quinta-feira, 2 de agosto de 2018

TDAH sem uso de psicotrópicos - Garoto sai do transtorno - Relato de Mãe



Este artigo contém mais um Relato de Mãe Exitoso! Com muita Alegria transcrevo as palavras da Márcia Inglez, mamãe incansável, que sempre acreditou em seu filhote e usou os tratamentos não invasivos em seu pequeno. O texto a seguir traz perguntas que outras mães fizeram a ela quando da postagem original em nosso Grupo TDAH CRIANÇAS QUE DESAFIAM, no Facebook. Desejo Feliz Leitura!

Por Márcia Inglez
02.agosto.2018
https://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com/2018/08/tdah-sem-uso-de-psicotropicos-garoto.html

Neste mês (julho) fiz a Avaliação Neuropsicológica e consulta ao Neurologista para meu filho. Gente, tudo que foi feito valeu a pena! Meu filho não tem mais hiperatividade e Déficit de Atenção. O Déficit de Atenção dele é pontual, conforme o neurologista, então, não é TDA. Precisa fazer terapia ocupacional e psicoterapia para tirar isso. Fiquei muito feliz. Tratei meu filho sem medicação e somente com terapias. Tratei por 03 anos e agora, livre do TDAH. Agradeço você Marise por toda ajuda! Estou muito feliz!
Aos 8 anos foi diagnosticado pelo mesmo Instituto após uma avalição Neuropsicológica. Nunca tomou medicação devido a arritmia cardíaca.

Uma mãe comenta:  "Talvez não fosse tdah, pois nasce com a criança, não é algo adquirido.”... 

O que eu (Marise), respondi: Isto é o que a indústria farmacêutica (e as "associações brasileiras" por ela patrocinadas) querem fazer crer a todos, pra segurar "clientes"... Entretanto, parafraseando Gabor Maté: "Predisposição genética não é determinação genética". O propósito de existir este Grupo, Página, Livro e Blog é, exatamente, trazer informações para acabar com certos mitos já enraizados pelas "autoridades médicas" subvencionadas pelos laboratórios fabricantes dos psicotrópicos. Ainda, mesmo mais de 60 anos após a "explosão" de ritalina e adjacentes, não há UM estudo científico conclusivo, dos mais de 10 mil publicados!

Márcia: O Diagnóstico inicial foi após 6 meses de acompanhamento com avaliação Neuropsicológica que acusou TDAH. Ele tinha o transtorno, sim. Feito no mesmo Instituto. Ele nunca tomou medicação devido a arritmia cardíaca. E valeu o pena o esforço, pois agora me sinto tão contente! Tentei várias terapias. Desde o ano passado as terapeutas falaram para atualizar o laudo, pois ele estava sem as características do TDAH. Quando comecei essa jornada meu filho tinha 7 minutos de atenção sustentada. Imagine meu desespero de como ele ia aprender. Isso com 8 anos. Avaliação neuropsicológica foi feita com a Carol, no Instituto INF.

Outra mãe pergunta:  Qual medicação ele tomou?  

Márcia: Não tomou medicação psicotrópica, pois tinha arritmia cardíaca. E ele tinha, sim, TDAH. O diagnóstico seguiu os critérios de 6 meses de avaliação.

A mãe  Kelen D. comenta: Aconteceu o mesmo com o meu filho...hoje as notas dele estão ótimas!  Eu também rejetei o uso da medicação psicotrópica, foi só terapia, e hoje, com 9 anos, está mais responsável com a escola. Um pouco, creio, também foi imaturidade...

A mãe F.K. comenta: A neuro do meu filho disse que pode desaparecer até a adolescência ou durar para o resto da vida. Que os tratamentos são variáveis. A princípio, psicoterapia. Remédio só em último caso (meu filho nunca usou).

Outra mãe pergunta:Quais terapias ele fez? 

Márcia: Fez fono por 2 anos. Primeiro ano e meio indo duas vezes por semana. Terapia 3 anos. Treinamento de cabine: 7 sessões. Psicopedagoga: 1 ano e meio. 3 terapias de thetahealing. Florais. Chá mate, passiflora (homeopatia) para dormir, l-theamina e ômega 3. Terapia do abraço. Regras e limites bem estabelecidos. Esportes: natação. Este último ano: coloquei-o para fazer parte do grupo de escoteiros.

