Por Marise Jalowitzki
11.maio.2016
Bastante comum (embora igualmente bastante triste) encontrar mães que, ainda que motivadas pelo senso de preservação, acreditando proporcionar o melhor para seu filho, aceitam rótulos (por vezes 3, 4, 5 rótulos!) para seus pimpolhos! Ora, questão de lógica: se uma criança pequena "tem" 4, 5 transtornos mentais, ela estaria em uma escola tradicional, falaria, escreveria, conviveria em sociedade, saberia alimentar-se e tantas outras impossibilidades encontradas, infelizmente, em casos realmente severos? Uma criança que participa de atividades junto aos coleguinhas e recebe apenas a reclamação da educadora de que "é bagunceiro" pode ser denominada retardada mental?
Recentemente uma mãe, depois de um extenso relato, coloca ainda que a criança não amarra os cadarços... Sério, este comportamento tem dado tanto que falar! Professoras criam aulas específicas, como na foto abaixo, só para "ensinar" as crianças a amarrar os cadarços dos tênis!
E, notaram? As crianças "aprendem" de um jeito que não adiantará, pois estão visualmente posicionadas no lado inverso de quando estão com os tênis calçados!... problema de quem? da criança ou do adulto?
Esta história de cadarços deu, efetivamente, tanto pano-pra-manga que até um tênis chipado foi fabricado, pra não dar mais trabalho... sociedade maluca, com suas críticas e seus estereótipos! (Já comentei sobre isto em outro artigo, mas, trago o tema de novo, pois, com TANTO problema real no mundo, a preocupação - que agora já vira item para DIAGNÓSTICO - é, no mínimo, bizarra! Veja figura a seguir:
Albert Einstein, como tantos outros notáveis, era extremamente displicente com os 'acessórios' que vestia. A cabeça sempre cheia de ideias e planos, deixava seu notamment conseiller (uma espécie de mordomo, acompanhante-cuidador) para se ater aos detalhes de seu vestuário e apresentação.
Esta história de cadarços deu, efetivamente, tanto pano-pra-manga que até um tênis chipado foi fabricado, pra não dar mais trabalho... sociedade maluca, com suas críticas e seus estereótipos! (Já comentei sobre isto em outro artigo, mas, trago o tema de novo, pois, com TANTO problema real no mundo, a preocupação - que agora já vira item para DIAGNÓSTICO - é, no mínimo, bizarra! Veja figura a seguir:
Com um comando, as tiras automaticamente se ajustam ao formato do pé. |
Albert Einstein, como tantos outros notáveis, era extremamente displicente com os 'acessórios' que vestia. A cabeça sempre cheia de ideias e planos, deixava seu notamment conseiller (uma espécie de mordomo, acompanhante-cuidador) para se ater aos detalhes de seu vestuário e apresentação.
Com paciencia e
carinho, mostrando várias vezes, mesmo quando há uma dificuldade, a criança
aprende. Ou inventa do seu jeito um novo estilo, que deverá ser respeitado,
caso não cause dano. Conheço um rapaz que desenvolveu seu jeito próprio de
amarrar cadarços. Qual o problema nisso?
E, principalmente,
elogiar as coisas que ele faz bem.
Tive um gerente em
uma empresa importante e tradicional no Brasil, que veio mais de uma vez em reuniões
importantes com os sapatos de modelos diferentes. E ele, após rir junto com os
demais, dizia:
"A cabeça
cheia de ideias sobre este projeto que estamos discutindo, acordei pela manhã
pensando nisso e colocar o primeiro sapato que estava debaixo da cama, sem
olhar, foi automático! Espero que os resultados sejam promissores!"
E pronto! Tudo
assumido e revertido! O cara superinteligente em tantas questões, iria sucumbir
a quesitos do cotidiano, sem nenhuma consequencia a não ser a crítica de
alguns?
Olhar as coisas de
frente sem tristezas ou submissões pode mudar o mundo e a forma como o
enxergamos!
Desculpem, mas eu
não posso ver as crianças de hoje como "transtornadas" ou
"retardadas". Elas precisam de Amor e Acolhimento, terapias não
invasivas.
Até nos casos gravíssimos, incontestes, Freud dizia: "Se conseguimos acessar empaticamente o lado coerente deste ser humano, estaremos no caminho da melhora!
Deixo meu Abraço e desejos de muita Compreensão!
Bjs
Marise Jalowitzki
Para quem quiser
ler o artigo com o relato da mãe:
"Se é PRIMEIRO, SEGUNDO!!! não importa! o que importa é que ela conseguiu! O que o TDAH interfere. A MEMORIZAÇÃO, a CONCENTRAÇÃO, a AUTOESTIMA, de que ela não seria capaz nem de falar a primeira frase da POESIA." (mamãe Débora)
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2015/12/tdah-e-as-habilidades-ela-nao-amarra-o.html
Querendo, leia também:
TDAH - Relato de Pai - Nossos filhos devem ser livres, bagunceiros, criativos e merecem todo o nosso amor, atenção e respeito
Por Andre Bax
29.abril.2016
http://tdahcriancasquedesafiam.blogspot.com.br/2016/04/tdah-relato-de-pai-nossos-filhos-devem.html
Não tenham medo de enfrentar as escolas onde a falta de preparo para lidar com as diferenças impera, onde os profissionais acreditam que seres humanos devem seguir um padrão. |
Marise Jalowitzki é educadora, escritora, blogueira e colunista. Palestrante Internacional, certificada pelo IFTDO - Institute of Federations of Training and Development, com sede na Virginia-USA. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas. Criou e coordenou cursos de Formação de Facilitadores - níveis fundamental e master. Coordenou oficinas em congressos, eventos de desenvolvimento humano em instituições nacionais e internacionais, escolas, empresas, grupos de apoio, instituições hospitalares e religiosas por mais de duas décadas Autora de diversos livros, todos voltados ao desenvolvimento humano saudável. marisejalowitzki@gmail.com
blogs:
Informações, esclarecimentos, denúncias, relatos e dicas práticas de como lidar
Déficit de Atenção e Hiperatividade
Outras fotos da série produzida por Anna Radchenko:
Nome possível:"Tudo o que eu quero é que você seja o que eu queria ter sido! Pague o preço por mim, mesmo que não queira!" |
Nome possível: "O mundo é feito de padrões e você tem de segui-los à risca, sempre! Cumpra apenas o que he for mandado!" |
Nome possível: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço! Você tem de ser a santinha!" |
Nome possível: "O mundo é mau e eu te superprotejo de tudo! Não ouse! Não tente! Não se misture!" |
Nome possível: "Eu mando, você apenas obedece! Não tem querer! É assim e pronto!" |
Nenhum comentário:
Postar um comentário