo isso se refletem em desatenção, em evasão, em tentar levar os outros para brincadeiras, tornando-se inconvenientes, desviando o foco da “chatice”, em casa ou em sala de aula, em uma situação de ensino que não lhes chama a atenção, onde não encontram significado nem utilidade. Apropriar-se do conhecimento para que, se não enxergam onde e como utilizá-lo? Sequer o assimilam! " (pág. 14)
"Alunos mais jovens (e, portanto, com mais vontade de brincar, por isso mais desatentos ao que a professora apresenta), têm 60 por cento a mais de probabilidade de serem diagnosticados com déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) do que as crianças um ano mais velhas, enquanto que o índice do diagnóstico para as crianças um ano mais velhas cai para 1,9%.
“Esses aparentes sintomas de imaturidade emocional e intelectual dos alunos mais jovens, só por serem mais jovens, faz com que um milhão de jovens estejam sendo diagnosticados com o transtorno apenas pelo fator idade!” – denuncia o pesquisador Todd Elder da Michigan State University em East Lansing. " (pág 28 - Do Livro TDAH Crianças que Desafiam)
"Quantos anos devem ter nossos filhos antes que eles comecem a educação formal? Essa é a pergunta feita por uma nova pesquisa de acadêmicos na Universidade de Stanford nos EUA, e verifica-se que poderia ser melhor para os nossos jovens, se eles começam a escola mais tarde - um ano inteiro mais tarde, no caso das crianças dinamarquesas envolvidos no estudo.
Os pesquisadores usaram questionários preenchidos por dezenas de milhares de pais na Dinamarca, onde os jovens normalmente iniciam o jardim de infância com a idade de seis. Aqueles que começaram aos sete apresentaram níveis mais baixos de desatenção e hiperatividade, fatores conhecidos por ser influente na melhoria da autorregulação, que por sua vez está ligado ao desempenho acadêmico. Os efeitos persistiram até 11 anos de idade.
(...)
Muitas nações desenvolvidas já estão a optar por adiar a idade em que as crianças começam a pré-escola, mas este é um dos primeiros grandes estudos que olha para as potenciais implicações de saúde mental, associadas com a forma como as crianças podem, eventualmente, agir e reagir na escola."
Fontes:
- Science Alert - Pesquisa - http://www.sciencealert.com/new-study-suggests-we-re-sending-our-kids-to-school-too-young- Livro TDAH Crianças que Desafiam - www.tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br
Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com
blogs:
www.compromissoconsciente.blogspot.com.br
LIVRO TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar
Déficit de Atenção e Hiperatividade
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