A mãe Hérica L. pergunta: “Olá. Eu fiquei interessada nos suplementos. Meu filho está usando ômega 3 DHA, compro com certificado IFOS, também está usando Florais de Bach e vou começar a dar um suplemento GABA e nele tem L-theamina também. Meu filho tem feito acompanhamento com uma psicóloga, mas não vejo diferença nenhuma, nem benefícios desse acompanhamento. Estou pensando em tirá-lo da psicóloga, porque não tem nada desses tratamentos específicos aqui na minha cidade e é tudo muito caro. Acabo ficando sobrecarragada financeiramente e deixando de proporcionar coisas mais legais como passeios e esportes pro meu filho, para investir dinheiro num tempo que ele passa preso numa sala com uma pessoa conversando. Ele é uma criança feliz, amoroso e inteligente. É imaturo, mas tem apenas 7 anos. Não sei até onde terapia vai ajudar ele a se concentrar e ficar um robozinho que pouco se mexe, como é desejo da escola.

Márcia: O escotismo é muito bom, pois tem várias tarefas que ajudam na concentração e eles trabalham muito o respeito no lúdico. Veja na sua cidade onde tem. Não é muito caro participar do grupo. Verifique quanto é. 
Quanto às terapias passei o mesmo que você. Tudo valeu a pena. Com o tempo, tive que escolher o que poderia ser mais benéfico. Hoje ele tem só a psicopedagoga. E não quer fazer mais nada, pois cansou de tantos lugares que fomos. Hoje é esse profissional e grupo escoteiro. Faça as escolhas e vá percebendo as diferenças.


Telma L. de O. (psicopedagoga) comenta: O meu filho fez psicoterapia,florais,homeopatia,aromaterapia. Atividades físicas como sou psicopedagoga utilizei com ele os mesmos tratamentos que faço com meus pacientes. O meu filho participou do grupo de escoteiros e natação também. Tudo isso fez com que ele estivesse bem agora.

A mãe Danielle P. pergunta:  “Quais terapias ele fez? Usou homeopatia ou florais?"

Márcia: Como coloquei acima, fez fono por 2 anos. Primeiro ano e meio indo duas vezes por semana. Terapia 3 anos. Treinamento de cabine: 7 sessões. Piscopedagoga: 1 ano e meio. 3 terapias de thetahealing. Florais, Chá mate, passiflora para dormir, L-theamina e ômega 3. Terapia do abraço. Regras e limites bem estabelecidos. Esportes: natação. Este último ano, coloquei no escotismo.O chá mate eu usei no início pois acalmava meu filho. Ele tomava pela manhã e há literaturas do chá para esta finalidade em TDAH. A minha mãe ficava com meu filho para eu ir trabalhar. Se ele não tivesse tomado chá mate, dá pra ter uma idéia... O chá mate possui cafeína, mas isso acalmava meu pequeno, pois ele era hiperativo. A cafeína acaba tranquilizando os hiperativos. A ritalina - com todos seus efeitos colaterais sérios - também é estimulante (anfetamina igual à cocaína). E também tem efeito "calmante" nos TDAH. 

A mãe Juliana M. pergunta: "O que é terapia de cabine?"

Márcia: Esta alteração auditiva apareceu após o exame PAC (Processamento Auditivo Central), para ver se ele não tinha o distúrbio. Ele também precisou tratar o Processamento Auditivo pois deu alterado. O treinamento de cabine é para treinar o cérebro para definir os sons. É mais ou menos isso. 

L theamina é um suplemento. Ele é encontrado no chá verde. Tem propriedades de diminuir a ansiedade e aumentar a concentração.


Thetahealing fez antes de começar as aulas deste ano. Trata as crenças do TDAH, ajudou bastante. Terapia do abraço eu abraço sempre para ele não ter que fazer nada para chamar minha atenção!

São ou não são notícias maravilhosas?! Um grande abraço para a Márcia, seu querido filhote (sorriso lindo!) e a toda família, extensivo aos profissionais que participaram desta maratona! 

Márcia Inglez é de São Paulo - SP

Inserção em 08.outubro.2018 
Márcia Inglez menciona:
"Escrevo que ele ganhou uma bolsa em uma escola de programação de jogos, Dimensão 3D, Photoshop na SAGA. Ele estudou por conta para ganhar a bolsa. Fiquei muito orgulhosa. 
É claro que ele tem suas dificuldades ainda. Mas o amor é tudo."

M-a-r-a-v-i-l-h-a!




Nenhum comentário:

Postar um comentário